Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador é o Problema? FPS Baixo Proc. Alto


Sam Sann

Posts recomendados

Estou com problemas de FPS baixo e tentando descobrir o que preciso trocar, já testei memórias, GPU, HD e sobrou o Processador;

 

Segue os testes para mim ter chego que o processador quem esta me travando;

 

Primeiro as configurações Mínimas do Jogo.

gfyYw.png

Minha configuração:
Asus M5A78L-M LX3 / AMD Bulldozer FX™ 6300 6 Cores 3.5Ghz Unlocked / 8GB Dual Channel (x2 Kingston 4GB DDR3 1600Mhz) / Elite Power 460W RS-460-PSAR-J3 Cooler Master / AMD R7 260x 1GB GDDR5 (6400Mhz) 128bits / Samsung 1TB 8MB / Windows 7 Ult. SP1 64bits

 

Então coloquei para monitorar e criar um Log do uso do computador com o MSI Afterburner para saber o que estava dropando tanto meus FPS abaixo de 20 chegando até míseros 7 FPS,

Primeiro achei que era a Placa de Vídeo;

gfxMl.png

Mas não faz sentido pois a utilização dela esta bem razoável exeto o Clock da Memória que varia apenas de 150Mhz para 1600Mhz não sei se isso poderia atrapalhar, mas deveria atender pois rodo por exemplo Dead Space 3 Tranquilo em 30 FPS segue Log dele também;

gfAwi.jpg

No Dead Space não vi baixar de 27 FPS mesmo durante a pancadaria;

 

Ai então vi o Log do Processador FX-6300,

gfxPo.png

 

A memória ali nos 3,1GB e os Núcleos do Processador sendo o primeiro em 100% de utilização e os outros 5 com grandes variações, sendo que em alguns momentos durante o jogo o FPS cai bastante creio que durante esses picos do processamento;

 

Moral da História 

Gastei por volta de 400~500R$ nesse processador na época, baseado nos fatos acima seria correto substituir ele?

 

Teria que Comprar uma Nova Placa Mãe pois essa só suporta Processadores de até 95 Watts segundo o site da Asus, trocando Placa Mãe e Processador....

 

Talvez Overclock? Sinceramente estou precisando de uma Luz...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho o FSX:Gold (FSX Deluxe + Acceleration) original em DVD e te digo que o problema é com o simulador. Tem gente com Core i7 4790K e GTX 980 que roda o jogo a 11 fps hehehehehe, e eu com meu Athlon II + 9800GT rodava a 50. Vai entender.

 

Baixe o demo do X-Plane e veja como ele roda: http://www.x-plane.com/downloads/x-plane_10_demo/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A solução mais barata seria não trocar o FX-6300 (mais núcleos não farão diferença) e comprar uma GA-970A-UD3 (mais barata) ou uma GA-990FXA-UD3 (melhor) e um air cooler EVGA ACX (mais barato) ou um water cooler. Faça um overclock pesado nesse FX-6300. No fim das contas, não é uma solução barata. Mesmo com a GA-970A-UD3 e um EVGA ACX você vai gastar mais de 600 reais.

 

A sua M5A78L-M LX3 não está na lista negra dos FX, mas eu não faria mais do que um over leve nela, porque falta o dissipador no VRM e são só 4 fases.

 

Outra solução que eu estava lendo é sobre o gerenciamento de afinidades dos núcleos. Você pode melhorar a distribuição de tarefas entre os núcleos. Combinado com um over nesse FX-6300, você não deve ter problemas para rodar com a sua R9 260X. Você podia dar uma olhada neste thread: http://www.simforums.com/forums/the-fsx-computer-system-the-bible-by-nickn_topic46211.html

 

O melhor conselho no seu caso é entrar no fórum do FSX e perguntar, pois só quem joga sabe as manhas. Mas o overclock e o gerenciamento das afinidades (do que eu vi no thread) vai melhorar, sem dúvida. Talvez você consiga um over decente com uma GA-970A-DS3P, mas elas estão caras, quase do preço de uma 970-UD3. Não vale a pena.

 

Só uma nota, a sua fonte é classificada como produto bomba:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Teste-da-Fonte-de-Alimentacao-Cooler-Master-Elite-Power-460-W/1999/9. Ela pode estar afetando o desempenho da placa de vídeo. Mas leia o artigo inteiro para saber realmente até que ponto o seu sistema está sendo prejudicado.

 

Observação minha pessoal, os processadores da AMD não são propícios para simuladores de voo. Acredite, eu tenho iL-2 Battle of Stalingrad, Rise of Flight e DCS e durante dois anos fui rato de fóruns. Por exemplo, Rise of Flight e BOS sequer mencionam processadores da AMD em seus requisitos de sistema. Antigamente tinha, mas o desempenho era tão ruim que eles tiraram. Não são jogos que usam seis, oito núcleos, mas o FSX usa mais de quatro, como no seu caso. Só que deve ser mal otimizado. O lance nesse caso é potência e gerenciamento.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos esses gráficos são do mesmo jogos ou de jogos diferentes?

 

O MSI Afterburner tem uma função de mostrar na tela, o uso de CPU e GPU.. Seria legal ver isso, tirar umas prints e postar aqui.. Cada jogo vai ter uma utilização diferente de CPU, GPU e RAM.. Pode ser a engine do game ou um problema de hardware.

 

Com o que você passou até agora, não dá pra dizer nada..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr

Após você comentar a respeito do jogo ser bugado, dei uma boa olhada no YT do pessoal configurando o FSX para manter a qualidade e melhorar o FPS pois estava limitado por padrão a 20fps Máximos nas configurações, e consegui manter uma média de 35 FPS com breves momentos de 60 fps  :eek:  ajudou MUITO ainda não tinha conseguido jogar o game tão liso!
Valeu a dica!

 

Porém ao me aproximar do Aeroporto e a varias aeronaves o FPS cai para prox. dos 20 fps, e quando estou no aeroporto com 4~5 aviões estacionados e + uns 3~4 pousando o fps começa a mostrar 11~25 loucamente. Mas tua dica já ajudou pra caramba.

 

@Contiusa

Estou considerando substituir essa Asus M5A78L-M LX3 a algum tempo, tenho ela a +- 1,5 anos e acho que cheguei nos limites dela, 600R$ em uma placa mãe não conseguiria pagar atualmente talvez daqui alguns meses, mas posso gastar uns 300~400R$ max. em uma boa MainBoard, porventura estou namorando essa placa mãe \/ 

https://www.asus.com/br/Motherboards/M5A97_R20/overview/

Achei aqui aonde moro ela nova por 399R$ e só não comprei pois não estou certo das capacidades dela a respeito de Overclock, mas cooler é algo que preciso comprar mas não estou certo qual, Ar ou Water Cooler.

 

E também dei uma lida no fórum que você passou e o FSX utiliza processamento Pesado segundo eles, recomendaram la clock 4,7Ghz em processador AMD para utilizar o jogo no Máximo com várias aeronaves, o que não seria meu caso algo mas vejo que os 3.5~3.8Ghz do FX-6300 não bastam, segundo o fórum também a VGA pouco importa pois o jogo arrebenta mesmo o processador vou dar uma boa lida a respeito do balanceamento entre os núcleos e o que posso melhorar no meu pc, tirei uma Screen aqui com o Gerenciador de Tarefas e o Jogo,

gfOlF.jpg

 

Os núcleos estão la em cima  :crazy: só desceram algumas vezes pois pausei o jogo, meu Cooler Box faz um barulho monstro durante esses picos ai, (o FPS ali foi tacada de sorte, a média durante o voo ficou entre os 45 fps e no chão 11~25fps).

 

@RS Faria

O primeiro e o terceiro Print são do FSX durante uns 20min de jogo.

gfxMl.png

gfxPo.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sinceramente nem jogo mais o FSX, o X-Plane é superior em 99% dos quesitos. Sem falar que a PMDG está fazendo o primeiro avião para o X-Plane, então ficará ainda melhor. Tenho o FlightFactor 757 e digo que ele é mais detalhado do que qualquer avião da PMDG para FSX, mas mesmo assim seria bom ter esses grandes desenvolvedores para o Simulador.

 

Não é para o fps cair para 20 no aeroporto, isso é porque o jogo é velho e ultrapassado :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os núcleos estão la em cima  :crazy: só desceram algumas vezes pois pausei o jogo, meu Cooler Box faz um barulho monstro durante esses picos ai, (o FPS ali foi tacada de sorte, a média durante o voo ficou entre os 45 fps e no chão 11~25fps).

 

Pois é, cara, o lance é fazer um overclock nesse FX-6300, porque já viu que é pesado na CPU, e o primeiro núcleo está travado em 100%. Essa placa que você falou (M5A97 R2.0) só tem 4 fases para o VRM, então você não vai poder fazer um over decente. O ideal seria uma GA-970A-UD3. Dê uma pesquisada, porque ela está uns 80 reais mais cara, mas tem 8 fases para o VRM (o dobro). Mas você tem que comprar um cooler legal, talvez economizar e comprar um Hyper 212X e fazer um over decente, porque sem over você nunca vai ter um desempenho satisfatório com um processador da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AmarildoJr

Estou baixando o X-Plane 10 a demo para testar, farei uma comparação direta entre as engines utilizadas entre os emuladores, a grande questão é que estou para entrar no Vatsim para realizar voos Online mas antes quero ter o jogo estável sem maiores problemas e estou instalando vários Add-ons ao FSX afim de chegar o mais próximo possível a realidade, no caso esses Add-Ons

- FSX Gold Edition 
- Orbx - FTX: Global BASE
- Orbx - FTX: Global VECTOR
- Orbx - FTX: EU England
- HIFI TECH - Active Sky Next
- FSDreamTeam GSX Ground Services
- FSDreamTeam Los Angeles Intl (KLAX)
- FSDreamTeam Las Vegas McCarran Intl (KLAS)
- FSDreamTeam Las Chicago O'Hare (KORD)
- UK2000Scenery Xtreme Glasgow Intl (EGPF)
- UK2000Scenery Xtreme Stansted (EGSS)
- UK2000Scenery Xtreme Edinburgh (EGPH)
- UK2000Scenery Xtreme London Gatwick (EGKK)
- PMDG 737 600/700/800/900 NGX
- EZDok - Camera add-on by Flight1

Todo o empenho é para ter uma simulação altamente realista, mas testarei o X-Plane 10 assim como você indicou.
 
Não conhecia sobre os VRM's presentes na placa Mãe e a sua importância para Overclock, então não faz sentido comprar a placa mãe que comentei pois tem a mesma quantidade da minha placa atual 4+2 power-phases;
Vou fazer alguns cálculos aqui e ver se consigo comprar uma Placa Mãe de pelo menos 6+2 power-phases afim de utilizar o que puder desse processador.
 
Tenho vontade e até faço um esforço para adquirir um Water Cooler pois quero evitar barulho exagerado do computador, bom acho que pedirei recomendação de Cooler na área de Coolers depois.
 
Então manterei meu FX-6300 e apenas farei um Overclock nele com uma boa Placa Mãe.
Acho que estão resolvido então minhas dúvidas a respeito do Processador.
Agradeço imensamente pois acabaria gastando dinheiro incorretamente e não ter o desempenho esperado.
Obrigado!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Não conhecia sobre os VRM's presentes na placa Mãe e a sua importância para Overclock, então não faz sentido comprar a placa mãe que comentei pois tem a mesma quantidade da minha placa atual 4+2 power-phases;

Vou fazer alguns cálculos aqui e ver se consigo comprar uma Placa Mãe de pelo menos 6+2 power-phases afim de utilizar o que puder desse processador.
 
Tenho vontade e até faço um esforço para adquirir um Water Cooler pois quero evitar barulho exagerado do computador, bom acho que pedirei recomendação de Cooler na área de Coolers depois.

 

 

Legal, mas procure uma que tenha dissipador no VRM, porque as que ficam com os capacitores / mosfets expostos também não são indicadas para over (esquenta muito com a tensão). Sobre o cooler, até um Hyper 212X dá para fazer um bom over no FX-6300 (e são silenciosos). Mas veja os preços, porque o EVGA ACX costuma ser só um pouco mais caro, mas ele é muito mais potente. Só é alto, então não cabe em qualquer gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...