Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seria assim um projeto de um amplificador?


mathheus95
Ir à solução Resolvido por mroberto98,

Posts recomendados

Olá pessoal eu projetei esse circuito com conhecimentos básicos mas me aparece algumas duvidas sempre que for projetar, fazer assim e dará certo?

 

 

post-715826-0-17923700-1425142022_thumb.

 

 

 

Vcc = 8,9V
Ic = 5mA
hfe = 200
VBE = 0,7
VCE = 5V

 

 

 

O Ve = 1,0V Arbitrado 

 

 

a = 200/201 = 0,995

 

 

Ic = 5mA - Ic = a.Ie

 

 

Ie = Ic / a = 5,025mA

 

 

Re = Ve / Ie = 199 Ohm

 

RB2 = arbitrado 12 Kohm

 

 

RB1 = (RB2 / Vb x Vcc ) - RB2 = 50,823Kohm

 

 

Vce = você - Ve

 

 

você = Vce + Ve = 6,0V

 

 

Vrc = Vcc - você = 2,9V

 

 

Rc = Vrc / Ic = 580 Ohm

 

 

usando essa metodologia posso fazer com outras fontes de tensão ? e outras correntes no Rc podia me explicar um pouco mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mathheus95,

Vou tentar te passar mais algumas informações.

Primeiro, algo bem importante : o projeto todo depende da resistência da carga ligada ao coletor, que nunca tem valor tão alto como no seu exemplo. Então, isto define o valor do resistor no coletor, e também a corrente de coletor. Repare que no seu design foi espeçificado Ic = 5mA simplesmente sem nenhuma explicação do motivo...

A tensão VE geralmente é arbitrada como 10% da tensão de alimentação.

O valor dos resistores ligados na base do transistor também determinam qual a impedãncia que será apresentada na entrada, e também é algo muito importante no design, pois pode prejudicar o funcionamento de um circuito anterior, que é o que fornecerá o sinal ao amplificador.

O seu resistor RB2, arbitrado em 12k, é um chute que não procede, pois existe sim maneiras de cálculos mais precisos justamente para que o circuito tenha a impedãncia na entrada desejada. Da maneira que você fez, já definiu uma impedãncia abaixo de 12k.

Outra coisa, esse tipo de circuito não funciona quando temos carga de baixa impedâncias, como um alto-falante de 4 ohms, fica impraticável pois a eficiência seria muito baixa.

Algo que também é interessante : reparei que voce está entregando um sinal AC à carga, então existe um truque para aumentar bastante o ganho em AC, que é utilizar um capacitor eletrolítico em paralelo com o resistor de emissor. Desta maneira, o circuito teria um ganho em DC e um ganho bem maior em AC.

Sugiro que pesquise no Google, tem muitos sites que mostram a maneira certinha de calcular, inclusive o capacitor em paralelo com o resistor de emissor.

Outra coisa, já pensou se voce teria de projetar o circuito de uma maneira mais real, por exemplo :

Projetar um amplificador do tipo emissor comum que tenha impedância de entrada mínima de 22k, e que apresente impedância de saída de 1K, e com ganho em tensão AC de 50 , onde será alimentado por uma tensão de 9 Volts, utilizando um transistor BC549C. A frequência mínima utilizada será de 20 Hertz.

Isto sim é um problema prático !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta certo os calculos...

Agora vou lhe perguntar uma coisa, como você faria para um circuito desse ter ganho de 200 por exemplo?

Obviamente nao da pra ter isso com essa tensão de alimentaçao e 1V no emissor, vai entrar um capacitor em paralelo com Re, cuja reatancia é praticamente 0 ohms para o sinal, dai com 0 ohms de emissor como você calcularia o ganho de tensão?? Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma ajudazinha prá responder uma das questões do Roberto :

http://stefanor.uctleg.net/course-notes-archive/eee2032se/EEE2033s-E-Model%20solutions%201.pdf

Quanto ao ganho, quanto maior ele fica, mais complica o cálculo, pois o resistor de emissor se torna muito pequeno, e a própria resistência interna no transistor tem de ser levada em conta para se fazer o cálculo. E, claro, tem de usar um transistor com um baita ganho, e para se evitar isso tudo geralmente se usa um amplificador com dois transistores em vez de um, mas já sai da questão apresentada pelo @mathheus95 .

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar uma ajudazinha prá responder uma das questões do Roberto :

http://stefanor.uctleg.net/course-notes-archive/eee2032se/EEE2033s-E-Model%20solutions%201.pdf

Quanto ao ganho, quanto maior ele fica, mais complica o cálculo, pois o resistor de emissor se torna muito pequeno, e a própria resistência interna no transistor tem de ser levada em conta para se fazer o cálculo. E, claro, tem de usar um transistor com um baita ganho, e para se evitar isso tudo geralmente se usa um amplificador com dois transistores em vez de um, mas já sai da questão apresentada pelo @mathheus95 .

Paulo

post-533544-0-09952500-1425302617_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta certo os calculos...

Agora vou lhe perguntar uma coisa, como você faria para um circuito desse ter ganho de 200 por exemplo?

Obviamente nao da pra ter isso com essa tensão de alimentaçao e 1V no emissor, vai entrar um capacitor em paralelo com Re, cuja reatancia é praticamente 0 ohms para o sinal, dai com 0 ohms de emissor como você calcularia o ganho de tensão?? Hehe

 

Apesar desse circuito com o capacitor de emissor ser reativamente simples, incluir um capacitor de emissor faz o cálculo do circuito entrar em uma maratona de desenvolvimento de equações.

Normalmente o que se faz é usar alguns resistores muito maiores que outros, assim tais resistores deixam de ter relevância frente a outros de menor valor em paralelo, que aparecem na análise CA.

Sem usar esta técnica de redução dos cálculos, e incluindo uma resistência interna na fonte de sinal, que normalmente existe, a análise do circuito fica bem complexa.

Segue, em anexo, a análise do circuito. Algumas passagens não foram mostradas para caber em uma página.

MOR_AL

post-683989-0-11869500-1425318310_thumb.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

Caramba, eu disse que os cálculos teriam de levar em conta as resistências internas, mas nunca pensei que alguém iria postar isso aqui !!!! Acho que é a primeira vez neste Fórum que eu vejo um modelo complexo de transistor .... E para falar a verdade, nem me lembro mais como fazer isso...., teria de voltar aos tempos de faculdade !

Meus parabéns, @MOR, que Deus te mantenha com essa capacidade de cálculo e com essa memória fantástica !

@albert_emule,

Eu também faria isso para obter um ganho alto ! Dois estágios.... .

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

Caramba, eu disse que os cálculos teriam de levar em conta as resistências internas, mas nunca pensei que alguém iria postar isso aqui !!!! Acho que é a primeira vez neste Fórum que eu vejo um modelo complexo de transistor .... E para falar a verdade, nem me lembro mais como fazer isso...., teria de voltar aos tempos de faculdade !

Meus parabéns, @MOR, que Deus te mantenha com essa capacidade de cálculo e com essa memória fantástica !

.... .

Paulo

 

Grato por suas gentis palavras, Paulo.

 

Na verdade só se faz assim nas provas da faculdade, para o professor te avaliar.

 

Como mencionei, se costuma simplificar bastante os cálculos.

 

1 - Faz-se R1 e R2 muito maior que hie (entre 1k e 20 k), dependendo da corrente de coletor). Então R1 e R2 da ordem de centenas de kilo ohms. Só usados na análise da polarização. Na análise AC, como eles vão ficar em paralelo com hie para frequência superiores a Y / (2 pi RC), sua influência no paralelo é insignificante. Diversos termos vão ser desconsiderados.

 

2 - Só se faz o cálculo considerando-se o capacitor de emissor, caso este seja parte de um filtro necessário. Mesmo nesse caso nem haveria necessidade de usá-lo no filtro. Normalmente se usa o capacitor entre Rc e RL para isso. A frequência de corte deste filtro já está bem definida por Rc, Ccoletor e RL. Nem precisa de análise. w = 1/ [2 pi (Rc + RL) Ccoletor].

 

3 - A função do resistor de emissor Re é de melhorar a estabilidade do ponto de operação do transistor (corrente Ic). Quanto maior, mais estável porém, quanto maior, menor é o ganho em AC. Daí a necessidade do capacitor Ce.

 

No momento não dá, mas se tiver mais um tempo eu resolveria o circuito do mathheus95 com um enfoque diferente.

 

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ganhos elevados sao necessário para amplificaçao de sinais muito pequenos, como por exemplo transmissoes de sinais...

É de extrema importancia saber todos os parametros do transistor para poder fazer um projeto especifico, há quem queira para simplesmente amplificar audio de 0.1V em apenas 10x... E há quem queira amplificar sinais de RF de ordens de uV em algumas centenas de vezes!

No segundo caso tudo no transistor importa, todos os parametros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Tá mas ninguém explicou o que tem que fazer ai fica difícil mas mesmo assim obrigado

De nada.

Eu te expliquei e melhor ainda, te mostrei como se faz.

 

Você sequer mencionou minha solução apresentada, que deu um trabalhão para fazer.

Tão pouco observou meus tutoriais que, se estudados, certamente lhe levariam ao caminho correto para resolver as suas dúvidas.

É desanimador tentar auxiliar alguém que não vê o que lhe mostram, apenas pensa que eletrônica vai ser aprendida por osmose.

Tente fazer do seu jeito, perguntar, perguntar e perguntar, talvez alguém possa fazer você aprender sem estudar.

Termino aqui minha contribuição para esta postagem.

Espero, sinceramente que você consiga tirar suas dúvidas.

Bons projetos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Você sequer mencionou minha solução apresentada, que deu um trabalhão para fazer.

Tão pouco observou meus tutoriais que, se estudados, certamente lhe levariam ao caminho correto para resolver as suas dúvidas.

É desanimador tentar auxiliar alguém que não vê o que lhe mostram, apenas pensa que eletrônica vai ser aprendida por osmose.

Tente fazer do seu jeito, perguntar, perguntar e perguntar, talvez alguém possa fazer você aprender sem estudar.

Termino aqui minha contribuição para esta postagem.

Espero, sinceramente que você consiga tirar suas dúvidas.

Bons projetos.

MOR_AL

@MOR_AL

Nossa minha intenção não foi desmerecer ninguém muito pelo contrario eu ate baixei seus tutoriais mas eu não encontro nada completo na internet nem mesmo para compra com relação as Leis de Kirchhoff e tudo muito vago ou incompleto.  Vocês poderiam me indicar alguns conteúdos desde sites a arquivos, vídeos qualquer coisa  para que eu possa dominar as leis de kirchhoff e assim poder estudar e compreender seus tutoriais.

Eu sei o que um no, uma malha e um ramo eu so não sei equacionar e resolver os cálculos. Se não quiser me responder eu entendo mas minha intenção não foi desmerecer ninguém Muito Obrigado e desculpa qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR_AL

Nossa minha intenção não foi desmerecer ninguém muito pelo contrario eu ate baixei seus tutoriais mas eu não encontro nada completo na internet nem mesmo para compra com relação as Leis de Kirchhoff e tudo muito vago ou incompleto. Vocês poderiam me indicar alguns conteúdos desde sites a arquivos, vídeos qualquer coisa para que eu possa dominar as leis de kirchhoff e assim poder estudar e compreender seus tutoriais.

Eu sei o que um no, uma malha e um ramo eu so não sei equacionar e resolver os cálculos. Se não quiser me responder eu entendo mas minha intenção não foi desmerecer ninguém Muito Obrigado e desculpa qualquer coisa.

Desencana cara! Nem eu sei o que é Kirchhoff.. Thevenin etc... Nem sei o que sao e nem sei nada sobre suas equacoes... Nao sei nem como se escreve, escrevi kirchhoff Igual voce escreveu... Da pra resolver tudo, olhando a malha e calcular as corrente, tensão com a lei de ohm, se precisar achar resistencias equivalentes, uma simples proporcao...

voce so precisa de um material desse jeito bem explicativo, completo e objetivo...

Os demais materiais que voce deve ter achado difícil, usam a teoria convencional, kirchhoff grandes equacoes e bla bla bla, por isso achou complicado ou nao entendeu nada...

Eu conheço somente um material que seja do tipo que eu falei, é de um curso de eletronica, então você vai ter que comprar a apostila deles kkkkkkkk

É o jeito, materiais livre na net do jeito que voce precisa, eu nao conheco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mathheus95,

 

Olha, concordo com o Roberto... isso de lei de malhas eu nunca usei na prática, muito menos os modelos de geradores de Thevenim.... como disse o Abert lá em cima, a Eletrônica é pura matemática, mas não precisamos seguir puramente os modelos equivalentes, sempre usamos aproximações muito mais práticas porque evitam 95% da calculeira, e obtemos resultados corretos com uma excelente precisão prática.

 

Lembre-se de que os componentes na Eletrônica nunca são exatos !!!!  Por exemplo, transistores de um mesmo modelo podem ter variações de 100% no ganho, de mais de 50% no Offset, mais de 20% no VBE, e por aí vai.... Um resistor que voce compra no mercado costuma ter 5% de tolerância, um capacitor tem 10% de tolerância, um indutor pode ter 30% de tolerância......  De que que adianta querer usar modelos equivalentes para fazermos cálculos enormes e super chatos, se não temos confiabilidade nos valores usados nos modelos ?????

 

Por exemplo, de que me adiantaria usar um modelo de um transistor, se eu já sei que num transistor comum posso sempre considerar que na região ativa terei tensão VBE de cerca de 0,7 Volts ???? Se eu já sei que num circuito de emissor comum a tensão ideal no coletor do transistor é de cerca de metade da tensão de alimentação ? E que nesse mesmo tipo de circuito para termos uma excelente estabilidade a tensão no emissor do transistor tem de ser 10% da tensão de alimentação ????  Reparou que com esse conhecimento já calculo muito fácil os resistores de Emissor, de Coletor, e os resistores do divisor na base ???

Prá que que eu vou perder meu tempo com malhas e modelos ???????

 

Repare, o Roberto não precisou estudar 5 anos de Engenharia para saber disso, e projeta amplificadores de áudio muito melhor do que eu faria, pois tem a prática ao lado dele ! É isso que ele quis te dizer na resposta dele.

 

O bom senso vale muito na Eletrônica, meu amigo !  Com o tempo, você vai decorar vários circuitos básicos, e bastará olhar e já saber como proceder, sem contas malucas , para ver os valores a serem usados.

 

Ah, e por último, não me leve a mal, é apenas uma crítica construtiva que vai valer muito para voce em sua vida : Quando um cara aqui perde um baita tempo para te ajudar, ainda mais na parte mais matemática ( e chatíssima ) como o Mor fêz, uma palavra de agradecimento sempre é bem vinda e nos incentiva a continuar o que fazemos. Lembre-se de que todos aqui ajudam porque gostamos de ajudar, e nos interessamos em que mais pessoas aprendam e possam depois continuar com o nosso trabalho aqui. Afinal, não somos eternos.

 

Esta dica vale para tudo, na escola, faculdade, no trabalho, no clube, em qualquer lugar !

 

Se voce reparar, logo abaixo do maravilhoso ( e extenuante ) post do Mor, eu fiz questão de cumprimentá-lo , pois é muito raro ver algo desse tipo ( e com essa qualidade ) em qualquer fórum internacional, muito menos aqui no Brasil !

 

E se voce procurar nos tópicos destacados, o Mor tem ótimos tutoriais, que são leitura obrigatória para qualquer iniciante poder entender mais sobre funcionamento de circuitos.

 

Por certo, achei que voce também iria agradeçer pela ajuda, mas como voce não falou nada, ele sentiu, e com razão, que todo o esforço dele foi pura perda de tempo...

 

Continuamos aqui para ajudar, mas voce também tem de NOS ajudar, fazendo perguntas mais objetivas sobre algo que voce ainda não tenha entendido para que a gente possa te explicar, ok ?

 

 

@albert_emule,

 

Esse livro, embora seja bem antigo, é um dos melhores livros que eu lí até hoje, e recomendo para qualquer um !

 

Mas mesmo sem a leitura, creio que a máxima que diz : "Trate a todos como gostaria de ser tratado" é muito acertada !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Desencana cara! Nem eu sei o que é Kirchhoff.. Thevenin etc... Nem sei o que sao e nem sei nada sobre suas equacoes... Nao sei nem como se escreve, escrevi kirchhoff Igual voce escreveu... Da pra resolver tudo, olhando a malha e calcular as corrente, tensão com a lei de ohm, se precisar achar resistencias equivalentes, uma simples proporcao...

voce so precisa de um material desse jeito bem explicativo, completo e objetivo...

Os demais materiais que voce deve ter achado difícil, usam a teoria convencional, kirchhoff grandes equacoes e bla bla bla, por isso achou complicado ou nao entendeu nada...

Eu conheço somente um material que seja do tipo que eu falei, é de um curso de eletronica, então você vai ter que comprar a apostila deles kkkkkkkk

É o jeito, materiais livre na net do jeito que voce precisa, eu nao conheco!

Eu ate entendi o que você quis dizer. Mas aonde encontro essa apostila ou curso, sendo que minha cidade e no fim do mundo e não tem como eu fazer curso presencial, a não ser que eu viaje uns 500 quilômetros ate achar alguma escola técnica isso se eu achar e sem contar a grana que iria gastar eu acredito sim que eletrônica não e tão difícil de entender tem coisas que achei que nunca iria entender e hoje eu sei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@mroberto98 Eu comprei a vídeo aula do modulo 3 aula 1 e me surpreendi quase 3 horas de vídeo por apenas 15 reais. Não assisti tudo mas já vi coisas lá  acredito que na internet de graça não iria ver, a não ser por sorte mesmo agora minha duvida e nas apostilas. Eu já sei lei de ohm mas me parece que as apostilas não estão disponíveis em pdf ou algum arquivo virtual mas tudo bem.

 

 

Você disse:  Da se você estudar bastante e não só por elas!

 

Como assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...