Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

110V AC/DC de 12V DC, pequenas cargas, apenas ativando um fan AC


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

PEssoal, para perguntar..

 

É viável fazer um circuito capaz de tocar dois fans AC, da ventisilva, usado em servidores, partindo-se de 12V DC?

 

Eles são AC, duas bobinas (110V/220V) mas eu usarei eles em 220, alimentados por 110v devido ao ruído. Eles tocam bem, melhores que muitos fans 12V de pc, mas. atualmente eu tenho eles num estabilizador, e queria que, ao ligar o pc, eles fossem ativados

 

os trolões que falo, estão aqui

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1084547-alterando-os-fans-usando-uns-mais-parrudos/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o ideal é usar um nobreak senoidal mas custa uma minifortuna. Tenta com estes de onda quadrática mesmo. Potência baixa não deve zoar muito o barraco e...mma ma.. mas peraí!! de onde vem a alimentação do estabilizador??!porque não usa ela mêo?!  você não está pensado em ligar nos 12V do pc está??!! claro que não né...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usar um inversor de onda quadrada num motor de indução (como esses seus ventiladores aí) é querer tocar fogo no seu PC. Baixar a tensão abaixo do nominal também pode levar o motor a superaquecer. O certo é diminuir a tensão e frequência, de forma a manter a proporção V/Hz constante, então a 110V a frequência deveria ser 30 Hz, para um motor de 220V 60 Hz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por crivável que pareça, diminuir a tensão e manter a freqüência num ventilador destes, não causa problema.

Mas a onda quadrada causa sim. Ele irá fazer o motor aquecer muito mais. podendo até queimá-lo.

 

O problema é que estes motores giram por causa da freqüência.  

E justamente onda quadrada é composta por inúmeras frequências. 

Ocorre que a onda quadrada carrega consigo tanto harmônicas ímpares, que fazem o motor girar para trás e harmônicas pares que fazem o motor girar para a frente.

 

Ocorre que as harmônicas ímpares entram em conflito com as harmônicas pares no rotor, fazendo um peso virtual no eixo, que então perde velocidade, enquanto que nas bobinas do estator circulam correntes maiores que o normal. 

 

É esta corrente que queima o motor. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá.. mas e teria então como alimentar ele, partindo de DC, em um gerador de onda dente de serra,  por exemplo? ou ainda, será que tocar ele em 110V CC giraria?

 

lembrando que quero ao ligar o pc, que eles comecem a girar

 

@Isadora Ferraz

0,,14044372,00.jpgjustamenxi

 

Eu tenho, eles, em 220V ligados a 110, porque o barulho é ensurdecedor.... 

 

ibagens.jpg

 

aí o vídeo, mostrando que eles estão bem leves

https://drive.google.com/file/d/0B4ZtSb8BXFuTMzRIYmppZktkdGM/edit?usp=sharing

 

agora, em 220V

https://drive.google.com/file/d/0B4ZtSb8BXFuTMUxDV3F1Qndra3M/edit?usp=sharing

 

agora em 110V

https://drive.google.com/file/d/0B4ZtSb8BXFuTYkRrMHFRSGhySGc/edit?usp=sharing

 

Tá... SMS revolution usa 115V AC....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá.. mas e teria então como alimentar ele, partindo de DC, em um gerador de onda dente de serra,  por exemplo? ou ainda, será que tocar ele em 110V CC giraria?

 

lembrando que quero ao ligar o pc, que eles comecem a girar

 

Onda dente de serra tem várias harmônicas do mesmo jeito.

Eu até já te disse isso. Só ondas senoidais é que são livres de harmônicas. 

 

 

Mas tem uma onda que não é exatamente senoidal, que você pode usar:

1509925_630303690430941_3440427212077821

 

 

Se injetar esta onda (Com estes pulsos) no motor, esta onda irá fazer circular uma corrente senoidal nas bobinas, que possuem harmônicas reduzidas.

 

Usando um filtro de linha projetado especificamente para este fim, a tensão e corrente nas bobinas, ficarão senoidais perfeitas.

Observação:

Ainda terá que gerar 110Vac com este PWM. 

Precisará de um trafo elevador de tensão. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@albert_emule, agora me "rolou" um negócio....

 

eu tenho um inversor de frequencia da black and decker, vai até 200W.

5077889489.jpg

 

porventura não sabes o esquema dele? o sistema de ligar ele é tipo pc, aperta uma chave para ligar, e reaperta para desligar...

 

agora que lembrei que tá obsoleto aqui... não poderia ser usado nesses motores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ele quer que os ventiladores desliguem quando desligar o PC.

Muito simples de resolver quando se conhece eletrônica:

 

Pegue a alimentação AC de dentro da fonte do PC... Mas tem o "pulo do gato";

Alimente os ventiladores por meio de um relé de 12V, usando o contato normal aberto.

Daí a bobina do relé, você põe para ser alimentada pelos 12V da fonte.

 

Então assim que ligar o PC, os ventiladores irão ligar.

Assim que desligar o PC, os ventiladores desligarão.

 

Vocês gostam de ciência??? Já ouviram falar na Navalha de Occam???

Basicamente esta teoria afirma que o caminho mais curto, ou a explicação mais simples tende a ser a mais correta. 

 

Está aí a comprovação da "Navalha de Occam" rsrsrss


Em tempo: A Isadora Ferraz foi mais rápida rsrsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@albert_emule @Isadora Ferraz

 

Agora me interessei... pera lá.

 

@albert_emule você falou que ambos os ventiladores teriam 20W, qual seja, 10W cada, confere?

 

Como eu ligaria no relé? eu tenho alguns relés de estabilizadores, não sei se pode ser....Com relés nunca trabalhei

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule @Isadora Ferraz

 

Agora me interessei... pera lá.

 

@albert_emule você falou que ambos os ventiladores teriam 20W, qual seja, 10W cada, confere?

 

Como eu ligaria no relé? eu tenho alguns relés de estabilizadores, não sei se pode ser....Com relés nunca trabalhei

10867052_680796782048298_1509332177_n.jp

A imagem com o tempo irá se apagar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Albert, deixe a imagem! Ela é completamente compreensiva!  E muitos outros usuários (como eu), só tem o Paint como recurso!!!...

E eu que nem o paint tenho?

Se alguém ai usa o Ubuntu, pode indicar um editor de imagem simples tipo o paint?

 

Apesar que meu sobrinho disse que não preciso usar o paint, porque estou ficando careca.  (_( 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...