Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com projeto de fonte push pull 110v para +65v 0v -65v


matheussg
Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

eu tenho um núcleo de ferrite de flayback,mais alguns mosfets irfp 250 e 260 jogados na gaveta, e um ckt oscilador feito com CD4047
mas tenho uma duvida,
se eu ligar o oscilador numa fonte estabilizada de 12v para excitar os mosfets e usar os mosfets para excitar o núcleo de ferrite com 110V ( estabilizados com capacitores, ponte etc...)
eu consigo uma fonte push-pull simples ou tudo vai explodir na minha cara?
me ajuda ai pessoal :3 ksks

meu objetivo é uma fonte +65v 0v -65v para usar num amplificador uns 5A é o suficiente (vim ate aqui porque as fontes toroidais sao um absurdo de caras e as fontes E-I sao grandes e pesadas de mais...)
a parte de enrolamentos eu calculo depois minha duvida mesmo é sobre o oscilador e os mosfets.. se eu ligar dessa maneira, vai funcionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pode funcionar sim amigo. mas tem poréns que não cabem nesta caixa de texto. sem contar alguma matemática avançada demais pra esta carcaça que vos escreve. Mas pra te deixar na mão, sugiro dar uma olhadela num circuito de nobreak e fonte de pc. Ferrite de fly back num dá muito certo. há risco de explasão mesmo kk. . Uma alternativa meia doida é você aplicar, com ajuda dos fets, estes 12V oscilantes e na mesma freq de uma fonte de pc (sucata) no primário 12V do trafo e analisar a saída. Mas isso ? .. é só o começo... boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheussg,

 

Olha, eu pesquisei bastante sobre isso, pois precisava de uma fonte destas mas para um ampliicador de 2000 Watts RMS .... é muito complexa para ser feita, e acabei comprando uma na China.

 

Mas como a sua corrente é bem menor, eu acho que vale a pena sim usar um bom transformador toroidal e fazer a maneira clássica...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não use núcleos de Flyback. Não dará muito certo.

 

Veja a "Miniatura anexada":

 

O gráfico Rosa, o que mostra a forma de onda da corrente no diodo de saída, indica que esta é uma fonte cujo trafo só manda a potência para a carga quando o mosfet chaveador de entrada desliga. Isso ocorre pois não funciona propriamente como trafo. Funciona como indutor, armazena a energia do chaveamento no núcleo magnético, e libera a energia reversa do indutor para a saída.

 

1- Isso muda tudo:

A permeabilidade magnética deste núcleo de flyback é bem baixa.

Trafos de flyback funcionam de forma diferente de um trafo comum Push pull.

Na prática significa que você irá enrolar umas 100 espiras para a bobina do primário, e o núcleo ainda não ficará bom para um trafo Push pull. Poderá esquentar muito e mesmo queimar os mosfets. 

 

2- Num trafo comum você define as espiras de saída e a tensão de saída com simples regra de três:

Por exemplo:

O núcleo de uma ATX genérica (que possui um trafo comum) possui umas 40 espiras no primário.

Com estas espiras este trafo opera em 35Khz.

 

Agora a regra de três:

A tensão AC de 110Vac, depois de filtrada e retificada, sobe para 155V.

Divida 155V por 40 espiras e saberá quantos volts por espira o trafo tem no primário.

155 / 40 = 3,87V por espiras.

 

Para determinar as espiras de saída, para dar 65V, basta dividir os 65V pelos 3.87V:

65 / 3,87V = 16,7 espiras. 

 

No trafo do exemplo, se você quisesse refazer as bobinas de saída para darem 65V, teria que enrolar 16,7 espiras, pois 16,7 espiras, vezes 3,87V por espira, dá praticamente 65V.

 

3- Não é vantagem fazer uma fonte redutora de tensão de 155V DC para 65V usando topologia Push pull.

Além do problema de desbalanceamento que poderão surgir nas bobinas de entrada, você irá precisar de mosfets que suportem no mínimo uns 600V DC. As bobinas Push pull multiplicam os 155V por dois em cima dos mosfets. Daí ainda devem aparecer alguns picos de tensão reversa das bobinas.

Esta topologia não tem vantagem em tensão alta. 

 

Será mais simples fazer sua fonte em topologia half bridge:

60khz-smps-sg3525-smps-ir2110-smps-800w-

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

11035503_678579038936739_755923685230534

11035503_678579038936739_755923685230534


Agora uma experiência minha:

Eu tinha mosfets semelhantes aos seus: IRFP260N.

Não dava para ligá-los conforme o esquema acima, em topologia half bridge, entrada bivolt manual, coam chave que faz o retificador funcionar como dobrador, pois são mosfets de 200V, Não daria para acioná-los nem mesmo na rede de 110V retificada e filtrada, pois a tensão em cima deles já seria de 155V, e se de repente a tensão da rede fosse lá para 127V, ou 130 como é comum, o mosfet poderia queimar.

 

Daí eu usei o retificador da fonte sem a opção dobrador de tensão:

http://320volt.com/wp-content/uploads/2012/08/60khz-smps-sg3525-smps-ir2110-smps-800w-42v-power-supply.png

Assim os 155V da rede retificada é dividido por 2, ficando 77,5V em cima de cada mosfet.

 

Geralmente estas fontes em topologia half bridge, usam retificador dobrado:

Por exemplo; Se a fonte está sendo alimentada por 110V, depois do estágio dobrador terá 310V DC. Quando você vai usar em tomada de 220V, você muda a chave que tira da condição dobrador, daí a fonte ao invés de dobrar, divide a tensão.

É um esquema para fazer da fonte Bivolt manual.

fonte%20dobrador%20retificador%20de%20te 


Daí consegui arrancar da fonte 30A em 13V.

P = U x I

13V vezes 30A = 390 watts.

 

É uma potência semelhante a que você quer pois:

390 watts dividido por 65V, igual a 6 amperes.


Outra dica é que usei indutímetro, e enrolei a bobina do primário de forme que deu 6mH.

A a tensão de saída eu defini pela regra de três que já expliquei.

Porém para que fosse possível extrair 13V estabilizados, eu definia a bobina de saída com tensão de 30V. Depois eu regulei a tensão para 13V por meio do PWM.

 

 

Este vídeo vai lhe dá uma ideia de como uma fonte destas funciona:

post-533544-0-27352600-1425656311_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...