Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Identificação de veículos com arduino


guibushido

Posts recomendados

Estou com uma ideia para um projeto. Ela consiste em identificar veículos através de um sensor e mandar essa informação para o arduino. Eu tenho que utilizar basicamente um tipo de transmissor no carro e através de um receptor proximo , identificar aquela transmissão para um tipo específico de carro. Estou com dúvidas sobre quais tipos de sensores usar para esta aplicação , alguem tem uma ideia sobre isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não é bem identificador de veículo, mas identificador de localização.

Dá pra fazer.

Então em cada área deve ter um receptor dos veículos. Este receptor deve enviar os dados para uma central.

Não é difícil. Nada que um nRF24L01 não resolva.

Basta colocar 1 no veículo com o código deste. Na área deve ter um receptor com nRF com a mesma frequência e canal do nRF do veículo. O receptor então envia a lista de veículos com o código de área que ele se encontra para a central.

Obs: Como os nRF24L01 são transceptores, todos podem monitorar uns aos outros e saber se o canal está livre para enviar seus dados.

 

Outra opção  é trabalhar com o NRF em modo multiceiver.

A central "pergunta" onde se encontra o veículo tal e este responde o código da area, este fornecido por um transmissor em cada local. Como cada veículo tem um código unico, só vai responder aquele que foi perguntado.

post-387879-0-05295400-1425422705_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma pesquisada sobre o nRF24L01, é bastante acessível e de fácil aplicação. Mas tenho alguma dúvidas. No projeto eu irei precisar de um arduino para cada nRF24L01? Por exemplo eu vou precisar de um arduino para o receptor na área, e outro para ficar com o transmissor no carro? E outra dúvida , a frequência e o canal que eu ajusto no caso é aquele valor de baunds que fica aparecendo na porta serial do arduino ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Claro que não.

Afinal você não programa arduino (arduino é só a placa), você programa, caso seja o UNO, um ATmega328, ou seja um microcontrolador ATMEL da linha AVR.

Aqui eu uso um Amega88-20AU que me custou R$5,80. Escolha um micro com mais de 4K de memória FLASH, de preferência com periférico SPI , desenhe a placa com conector ICSP ( In-Circuit Serial Programming ) e mão a obra.

post-387879-0-96606600-1425430648.jpg

 

post-387879-0-14360600-1425430690.jpg

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eTem como eu configurar no código uma distância maxima de leitura? Exemplo esse módulo trabalha em distância até 200 metros mas eu configuro uma certa distancia de comunicação para o transmissor que tiver no carro e o receptor que tiver no local , ai o receptor só vai ler os dados do transmissor no caso quando entrar na distancia de 4 metros. Isso eu configuro na programação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 28/02/2015 às 05:44, _xyko_ disse:

Talvez RFID com TAG ativa resolva.

Amigo, eu to precisando identificar uma única letra, que pode ser "S", "H", ou "U", usando arduíno.

você pode por favor me indicar os tipos de sensores q eu posso utilizar?

 

A distancia da letra ao sensor é de aproximadamente 5 - 10 cm

Tenho ate 30 dias pra descobrir quais sensores usar, alem da programação q deve ser usada para o fim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Patrocinio  Alguns meses que o @_xyko_  não loga na comunidade, mas que sabe ele apareça...

 

você quer algo como

 

 

Isso nada mais é que um scanner de mão... o scanner você pode fazer tirando fotos do teu texto... Já a identificação das letras é por programação de código. Ou seja, tratamento de imagens.

 

Tem módulos de câmera para Arduíno... com as imagens pode ser colocada em uma matriz que você pode desenvolver um código para identificar as letras, tipo por cor 0 e 1 (preto e branco)...

 

Mas, por exemplo, em Goias as placas tem códigos de barrar para identificação... então com um leitor laser scanner resolveria.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

@Lucas Patrocinio  Alguns meses que o @_xyko_  não loga na comunidade, mas que sabe ele apareça...

 

você quer algo como

 

 

Isso nada mais é que um scanner de mão... o scanner você pode fazer tirando fotos do teu texto... Já a identificação das letras é por programação de código. Ou seja, tratamento de imagens.

 

Tem módulos de câmera para Arduíno... com as imagens pode ser colocada em uma matriz que você pode desenvolver um código para identificar as letras, tipo por cor 0 e 1 (preto e branco)...

 

Mas, por exemplo, em Goias as placas tem códigos de barrar para identificação... então com um leitor laser scanner resolveria.

 

 

 

 

 

Pode ser, eu preciso montar um robôzinho pra uma competição, e uma das coisas q ele precisa fazer consiste em identificar as letras S, H e U. Essas letras estão espalhadas em um labirinto, então um sensor q precise "tocar" essas letras seria algo ruim, o ideal seria algo como um sensor infravermelho, ou mesmo um de luz, q consiga perceber a diferença entre essas 3 letras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A câmera e até o leitor do mão não tocam o texto, isso é para limitar o número de palavras lidas que ele fica perto e facilita o entendimento do usuário. São baseadas em uso de câmera que não toca, só recebe a luz.

 

Com laser ainda precisaria de uma câmera receptora... por exemplo isso aqui para geração de imagens 3D com arduino

http://www.instructables.com/id/Lets-cook-3D-scanner-based-on-Arduino-and-Proces/

 

adicionado 2 minutos depois

fale com seu orientador e pergunte a viabilidade do que falei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bommu Perneta disse:

A câmera e até o leitor do mão não tocam o texto, isso é para limitar o número de palavras lidas que ele fica perto e facilita o entendimento do usuário. São baseadas em uso de câmera que não toca, só recebe a luz.

 

Com laser ainda precisaria de uma câmera receptora... por exemplo isso aqui para geração de imagens 3D com arduino

http://www.instructables.com/id/Lets-cook-3D-scanner-based-on-Arduino-and-Proces/

 

adicionado 2 minutos depois

fale com seu orientador e pergunte a viabilidade do que falei...

ok cara, Muito obrigado ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...