Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i3 3240 a 65º C em jogo, normal ou devo me preocupar?


Posts recomendados

Olá, pessoas, meu i3 chega a 65º quando to jogando, e tem um cooler na lateral direto pra ele e dois exaustores, atrás e em cima, além do intake frontal, devo me preocupar com essa temperatura? Como proceder?


só adicionando, aqui é bem quente o clima, em idle ele fica entre 40º e 45º à noite e perto de 50º mais ou menos durante o dia, a temperatura média daqui é 36º e o quarto onde o pc fica é um pouco quente, deve chegar a uns 40º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, está dentro dos parâmetros de um cooler box. Mas acompanhe as temperaturas, porque o cooler box pode permitir picos indesejados. Como o verão está acabando, você não terá problemas. Mas depois, com calma, você pode trocar a pasta térmica por uma de qualidade, já que de ventoinhas você está legal. Pode fazer isso nos próximos meses, assim você se prepara para o verão de 2016.

 

Limpe bem a CPU e o dissipador do cooler (com álcool isopropílico) e aplique uma gota de pasta de qualidade. Aqui ensina como aplicar: https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-1/2291

 

Se a grana estiver curta, pode ser uma DeepCool Z5 ou MX-2. Como você pode fazer isso nos próximos seis ou oito meses, junte um pouco e compre uma MX-4.

 

Vai cair uns 4/5ºC, ideal para o próximo verão. E um tubo desses serve para várias aplicações. Pode dividir com mais um ou dois amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa na verdade eu comprei um coolermaster tx3 evo .-. me preocupei muito com a temperatura, lá no site da intel dizia que a temperatura segura era até 65º aí fui e comprei logo um cooler decente kk

só depois que eu fui pensar que a temperatura aqui é muito quente e a diferença do processador pra temperatura ambiente era só de uns 25 a 35 graus... mas acho que vou conseguir umas temperaturas ainda melhores.

Mesmo assim, muito obrigado pela ajuda :D


E a minha preocupação veio depois que eu vi um post que o rapaz estava preocupado com os 61º do fx 6300 dele, aí pensei que o meu a essa temperatura devia tá perto do ponto crítico kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele veio com a pasta pré-aplicada? Se não é o cooler box, menos mal, porque o risco de picos de temperatura são menores. Mas o Ivy Bridge / Haswell são esquentadinhos mesmo.

Está usando o setup de fábrica do BIOS ou está mexendo no gerenciamento de energia do Windows, colocando em "desempenho", etc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu deixei como setup normal de fábrica, só mudei o system fan, que é um xtraflow da cooler master, coloquei ele em full on, mas acho que vou colocar o tx3 em full on também e fazer um push-pull com o exaustor de cima ou de trás, assim eu vou ter temperaturas em idle melhores e nem vai subir tanto, eu acho.


o problema é que eu comprei o pc pronto já, eu nao sabia mexer muito e peguei um da n3, aí só depois fui colocar vga, adicionar ram, trocar de gabinete e etc, e a fonte que veio com ele o ventilador nem ligava (quando abri ela que vi que o ventilador não estava conectado), mas eu troquei ela logo, então talvez eles nem colocaram a pasta térmica direito no processador e por isso os picos, a montagem deles é bem meia boca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então eu acho melhor você comprar uma pasta térmica, daquelas que eu indiquei, e fazer a troca. Eles devem ter usado pasta de má qualidade ou aplicado errado. Se puder, leia o artigo sobre como aplicar a pasta, porque faz diferença. Eu acredito que você vá ter uma melhora. Pelo menos você vai estar no controle da situação, ao invés de confiar no trabalho deles.

 

Se for fazer o push / pull, pegue o de cima, porque o exaustor de trás é mais importante. O ar quente sobe e sai naturalmente, sem necessidade da ventoinha. Depois, com calma, você pode colocar outra no lugar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só o tx3 chegar que eu tiro a pasta e coloco a que veio nele :D obrigado @Contiusa

eu tenho 4 fans, dá pra usar push pull com uma em cima e continuar tendo uma atrás, e duas puxando o ar pra dentro uma na frente e outra embaixo, pra entrar mais ar frio possivel

 

Ah, agora que eu entendi :) Da maneira que você falou eu achei que você já estava com o TX3 instalado.

 

Então, nem se preocupe, as temperaturas vão baixar depois que você o instalar. Realmente, é melhor aplicar a pasta que vem no tubinho. E você está legal de ventoinhas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa o cooler chegou e instalei, consegui 56º C no processador com ele, a temperatura deve estar perto de 36 no quarto, não tenho certeza. Vou colocar um fan mais forte no exaustor de trás e trocar o de cima por outro forte também, vou ver se extraindo mais ar quente do case eu consigo temperaturas melhores ainda.

Não sei se o resultado foi esse porque passei mais pasta do que devia, mas foi só um ponto no processador, pequeno/médio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

jogando.

agora eu tirei o cooler e tirei a pasta termica e passei um pouco menos, só com o pingo pequeno no meio, e coloquei um exaustor médio atrás e um forte em cima, com um intake na frente e outro embaixo, vou fazer os testes no jogo agora, só uma partida de cs go em deathmatch em season.


Agora consegui 55 jogando e o quarto está mais quente que antes *-*

Mas me veio uma dúvida... o dissipador fica longe do fan de cima... e bem pertinho do exaustor de trás... se eu virar ele com o ventilador na direção das rams eu ia conseguir um push pull com o dissipador e o exaustor de trás... vale a pena tentar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, 55ºC jogando está ótimo.

 

Em geral, o CPU cooler faz um push / pull com o exaustor de trás. Vale a pena tentar. O pessoal só usa o cooler para cima quando o dissipador bate nas memórias e não cabe lateralmente.

 

Pode fazer um teste e escolher o método mais eficiente para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho receio de trocar e ficar pior e ter que trocar de novo kk

mas eu tava pensando aqui e meus dois fans mais fortes estão como exaustores, talvez eu consiga diminuir a temperatura da vga se eu colocar um mais forte na frente...


Bem, eu coloquei o tx3 na vertical, com o cooler virado pras rams, o processador está ótimo, continuou 55 em jogo, mas a vga está com 62º agora... não entendi o porque... o intake da frente agora é mais forte que antes, e tem um intake embaixo também, pertinho da fonte, não entendi essa mudança. Talvez seja a temperatura do quarto que agora está bem alta e antes não estava tanto, o que até na realidade aumenta a eficácia do push pull do processador agora, pois com o quarto um pouco mais quente a temperatura foi a mesma de antes.

Fiquei com um fan de 14 cm sobrando, ele ia na lateral em cima do processador e agora não cabe e nem faria sentido... quando coloquei esse fan em cima da vga a temperatura aumentou. A vga é assim: http://img1.sbzimg.com/newg/P/N/Y/PNY-GTX650/PNY-GTX650.1_LG.JPGeu devo colocar o fan de 140 perto dela como exaustor?


Bem, na verdade antes ela atingia 65 ou até 67... 62 na verdade já é um ganho... eu tinha conseguido 58 nela com o cooler na horizontal provavelmente porque o cooler pegava o ar quente da vga e jogava no dissipador... então agora na verdade está melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...