Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Color Organ com Fitas de LED


Posts recomendados

@ Todos,

 

Daria para usar esse BA3834 com um LM3914 ou o 15.

 

Como teremos que selecionar o canal que queremos amostrar, podemos usar um contador binário tipo o BCD4510.

 

Só fiquei encucado com o diagrama de tempo dele (BA3834 ). Li rápido, mas acredito que preciso compreender melhot essa parte de reset para amostragem.

 

Com o intuito de dispensar qualquer uC.

 

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Todos,

 

Acima eu tinha passado o link errado do datasheet, passei o do BA3834 quando o correto é o BA3830... Segue abaixo o link correto, desculpem pela minha falta de atenção :

 

http://kazus.ru/datasheets/pdf-data/1761752/ROHM/BA3830S.html

 

 

 

@MatheusLPS,

 

Eu pensei exatamente na mesa coisa que você ....

 

O Reset não precisa ser implementado, pois repare que a amplitude do sinal na saída decai após um certo tempo, e podemos trabalhar em real time.

 

Um contador binário, um LM3914 ou 15 , um CD4051  e pronto, um simples analizador de espectro de 7 bandas prontinho !

 

 

@Isadora Ferraz,

 

Ele ( BA3830S ) trabalha muito bem sózinho. Se quiser acompanhar por uma CPU, tem o outro modelo ( BA3834S ) que foi citado no post original.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ Todos

 

Gente, não to entendendo nada hahahaha Como assim real time? E pra que um contador binário? E eu não quero 7 bandas, quero só 3.

 

Bom, eu comprei o BA3830S, não sei de que marca é. Vou estudar sobre ele um pouco e começar a montagem. Mas me expliquem melhor tudo isso, não tenho todo esse conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diisenese,

Kkkkkk num esquenta não... é que estamos pensando em montar um simples analizador de espectro, e nesse caso eu creio que o BA3834 é a melhor solução, pois elimina o CD4051 já que ele pode ser ligado direto no contador binário.

No seu caso, voce vai usar o BA3830S, e teremos 7 saídas, uma para cada banda de frequências, e precisamos dar um jeito de juntar elas, por exemplo as duas primeiras seriam para graves, as três próximas seriam os médios, e as duas últimas seriam os agudos.

Uma ideia é juntar as saídas usando diodos 1n914, que seriam aplicados à base de um BC547, o qual acionaria um TIP da vida quando a tensão na entrada do diodo chegasse a um determinado valor, por exemplo 2,5 Volts. Assim, precisa calcular a polarização dos transistores para que o TIP sature nessa condição, ok ?

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

um resumo especial pra você:

contador binário é o acompanhamento mínimo pra obeteres um resultado utilizável deste ci. Aplique-o nas entradas de seleção e com um "ou analógico" (like) com diodos forme as 3 faixas

Acho que depois disso, só desenhando mesmo kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É mesmo!! É que eu vi só o do 3834 que "alguém" passou errado. Confusão.. sorry. Portanto garoto deve ter sucesso com o 3830. Informe onde e quanto pagou amigo @diisenese

Agora quero um de cada!

 

(edit. retirei expressão regional. poderia confundir amigos de ouros países)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Vou fazer o esquema no eagle para ver se é como eu entendi. Mas temos que juntar as saídas com diodos para não haver corrente retornando ao BA3830? E por quê usar um BC547 para acionar um TIP? Bom, que sorte que ainda tenho minhas anotações do Técnico aqui em casa. Vou lembrar como faz isso.

 

Ah, e por que mencionar que as saídas são em tempo real? Não seria em tempo real com o meu circuito desde o início?

 

@Isadora Ferraz

 

Não sei exatamente o preço, mas não deve ser mais que 4 reais, pois comprei um potenciômetro, um LM7805 e um plug para a fonte de 12 V e deu R$ 7,50 tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diisenese,

Quando nenhum sinal é aplicado na entrada, todas as sete saídas apresentam um sinal próximo de zero volts. Com um sinal aplicado, as saídas vão apresentar um valor DC proporcional à amplitude das frequências que fazem esse sinal. Um sinal só com graves pode fazer ter uma tensão de 2.5 Volts na primeira saída, 2.9 volts na segunda, 0.4 Volts na terçeira, e todas as outras teriam perto de 0 volts.

A ideia de juntar as duas saídas de graves com diodos é para que na junção teremos o sinal mais alto das duas saídas, menos a queda de tensão do diodo. Se usar um diodo Shottky , a queda de tensão será bem pequena.

Agora, tem de polarizar um transistor de maneira que quando a tensão na junção dos diodos seja de, por exemplo, 2 Volts, o transistor conduza, e com isso faça um outro transistor de maior potência conduzir também para acender os Leds.

Pode também usar um trimpot para ajustar o nível do sinal para que o transistor conduza.

O uso de dois transistores é justamente para que tenha ganho de corrente e o TIP consiga acender todos os Leds.

Quanto ao que falei de ser em tempo real quis dizer que todas as saídas estão ativas ao mesmo tempo. Se usasse o BA3834, ele apresenta apenas uma saída ativa, e para obter o valor de uma outra saída, tem de mudar o endereço ativo nas 3 entradas lógicas.

Este é o motivo de se falar em usar um contador binário neste caso.

O seu circuito inicial também tem as saídas ativas ao mesmo tempo, só que a separação das frequências é muito ruim...

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk aaaaah agora entendi. Legal, agora estou entendendo mais o que está acontecendo no circuito. Já que você falou em ganho de corrente, então o BC teria que trabalhar na região ativa e o TIP na região de saturação? Outra coisa, pode ser o BC548? É o que eu tenho aqui em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz e @diisenese,

 

Me lembrei do Juca Chaves contando uma piada, dizia que o povo judeu é o mais otimista do mundo, porque antes mesmo de saber o tamanho que vai ter já corta um pedaço fora ......  

 

Antes de inventar placa sem nem mesmo testar o circuito, que tal um bom protoboard ?????? Haja otimismo !!!!

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

As contas estão um pouco confusas, mas acho que estou conseguindo. Acho que consegui calcular para o BC548 operar na região ativa e amplificar a corrente. Não calculei nada do TIP ainda, mas quero saber se a ligação está certa. O emissor do BC vai na base do TIP, é isso mesmo?

 

post-657628-0-56071300-1426207798_thumb.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perdoe por me intrometer na amizade bonita que surgiu entre você e o Paulo mas do jeito que está fazendo não vai dar muito certo. O led vai só piscar ou ficar aceso direto ou os dois ao mesmo tempo ou algum psicodelismo quântico qualquer. Por gentileza queira ver como é o circuito de uma fonte linear con transistor e zener p.ex. É quase e lesma lerda. O zener seria sua tensão de controle. Ou se preferir algo menos fácil e mais coerente, queria ver os conceitos de fonte de corrente controlada linear

Mas ainda insisto no pwm.

Se já fez a pci... só lamento kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz,

 

Gostei da maneira com a qual voce iniciou seu post kkkkk, mas não venha depois insinuar que é uma amizade "colorida" ....

 

Mas poderia também implementar um controle PWM onde o brilho TOTAL seja proporcional ao nível do sinal de entrada, acho que é isso que você está falando, não é ?

 

 

@diisenese,

 

Da maneira que você fez, não calculou nenhuma polarização, nem colocou uma maneira de ajuste para a sensibilidade das diversas cores. Refaça essa saída com os dois transistores, de maneira que o primeiro transistor trabalhe em modo linear. Do jeito que está, nem o diodo Shottky vai conduzir....  e não se esqueça que calcular um circuito supondo o ganho de um transistor apenas nunca vai dar certo !

 

O segredo é permitir o ajuste de maneira que tenha alguma linearidade no brilho. Por exemplo, veja o funcionamento de um amplificador tipo emissor comum com 4 resistores....

 

Idéias, idéias, são sempre um forte combustível do aprendizado !

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

... é tipo isso. kk

 

... é tipo isso também. De fato ja esqueci como ele pretente acionar as cores em função da frequencia. Preguiça de reler as páginas. But... se é TOTAL como pode ser 'proporcional'? Ahhh a não ser que seja assim: presença da frequencia "azul"= acende tudo 100% azul, presença da frequencia "vermelha"= acende tudo 100% vermelho, ... presença das duas (ou 3), acende 100% as duas (ou 3), aí sim, nada a ver pwm. Só liga desliga mesmo... cara, confusão. mas dá um tempo, sexta 13 pow.

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não calculei nada mesmo. Só cheguei a colocar o resistor de 70 ohms pelo cálculo que fiz vendo o datasheet do BC para trabalhar na região ativa. Mas não calculei nada mais que isso, só queria saber se a ligação estava correta para poder prosseguir. Pois achei confuso juntar as duas entradas com diodos então eu queria saber se era assim mesmo. E eu não sabia se ligava a base do TIP no coletor ou emissor do BC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz,

 

A minha iéia de PWM para isso é um pouco diferente :

 

As cores sempre acenderão proporcionais às frequências existentes na música, independente de seu volume. Isto é, a relação entre os R/G/B não se altera em função do volume.

 

Já a corrente TOTAL disponível para os canais R/G/B é proporcional ao volume, assim uma passagem que entra com nível alto fará acender os Leds com um brilho maior.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com uma dúvida.. No datasheet da Fairchild do TIP31C (http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet/fairchild/TIP31C.pdf) diz que a tensão coletor-emissor para saturação é de 1,2 V e a tensão de saturação base-emissor é de 1,8 V, mas nas condições está Vce = 4 V.

 

Então a tensão coletor-emissor tem que ser 4 V ou 1,2 V?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diisenese,

Vixi, vai com calma....

VCEsat máximo de 1,2 volts, quer dizer que mesmo no limite da corrente máxima o fabricante garante que a maior queda de tensão é de 1,2 Volts. Mas repare no gráfico que mostra a tensão de saturação versus a corrente de base para vårias correntes de coletor, que a tensão de saturação depende muito da corrente de base, e quanto maior essa corrente, menor a VCE, podendo ir desde 0,2 Volts até mais de 1,5 Volts, dependendo da corrente de coletor. Por exemplo, se a corrente de coletor for de 1A, e a corrente de base for de 15 mA, a tensão VCE será de 0,4 Volts.

Quando o transistor estiver conduzindo, pode assumir Vbe = 0,7 Volts.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...