Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador AMD 970 perdendo desempenho


Hightech007

Posts recomendados

Pessoal, vejam a imagem abaixo, o teste da esquerda foi feito hoje 27/02/2015,  e o da direita Novembro/2014.  Percebam que o da direita está bem maior os números de desempenho, O que acham que pode ter acontecido para uma mudança tão drástica? Será que processador pode estar com algum problema?

post-515256-0-60700100-1425083014_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É normal os testes darem diferença pois as variáveis mudam. Você precisa comparar os testes DA MESMA HORA, após reiniciar a máquina. Então você fecha tudo (TUDO MESMO) e deixa só o Aida aberto, faz os testes, anota, reinicia, e faz mais testes assim. Faz uns 10 testes e veja a média deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hightech007, teve troca de algum componente? Memórias? Fonte?

 

Sua latência aumentou 20% e a redução de desempenho foi proporcional.

 

Poste sua configuração completa. Caso tenha trocado qualquer coisa desde o primeiro teste até agora, informe o que foi.

 

Outro detalhe: Qual cooler está usando? Você fez over de 300mhz, mas este phenom com over esquenta bem. Verifique também a temperatura do dissipador do seu chipset, estes chipsets da nvidia eram bem esquentados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hausak, não mudei nada de hardware, apenas updates do Windows e é claro, novos jogos, ao todo 70 pelo Steam. Mas isto não deveria influir, já que faço o teste no início da sessão do Windows e como já falei, na outra partição da o mesmo resultado sendo que só tem 1 jogo instalado. Tó achando que o problema é no processador mesmo, mas pelo menos no desempenho dos jogos não mudou nada, aliás melhorou devido aos updates do Catalyst. Quanto ao cooler é da Evercool Buffalo, e o processador não esquenta nada, ocioso 45 Graus, 100% atividade não passa de 65Graus.  Tenho medidor de temperaturas digital para todos os componentes e tudo ok. Mas estes números a menor incomoda apenas por não saber a procedência he he. Ah, e tenho algumas telas da morte, mas acontece quase que 100% somente no jogo ETS2 e intermitentemente nos outros mas muito raro, e pela análise que fiz nos arquivos de crashs e problema de hardware mesmo, mas nada haver com temperatura e sim problema físico e é quase certeza que é o processador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses programas pra fazer over sempre são "burrinhos" pois não tem como fazer da forma certa através do sistema operacional, apenas pela BIOS. Como você disse que o Catalyst atualizou, creio que possa haver uma ligação entre isso e a perda de desempenho. Você pode desinstalar o Catalyst e fazer over pela BIOS, podemos te ajudar se precisar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Hausak, ambos 3800, justamente, deveria dar os mesmos valores de benchmark e não dar diferente, já que não mudei nada na máquina desde então.

 

Amarildo, A imagem da direita foi feito o teste ano passado, a da esquerda fiz recentemente, ambos, nas mesmas configurações de hardware e software. Agradeço a ajuda, mas prefiro usar o Catalyst mesmo, até porque, não sou overclocker he he.  

 

Mas já sei o que fazer, tenho uma cópia da imagem do Windows 7 limpo da época que instalei ele, vou recuperá-la e instalar. Obviamente se não der o mesmo resultado, o problema será do processador ou seja de hardware, mas se der o resultado antigo que era maior, obviamente que o problema será de software. Sinceramente prefiro que seja hardware o problema, é mais fácil resolver trocando de processador do que instalar meus programas tudo novamente, tenho o meu Windows há 4 anos, sem precisar reinstalar tudo do zero, é uma dádiva. São mais de 70 jogos instalados, tudo configurado,  certinho, rodando sempre acima dos 40 FPS em eyefinity ainda, + traduções, patchs, tudo. Obviamente e nem pensar vou reinstalar tudo do zero só por causa de diferença de benchmarks. Como sempre fui curioso em tentar descobrir respostas que acredito que vocês são assim também, queria apenas saber mesmo o motivo da diferença dos benckmarks em questão.

 

Ah, esqueci de comentar, não tem haver com o assunto em questão, sou fã do Flight Simulator e estou montando um cockpit, imaginem o que já não passei nestes 4 anos em resolver problemas de configuração de software e hardware he he.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certo, então acho que não entendeu o que falei.

 

Pedi para retirar o overclock e refazer os testes sem precisar formatar. Sei que sem over ficará pior o resultado, mas não será absurdo (são 300mhz a mais só seu over... nem 10%). Vamos descobrir o quão de diferença isto fará nos seus resultados.

Quero comparar os resultados sem over com os resultados que já postou. Podemos matar um coelho com isto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Reparou que a perda foi proporcional a quantidade de clock diminuido?

 

você tirou os ~10% de over e perdeu ~10% de desempenho.

 

Com isto acredito que seu processador está perfeito. 

 

Vamos a mais perguntas... teria outra placa mãe para realizar os mesmos testes? Outro processador...? Apenas pergunto, porque caso tenha será mais fácil para diagnosticarmos.

 

Agora vem outra pergunta: o over para 3800Mhz foi feito uma vez só ou já aconteceu de retirar o over e depois botar over novamente? Caso tenha feito isto, já aconteceu de fazer over sem ser pelo multiplicador?

 

Este tipo de over sem ser pelo multiplicador dá mais desempenho do que apenas aumentar o multiplicador, inclusive melhora o desempenho dos caches e acesso à memória, igualzinho você vê na diferença na primeira figura lá em cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reparei sim e está correto sem over, perda proporcional.

 

Desliguei o over e perdeu 10%, ok, mas isto ainda não explica os dois primeiros testes do início do tópico, onde não desliguei over nenhum e perdeu mais de 20% principalmente no cache L1. Então processador não ok.

 

Não tenho outra placa ou processador.

 

Sobre o testes,  fiz mais um somente agora este da primeira imagem do início do tópico a direita.

 

Sobre o over, o Catalyst que faz tudo automático, apenas fico observando a temperatura do processador para não ultrapassar o limite seguro, quando chega neste limite, eu paraliso o over. Já consegui chegar até 4200.

 

Assim que tiver um tempo, vou fazer novamente com um WINDOWS LIMPO.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...