Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i7 4790 vs AMD FX-9590 ou Estaria eu exagerando na pedida?


weri230
Ir à solução Resolvido por Avalon VII,

Posts recomendados

Olá a todos,

 

Esse é meu primeiro post no Clube do Hardware, gostaria de me desculpar por já começar com uma duvida meio grande, porém com a

atual situação do dólar me bateu um desespero para montar meu PC novo logo antes que se torne inviável rs.

 

A questão é a seguinte: como eu disse a cima estou montando um PC novo para trabalho + games (foco maior no trabalho), eu

estava de olho no i7-4790 e a partir dai comecei a buscar por opções. Pesquisando no site cpubenchmark vi que o AMD FX-9590

é listado como tendo um desempenho igual ou superior ao 4790 e pesquisando em sites BR vi que ele esta entre 200,00 e 300,00 

reais mais barato.

 

Na minha situação atual eu quero economizar o máximo possível porém não quero comprar um produto do qual eu me arrependa

depois, pelo que eu sei os processadores da Intel consomem menos energia e esquentam menos do que suas contra partes da AMD, mas essas vantagens compensam a diferença de preço entre os dois? (tanto no quesito fonte como na conta de luz?)

 

E outra coisa: estaria eu exagerando?Preciso de um PC no qual eu consiga trabalhar com o Visual Studio e SQL Server tranquilamente e no quesito jogos

quero rodar os últimos lançamentos obviamente porém estou longe de ser obcecado com desempenho. Será que um processador  mais fraco do que esses dois daria conta do  recado por um valor menor? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um i5 de 4ª Geração cairia bem, na minha opnião. Esses FX9xxx são muito caros e ainda, gastam muita energia pelo seu desempenho (Dizem que é um 8350 Overclockado de fábrica). Se quiser AMD, vai no 8350 mesmo. O foco sendo programação, o i5 levaria de boa, se for ver até, um i3, mas como tem jogos na área, i5 na veia!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Esquece esse FX-9590 que só esquenta e consome energia. O i7 4790 é melhor e muito mais econômico. Dá uma olhada nesse teste, onde há a comparação com um i7 e com esse FX: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-do-processador-Core-i7-5960X/3085

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Bem vindo ao CdH!

 

Amigo, creio que a CPU não seja um quesito tão aclamado pelo Visual e o SQL, você deveria se preocupar com a armazenagem - dependendo de quantos GBs seja a demanda - e com a memória ram.

 

Quanto ao 9590 vs 4790, o 9590 é unlocked, enquanto o 4790 não. (O 8350 também é unlocked, mas perde para o 4790, digamos.) Além do mais, se for colocar frente a frente o que é o que: 4790K(Unlocked) vs 9590(Unlocked) vs 8350(Unlocked) o 4790k é mais forte. 

 

Te recomendaria um i5 4690, sinceramente um i7 não traria benefícios

 

Colocando em outras palavras, não acho que a CPU vá trazer algum bottleneck em um sistema de desenvolvimento. Muito melhor colocar um(uns) SSD(s) e uma boa quantidade de ram. Não quer dizer que você pode colocar qualquer CPU, mas se o foco é o trabalho: Armazenamento e memória ram.

 

Abraço!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa!

 

Feliz em ajudar.

 

Uma dica, se for comprar SSD, compre o Samsung 850 PRO, só procurar um pouco pela net que você se da conta que ele é o melhor no mercado. (Por enquanto)

Quanto à memória ram, tente pegar mais MHz com menos latência. (Como se fosse fácil fazer isso.)

 

Se ajudamos, curta nossos posts, se resolveu o problema, coloque como resolvido, ou teria mais perguntas? 

 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Boa noite,não estamos falando aqui de processador desbloqueado,a comparação do rapaz simplizmente foi qual o melhor certo?o i7 4790 e bem melhor que esse fx 9590 mesmo que voce overclock ele,pois e uma arquitetura fracassada,esses ghz sao enganosos!!!!!!o i7 4790 da um pal danado neste fx,e e o ideal para voce,i5 por experiencia propia so e bom para jogos,segura tudo,i7.ja e melhor para uso profissional,edição de imagem etc..fora que os gamers do futuro vão prescizar de GHZ para videos 4k,,que a do i7 4790 e de bom tamanho,fora que possui mais 4 núcleos logicos!!!!!não pega fx 8350 não,e um bom processador,mais ficara ultrapassado logo,tecnologia 2011,e ficou parado no tempo,sempre tive amd,e criticava intel,mas quando pus em pratica,um pouco a mais voce economiza em tudo e ainda ganha,intel e intel,não sou fan boya intel esta sempre na frente,vai de i7 4790 e não faça over,isso e para otario,processador desbloqueado e besteira,compre um bom bloqueado e se divirta bastante tempo sem ter que ficar botando suas peças em risco e perder garantia,conselho que te dou amigo,i5 não e apropiado para o que voce quer!!!!!vai travar em mult tarefaz e outros,mais para jogos esta bom!!!!!!as pessoas costumam não responder a pergunta do autor e sim espor suas ideias do que tem em mãos para outros,não e errado,mais não ajuda a peço da maneira correta,abraços!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 7 meses depois...
17 horas atrás, Victor davi disse:

@GabrielLP14  o cpu cooler com um arno cooler kkk

 

@Zucchini so aguentou um dia e meio tava jogando e o pc desligou na hora ai voltei pro normal ja estava começando a virar churrasco de placa-mãe kk

 

                    

 

 

Você deve ter sonhado com isso. :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Gabriel em parte tem razão. Na teoria sim, na prática não.

 

Mas em relação a ser igual aos outros em jogos, isso pode variar e depende muito do jogo. Como no gráfico abaixo. Nem sempre também o fato de um jogo rodar em FPS parecida, quer dizer que ele ta rodando igual, de forma estável, o jogo pode ainda ter quedas maiores de FPS, travamentos etc.

 

13839429194717.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryudo

 

Interessante é que o Battlefield 4 parece usar muito bem CPU, deve ser devido a boa otimização da engine frostbite 3.0.

 

O FX 8350 empatou com i7 2600k e i5 4670k, cpus mais caros que ele.

 

O FX 6300 empatou com um i5 2500k.

 

Tem este teste de renderização que mede processamento Multi-Thread, resultado semelhante com o teste que você mandou:

Usou todos os núcleos do FX temos desempenho também melhor em jogos se aproximando do que vemos quando é medido a potência em processamento deles em usar todos os núcleos

FX-9590-43.jpg

13839429194717.jpg

.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Ryudo exatamente, tais games como BF4 e GTA V que em full hd usam d+ processador pode ter uma leve vantagem em relação aos outros AMD

 

13 minutos atrás, OCCT disse:

@Ryudo

 

Interessante é que o Battlefield 4 parece usar muito bem CPU, deve ser devido a boa otimização da engine frostbite 3.0.

 

O FX 8350 empatou com i7 2600k e i5 4670k, cpus mais caros que ele.

 

O FX 6300 empatou com um i5 2500k.

 

Uma coisa curiosa que eu acredito que pouca gente sabe é que em 4.7ghz esses FX tem um salto de desempenho. 

Se observar no gráfico, tem uma distancia boa entre o 9590 e 8350. Mas isso não acontece só de 4hz pra 4.7, já fiz esse teste de 4.5ghz pra 4.7 e deu uma diferença também.

 

Notei isso a primeira vez em uma série de testes que vi em um site que infelizmente não me recordo com o 8370e e esse FX 9xxx, e na maioria dos testes dava esse resultado, então fiz o teste também e constatei. 4.7 é um número mágico pra esse processador, e a partir desse número o ganho é muito bom.

 

Talvez essa seja a razão de a AMD ter colocado esse clock de partida nos FX9xxx.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ryudo

 

Aqui eu consegui subir um FX 6300 de 3.5 ghz para 4.5 ghz e melhora em jogos que usam bastante CPU.

 

Optei deixar em 4.2 ghz porque para ficar estável em 4.5 precisa subir muito o vcore e esquentam mais.

 

Será se 4.7 ghz nos FX hexa-core também são mágicos?

 

O meu maior inimigo no momento é a temperatura ambiente aqui no verão, facilmente 40 graus e baixa umidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...