Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com a refrigeração


Posts recomendados

Estou com várias dúvidas, a primeira é o seguinte: o fan do Hyper TX3 EVO ele "suga" o ar pra "jogar" no dissipador?

A segunda é o seguinte: atualmente eu tenho um fan de 120mm na parte de trás do gabinete jogando o ar frio para dentro, no caso o ar frio vai direto no dissipador, isso ajuda um pouco ou não? e também tenho um fan de 120mm na tampa lateral jogando o ar frio para dentro do gabinete, essas posições estão boas ou tenho que mudar algo para melhorar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá errado amigo.

 

O Hyper tx3 possui o fan puxando ar para o dissipador.

 

O fan atrás do gabinete precisa puxar o ar quente pra fora do gabinete(exaustor)

 

O fan na lateral alguns consideram inútil, mas a ajuda a reduzir a pequena pressão negativa melhorando a circulação


Além disso, o fan do Hyper Tx3 precisa estar virado pra baixo, fazendo puxar o ar de baixo pra cima

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Marcelo Checon

 

 

Tá errado amigo.

 

O Hyper tx3 possui o fan puxando ar para o dissipador.

 

O fan atrás do gabinete precisa puxar o ar quente pra fora do gabinete(exaustor)

 

O fan na lateral alguns consideram inútil, mas a ajuda a reduzir a pequena pressão negativa melhorando a circulação


Além disso, o fan do Hyper Tx3 precisa estar virado pra baixo, fazendo puxar o ar de baixo pra cima

 

Não necessariamente.

O fan atras sim deve ser um exaustor.. uma vez que o ar quente tende a subir.

O fan lateral é opcional e depende do gabinete do cidadão e a disposição dos componentes ali.

Agora o fan do Hyper Tx3 não necessariamente precisa ficar para baixo.

Pode-se colocar no lado direito do dissipador( lado voltado para as memórias) para puxar o ar que vem da frente do gabinete caso tenha um fan na frente.

Como é o meu caso.

 

eu possuo um fan na frente empurrando o ar frio,  o fan do Tx3 pega esse ar frio e joga no dissipador.. enquanto o fan atras joga o ar quente para fora.

 

Lembrando que tem diversas maneira de utilizar e não dá para dizer que uma é mais correta que a outra.

 

Por exemplo:

 

ele tem a opção de acrescentar um segundo fan no dissipador..  fazendo uma dupla ventilação onde o fan do lado direito puxa o ar para o dissipador e o fan do lado esquerdo joga o ar quente para o fan do chassi.

 

Ainda tem opções de acrescentar um fan na parte de baixo do gabinete puxando o ar frio que passa por baixo dele..

 

O que muda?

 

Bem  aqui no fórum mesmo tem diversos tópicos explicando as eficiências de cada método...  seja colocando os fans na parte de baixo jogando o ar frio para dentro...  colocando fans do top do gabinete jogando o ar para fora.,. e etc

 

Tudo vai depender do gabinete que ele possui.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Checon

 

 

 

Não necessariamente.

O fan atras sim deve ser um exaustor.. uma vez que o ar quente tende a subir.

O fan lateral é opcional e depende do gabinete do cidadão e a disposição dos componentes ali.

Agora o fan do Hyper Tx3 não necessariamente precisa ficar para baixo.

Pode-se colocar no lado direito do dissipador( lado voltado para as memórias) para puxar o ar que vem da frente do gabinete caso tenha um fan na frente.

Como é o meu caso.

 

eu possuo um fan na frente empurrando o ar frio,  o fan do Tx3 pega esse ar frio e joga no dissipador.. enquanto o fan atras joga o ar quente para fora.

 

Lembrando que tem diversas maneira de utilizar e não dá para dizer que uma é mais correta que a outra.

 

Por exemplo:

 

ele tem a opção de acrescentar um segundo fan no dissipador..  fazendo uma dupla ventilação onde o fan do lado direito puxa o ar para o dissipador e o fan do lado esquerdo joga o ar quente para o fan do chassi.

 

Ainda tem opções de acrescentar um fan na parte de baixo do gabinete puxando o ar frio que passa por baixo dele..

 

O que muda?

 

Bem  aqui no fórum mesmo tem diversos tópicos explicando as eficiências de cada método...  seja colocando os fans na parte de baixo jogando o ar frio para dentro...  colocando fans do top do gabinete jogando o ar para fora.,. e etc

 

Tudo vai depender do gabinete que ele possui.

Certíssimo amigo. Estava me limitando a gabinetes como o meu, que não possuem entrada pra fan na frente, então assim a melhor posição seria virado pra baixo, e o exaustor atras ajuda bastante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bloD3

 

Essa imagem resume bem  os possíveis lugares para se colocar os fans:

67M3_06.JPG

Eu vi essa imagem e pensei assim, se eu colocar um fan de 120mm na parte frontal como mostra ali na imagem o ar que o fan vai gerar vai subir e vai diretamente para o fan do hyper tx3 e o fan do tx3 vai puxar o ar gerado pelo fan frontal e vai esfriar o dissipador, isso vai acontecer mesmo ou é so uma teoria maluca? kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@bloD3

 

Isso acontece mesmo. é questão de física.  :lol:

 

o que precisa entender é o lance da circulação de ar negativa e positiva.

 

Ou seja, o positivo puxa o ar frio para dentro e a  negativa joga para fora o ar quente.

 

Para a exaustão o mais indicado e ideal é deixar fans na parte de trás do gabinete em cima,  e no topo do gabinete.. alguns modelos de gabinete não possuem lugares para os fans em cima. Felizmente o seu possui.

 

Já os fans que jogam o ar para dentro, precisam ser necessáriamente embaixo, por exemplo um fan na frente do gabinete, um fan no chassi embaixo ao lado da fonte.. um fan na lateral 

 

O fan na lateral é opcional e as vezes nao tem como colocar porque o dissipador do Tx3 é enorme.. e acaba ocupando uma boa parte.

 

A dica que eu te dou é:

 

Compre um fan bem potente( não é barato) e use um filtro de ar e coloque na frente, como seu gabinete suporta até dois na frente.. eu colocaria dois ali.. pois alem de puxar o ar frio, ajuda a resfriar os HDs.

Compre um fan bem potente e coloque no chassi atras para exaustão com filtro de ar também... 

 o filtro de ar faz uma baita diferença... pois não deixa acumular pó dentro do pc.. ele fica retido no filtro.

mas usando o filtro de ar, exige que o fan seja mais potente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compre um fan bem potente( não é barato) e use um filtro de ar e coloque na frente, como seu gabinete suporta até dois na frente.. eu colocaria dois ali.. pois alem de puxar o ar frio, ajuda a resfriar os HDs.

Compre um fan bem potente e coloque no chassi atras para exaustão com filtro de ar também... 

 o filtro de ar faz uma baita diferença... pois não deixa acumular pó dentro do pc.. ele fica retido no filtro.

mas usando o filtro de ar, exige que o fan seja mais potente.

Por acaso este fan aqui é bom?

Cooler P/ Gabinete Sickleflow-x 120mm Led Azul - R4-sxdp-20 - R$ 26,99 no MercadoLivre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Marcelo Checon

ele é "bozinho" 

 

Por mais 10 pila aproximadamente tu pega esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-630569610-fan-viper-s-flow-12-cm-akasa-_JM

 

só porque : Fluxo de ar máximo: 83.63 CFM

 

Sempre leve em conta... quanto maior fluxo de ar e menos rotações  é melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...