Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Delphi detectar sinal externo


Posts recomendados

Olá pessoal.

Bom dia...

 

Essa dúvida abrange duas áreas.

 

Uma rotina em Delphi e uma rotina em um microcontrolador PIC 18F2550

 

Tenho um hardware que ficará ligado na porta USB e terá um botão ON/Off em um pino definido como entrada.   Outro pino definido como saída, enviará um sinal para porta USB, quando a entrada for para nível 0 (0 volts)

 

Como faço uma rotina em Delphi para detectar esse nível lógico que vem do PIC, via porta USB????

Estará em 1 (+5V) e ao acionar o botão, (1 clique) mando para 0 (0V)

 

Sei fazer isso nas entradas da paralela.

O problema é que os PCs hoje, inclusive os Note vem sem essas portas.

 

Alguma santa alma pode ajudar?

 

Agradeço a força

Bom final de semana de semana

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Como já faz tempo que foi aberto o topico, devo perguntar:

 

Já conseguiu resolve?

 

Se ainda estiver precisando de ajuda ainda, só falar ai:

 

Na imagem abaixo, exemplo de um software que fiz que se comunica com um atmega328 e ler as entradas e ou envia dados para controle das portas do mesmo:

 

 

11074596_806089086143466_417130167246773

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde a todos,

 

Alguém conseguiu resolver este problema!

 

- Delphi detectar sinal externo;

 

Também preciso desenvolver uma interface em delphi, criar um gráfico a partir os sinais de entrada do computador, tais USB, microfone e etcs...

 

Quem tiver uma solução dar uma ajuda ai....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.... Que nada....Estou emperrado desde 2015.

PAra mandar via USB, tenho como fazer.

Não escou conseguindo o caminho de volta, como descrevi.

Uso o Delphi 7 (meio veínho, mas ainda funciona bem).

Se o amigo  manoelps puder ajudar, a casa penhorada agradece,,,

Abraços e bom final de semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá manoelps.

Bom dia...

 

Vou te explicar o que quero fazer.

Tenho um notebock e, via delphi coloco em campo Memo, uma letra de música.

Como não posso parar de tocar para virar a página, (quando se usa suportes com partitura) pensei em colocar um botão (NA)  num pedal e cada "pisada", faço o Memo avançar um certo numero de linhas...  (rolar texto)

É isso. 

Até o circuito acho que é só enviar uma saída do PIC para a porta USB (aí já não sei essas ligações.... Poderia ser na tentativa e erro, mas isso vai sair caro.   Queimar integrados já é um problema, mas queimar noteboks é um desastre.)

O circuitinho basico com Pic acho que me viro.  

 

Deixo o pino de entrada, através de um resistor de 100K, para 5VCC

Quando eu mandar GND pelo pedal, direto para o pino, uma saída (pino do PIC) vai para GND ou VCC (não sei o que seria correto.. mandar GND ou VCC aqui

 

O soft acho que não vai se difícil tb.

Faço um if se pino-x=1, then pino-y= 0 ou 1  e cai fora do loop (aqui não sei o que é melhor.. GND ou VCC na porta USB)

 

Essa parte do protocolo  no Delphi e a ligação do PIC na porta USB que estou em dúvida

 

Agradeço a ajuda

Bom final de semana

Essa saída é que a USB vai ler e mandar o Delphi rolar certo numero de linhas que posso setar em um banco de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o processo em si não seria difícil, já que é um processo simples, você pode usar um Arduíno (plataforma simples de mexer e já tem integrado conversor usb/serial).
O seu código no hardware é basicamente ler um botão e escrever na serial um valor (se for usar a plataforma Arduíno já acha tudo pronto, só copiar e colar, com umas 6 linhas você faz o que você está querendo).


No delphi, existe um componente com o nome, comport se clicar no nome ai já vai conseguir ir para a pagina de download no site sourceforge.

Depois de instalar o componente só adicioná-lo ao form e usar.
Segue link com exemplo de utilização do componente, enviando e recebendo dados pela usb/serial:

http://cleitonbueno.com/downloads/blog/Delphi4Arduino/DelphiCPortLibDelphi4ArduinoComFonte.pdf

 

Segue em anexo o arquivo tambem, caso não consiga acessar o link da apostila.
Link com video explicando e com código fonte exemplo:  http://cleitonbueno.com/delphi-comunicacao-serial-com-arduino/

DelphiCPortLibDelphi4ArduinoComFonte.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal me ajuda ai, com essas duas Dúvidas!

 

1- A lib Comport, faz a comunicação com a porta USB? No teste que fiz só reconheceu as portas serial [ COM1, COM2 etc ]

 

2- Estou com um programinha feito em Delphi de 3k, com a finalidade de gerar um gráfico (Amplitude e tempo - tipo batimento cardiaco) pegando o sinal vindo da porta USB.

 

Mais o mais estranho é que quando não tem nenhuma placa ligada a porta USB emitindo o sinal, este programa simula o gráfico com sinal vindo do audio do PC????

 

Me parece que esse programa captura o sinal do audio do PC para simular um sinal e assim gerar um gráfico.

- Que tipo de biblioteca faz isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...