Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Color Organ com Fitas de LED


Posts recomendados

E ae pessoal, tudo bom? Ano passado eu tive a ideia de fazer um Color Organ para colocar aqui na mesa do computador e, devido ao cursinho, o projeto não saiu da protoboard. Mas agora vou retomá-lo e com isso me veio algumas dúvidas. Na verdade, são 3. Vou colocar tudo organizado e exemplificado aqui para vocês entenderem.

 

1º Dúvida: Então, a princípio, o Color Organ seria só com LED's, mas agora quero implementá-lo e colocar uma Fita de LED RGB para tocar junto com o grave da música. Só que encontrei um problema, a minha fita de leds não possui chips dentro dela como eu vi em alguns vídeos no youtube. Ela funciona com um controle sem fio para poder mudar de cor e não há como ligar cada led individualmente. A dúvida é a seguinte: Como eu posso montar um circuito (sem Arduino ou Raspberry Pi) para fazer com que a fita troque de cor por um interruptor ou dimmer? Aqui está a foto da fita: post-657628-0-49315500-1425497044_thumb.

 

2º Dúvida: Como vocês viram na imagem da fita, ela possui 4 terminais: 12V, R, G e B. Então qual é o Ground dessa fita?

 

3º Dúvida: Dimensionar resistores para LED's em um circuito fechado e simples é fácil. Aquele circuito com apenas uma bateria de 9 volts, um resistor e apenas um led já é manjado, só preciso os 9 V pela queda de tensão no led; e com a corrente que eu quero e o resto da tensão que sobrou eu dimensiono o valor do resistor. Mas num esquema como esse: post-657628-0-40232900-1425496916_thumb.

 

Se vocês olharem do lado direito, irão ver os leds (representados por pinos) para piscar na devida frequência da música. Vocês podem ver que o circuito não é tão simples e eu dimensionei os valores do resistor pensando como se fosse em um circuito básico como o que eu exemplifiquei. Minha dúvida é: Os transistores (T1, T2 e T3) entram na conta para saber a tensão usada e dimensionar corretamente o valor dos resistores (R1 a R6)? E o resistor e o capacitor que estão conectados na Base deles também entram nessa conta?

 

Obs: Ignore os leds na parte do Grave, ainda não mudei o esquemático para uma fita de led.

 

Ta aí, eu sei que o tópico ficou grande, mas espero que me ajudem. Valeu galera, abraços!

 

Edit: Só para vocês entenderem um pouco o projeto, eu pretendo colocar a fita de leds embaixo da mesa para tocar o grave, e os leds correspondentes ao médio e agudo ficaram dentro do PC. Eu vou usar os 12 V e 5 V necessários pela fonte do PC.

 

Edit2: Moderadoooor, eu errei o lugar do tópico, era para postar em Eeletrônica só, em vez de colocar na seção de Programação de Microcontroladores. Pode mover para mim, por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

o circuito de rádio sem fio (claro né) geralmente fica por fora e não dentro dela. Pelo menos o da minha fita (que já tem uns 5 anos). Portanto basta não interliga-los.

 

Não tem gnd. só +12 e 3 catodos. Os 3 podem ir pro gnd ou pro controle. No seu caso o coletor dos transistores. Atenção que há soma de correntes. portanto transistor entra na conta sim. ou mosfet mais parrudinho. Capacitor e resistor na base podem entrar na conta (mais complexa) da frequência. E esta conta não é da minha conta kk

 

Mas legal seus filtros. simplicidade e minimalismo. Espero que funcione...

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

Sim, o circuito de rádio está em um dispositivo por fora, mas eu quero poder controlar as cores do led sem ser pelo controle sem fio, quero poder controlar por um dimmer ou um interruptor, ou seja, fazer um outro circuito capaz de mudar as cores do LED. Mas gostaria de fazer isso sem mexer em Arduino, Raspberry e, se possível, PIC, porque não sei mexer neles, apenas no Arduino tenho um pouco de experiência, mas não possuo um. E acabei colocando o post na seção errada hahaha

 

Bom, se entra na conta então vou refazê-las, obrigado.

 

Obrigado pelos elogios, espero que funcione mesmo haha. A parte mais difícil vai ser passar para uma PCI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

bom, eu nunca abri a caixinha do rádio receptor mas vai que lá dentro tem circuito conhecido tipo 555´s? Aí facilita a vida e você aplica um sinal de controle neles

Se quiser complicar, alguns 555 você consegue fazer um pwm qualquer pra controlar a intensidade de cada led r g ou b e forma a cor que quiser. Se quiser basear no som, veja isso que bacana.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1106987-ajuda-analizador-de-spectrum-com-pic/

Usa mc mas...

adorei aquele ci! quero 1! + de 1...

 

Dica: sequencia que faço:

-simulação, se ok...

-protoboard, se funciona...

-placa padrão e se valer a pena...

-...pci

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

Eu abri a caixinha e não consegui identificar que CI que estava la dentro :/ Mas acho que o 555 não pode ajudar, pois ele ficará oscilando os sinais e não irá controlar de acordo com a música. Seria algo só para controlar as cores mesmo.

 

@aphawk

Você tem alguma ideia para me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pois eu acho que vai. você não vai fazer um pisca-pisca e sim um controle da luminosidade. o pwm vai ser tão rápido que pros seus olhos seria apenas uma mudança da luz. O sinal de controle dc baseado na intensidade do som, você aplicaria no pino 2 do bixo. Foi só xute. De fato não sei como pretendes ligar os leds nem como imaginas a relação-reação luz-cor-som

cogite mc...

aguarde o apha...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

Sim, o sinal de controle iria para o pino 2 do 555, mas não há nenhum pino no 555 que me permita ajustar as tensões nos terminais R, G e B da fita para poder mudar de cor. Vou tentar descobrir que chip que esta no circuito de rádio para mudar de cor.

 

Edit: É impossível saber qual chip é, a marcação está apagada. Só consigo saber o chip do rádio, que é um ATMEL 12524c02bn

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@diisenese você usaria 3 x 555 um pra cada cor. E não é ajuste de tensão - na verdade nem de corrente - acho que nem eu entendi kk - o que ajusta é o tempo que o led fica aceso: o princípio do pwm. Frequencia alta das piscadas garando que você nem vai ver ele piscar (a não ser que você seja de outro mundo kk)

No entanto continuo sem entender como quer que o sistema reaja ao som... falamos idiomas diferentes ou problema de ... dna kk

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

Sério? É assim que funciona? Quanto mais rápido ou devagar ele piscar vai mudar a cor dele?

 

Se você olhar no esquemático você vai entender. Os leds estão conectados a um transistor que por sua vez a base deles está conectado a um passa baixo e um passa alto. Então 4 leds vão piscar quando a música tocar o grave, 4 leds vão piscar quando a música tocar o médio e 4 leds vão piscar quanto tocar o agudo. É assim. Mas nenhum leds é RGB, apenas a fita. Por isso decidi colocar a fita para piscar junto com os graves da música, e queria a opção de mudá-la de cor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diisenese,

 

Eu ainda não entendí bem qual é a sua dúvida....

 

A meu ver, a fita possui especificações sobre a corrente máxima consumida de acordo com o número de leds. Precisa saber qual é essa corrente.

 

Depois, eu ví pelo seu circuito que a sua ideia é fazer tres filtros passa banda ( mas que circuitinho mais vagabundo.... ) , e acender cada côr ( R,G,B ) de acordo com a saída de cada filtro. Mas tem um problema aí : da maneira como foi colocado o transistor  na saída, ele vai funcionar como uma chave tipo ON-FF, isto é, ou conduz tudo ou não conduz, pois a partir de um certo nível de sinal na saída do filtro a condução máxima já estará garantida....e isto só vai te permitir 6 cores diferentes. Não vai haver algo tipo uma intensidade maior ou menor de cores diferentes.

 

Quanto a sua caixinha, a única coisa que você vai usar dela é a fonte de alimentação para acender os leds....

 

Veja se te ajudei em algo...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@aphawk kk a ele dei-lhe uma pequena esperança de funcionar e você chama e vagabundo. gostei (mas ele não) da sinceridade kk

@diisenese não é tão simples amigo. A cor muda ao variar o brilho DOS TRES RGB tipo um pouco mais de corrente no azul, menos no vermelho e média no verde vai dar=roxo. alterne as 3 e vai dar = laranja. Tipo quando era criança (pra mim semana passada) e misturava a cores da aquarela formando outras... ok?

Agora variar o brilho é uma onda quadrada de FREQUENCIA CONSTANTE tipo 1Khz variando a LARGURA DO PULSO. Gentileza consultar os princípios do pwm. É é isso que um 555 (no seu caso 3) pode fazer. Gentileza googlar 555 pwm led.

 

E sim tem + sofisticado clique aqui http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1107389-color-organ-com-fitas-de-led/#entry6082654e 'veja isso que bacana' kk. Se você não entendeu, é uma alternativa legal de separar a informação das frequencias de forma analogica e aplicar no seu projeto

 

Agora sério... Sério, ainda não entendi como pretendes "visualizar" o som por isso, eternos chutes kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diisenese,

 

Nossa se tem ..... faz uma simples pesquisa no titio Google e vai ver um montão .... 

 

Se quer saber o porque que é vagabundo, é fácil ..... pega o velho Proteus, faz o modelo, e coloca três frequências simultâneas na entrada, e veja as saídas .....

 

A @Isadora Ferraz te passou um link onde tem um CI BA qqr coisa da vida, que já faz a função de filtro analógico passa banda para até SETE frequências diferentes, ou seja, tem sete saidas analógicas cujo valor é proporcional à amplitude do sinal e frequência dele. O CI é super barato, vai menos de 1/3 dos componentes desse circuitinho vagabo que você pretende usar ( e funciona 1000 vezes melhor ), e voce pode inventar mil maneiras analógicas de varias as correntes dos sinais R,G,B da sua fita usando essas sete saidas !

 

Por exemplo, pode agrupar as saidas, tipo duas para os graves, 3 para os médios, e 2 para os agudos, e fazer uma porta lógica "analógica" ( gostou dessa @Isadora Ferraz !!! ) com diodos, e assim acionar o transistor correspondente. Posso dizer que o céu é o limite para tantas maneiras diferentes que podem ser inventadas !

 

Isso sem usar nenhum microprocessador...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diisenese,

 

Não fique chateado por eu chamar de vagabundo kkkkkk.... mas é que usando esse circuito voce não vai ter bons resultados, além do que ele não é um verdadeiro filtro passa-banda que separa os graves, médios e agudos de uma mesma maneira ( mesmo ganho nas 3 bandas ), e nem tem circuitos detetores de nível, que serviriam para manter um nivel DC proporcional à frequência e intensidade do sinal, que poderiam fazer os leds ficarem acesos por alguns milissegundos a mais....

 

Eu sei que funciona mais ou menos, isso é, ele faz os Leds acenderem de uma maneira diferente uns dos outros. Mas muito diferente de um bom circuito com os filtros passa-banda. Mas, se esse tipo de funcionamento é satisfatório para voce, manda bala ué !!!!

 

Eu usaria o BA qqr coisa, e mais uns transistores e diodos ...

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

 

Pelo o que eu vi no link que a Isadora postou, o BA3834 OU BA3830 precisa de uma programação e eu não faço a mínima ideia de como fazer isso. Não sei nem que linguagem é.

 

Voltando ao assunto das cores da fita, achei esse circuito para controlar a cor e é bem isso que eu queria: um potenciometro para mudar a cor do led http://www.instructables.com/id/multifunction-RGB-LED-controller-using-PIC12F675/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diisenese,

O BA3830 não precisa de nenhum programa ou microprocessador, ele funciona sózinho. Ele possui 7 saídas independentes, onde a tensão representa a amplitude do sinal naquela determinada banda de frequência. Tá tudo prontinho, e o mais legal é que eu achei um datasheet mais completinho, onde diz que a frequência dos filtros pode ser alterada por um simples resistor, ou seja, dá para usar dois deles para fazer um analizador de espectro de 10 bandas, usando o mesmo truque que fiz com os MSGEQ7, fica bem mais profissional do que apenas essas sete bandas, mas isto já sai fora de sua necessidade.

Continuo dizendo que é a melhor solução para fazer os Leds dançarem de acordo com a música.

Agora, esse circuito para controlar a cor de um Led, é im simples controle RGB... como voce vai fazer os Leds acompanharem a música ???

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

os 3 pots que queres são os estariam nos 3 555 que vos mencionei ora pois! Mas meu voto vai pro ba3830 bem + agora que o amigo @aphawk disse que ele pode trabalhar sozinho

Há mais de 3 posts que também não sei como pretendes fazer os leds acompanharem a música... acho que não sei mais se quero saber kk

boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk @Isadora Ferraz

 

Os leds irão acompanhar a música através dos transistores que são ativados quando a frequência passa pelo filtro passa-banda. Encontrei três projetos desse tipo, um mais complicado que o outro e como o meu conhecimento sobre o assunto não é lá essas coisas, eu não me aventurei tanto nisso. Aqui estão: http://makezine.com/projects/easy-led-color-organ/

http://www.instructables.com/id/LED-Color-Organ-Triple-Deluxe/?lang=pt&ALLSTEPS

 

E o que eu mais me inspirei foi esse: http://www.instructables.com/id/Color-Organ-Triple-Deluxe-II/?ALLSTEPS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

cada banda uma cor? no seu caso as cores estão juntas no mesmo led. não consigo simular mentalmente as cores que formarão. mas deve ficar bem psicodélico mesmo. Mas ó, comece a pensar no ci analisador de espectro.. (sinistro kk)

Comece aplicando um pwm com 555 mesmo numa cor de led, varie o brilho e tal. pra você ir sentindo o 'gosto' pela coisa. cara.. já tamo misturando os sentidos kk... Mas é por aí mesmo amigo. 10% inspiração, 90% transpiração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz

 

Sim, cada banda, uma cor. Mas a fita de LED inteira estaria em uma cor só, porém eu iria ajustá-la com o controle de RGB, que seria o 555 ou PIC. Mas a fita de led estaria conectado só ao grave. Ela vai piscar de acordo com o grave da música, a cor eu que escolho. Para as outras bandas, as cores serão fixas. Vou ver como fica com o 555 para o controle RGB e semana que vem comprar o BA3834

 

Acho que minha protoboard está com mal contato, porque fiz o circuito para ajustar o brilho de um led só com o 555 e não funcionou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@diisenese agora sim a imagem começou a se formar na minha mente. E vejo que estás a tomar a correcta decisão. Meu voto vai pro mc (não necessariamentente pic) desde que você tenha familiaridade com linguagem c e entenda o hw do mc

Mostra o circuito que fizeste com o 555. Também sugiro simular no proteus p.ex. antes de montar

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@diisenese,

O BA3830 não precisa de nenhum programa ou microprocessador, ele funciona sózinho. Ele possui 7 saídas independentes, onde a tensão representa a amplitude do sinal naquela determinada banda de frequência. Tá tudo prontinho, e o mais legal é que eu achei um datasheet mais completinho, onde diz que a frequência dos filtros pode ser alterada por um simples resistor, ou seja, dá para usar dois deles para fazer um analizador de espectro de 10 bandas, usando o mesmo truque que fiz com os MSGEQ7, fica bem mais profissional do que apenas essas sete bandas, mas isto já sai fora de sua necessidade.

Continuo dizendo que é a melhor solução para fazer os Leds dançarem de acordo com a música.

Agora, esse circuito para controlar a cor de um Led, é im simples controle RGB... como voce vai fazer os Leds acompanharem a música ???

Paulo

 

 

Me passa o link do datashet completo, por favor.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...