Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias de frequência e latência diferentes (Dúvida)


Posts recomendados

Eaí galerinha do fórum, tudo beleza? Tenho uma dúvida à respeito de algo que pretendo realizar com minha memórias, que gostaria que fosse esclarecida.

 

Primeiro vamos à descrição do assunto:

 

Atualmente, tenho 8GB de RAM DDR3 de 1600 MHz e Latência de 11-11-11-30 e 9-9-9-25, são dois módulos iguais de 4 GB operando em Dual Channel. Porém pretendo adicionar mais 8 GB (2x 4GB) de RAM para totalizar 16 GB, só que os módulos possuem uma configuração um pouco diferente, eles são do padrão DDR3, possuem um clock de 1866 MHz e a Latência é 9-9-9-27 e 10-10-10-30.

 

Será que haverá algum problema quanto à isso, ou seja os novos módulos apresentarão algum tipo de incompatibilidade com os módulos atuais? Tanto as que tenho atualmente, como as que pretendo adicionar irão trabalhar em conjunto sem problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os módulos de memória irão operar na frequência que você definir, sendo que cada par de módulos irá trabalhar em um mesmo canal (pois sem tem quatro slots, os slots 1 e 3 é o primeiro canal e os slots 2 e 4 é o segundo canal). A sua placa-mãe deve ter suporte para operar em 1866 MHz, senão terá que operar em 1600 MHz. Qual é a sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os módulos de memória irão operar na frequência que você definir, sendo que cada par de módulos irá trabalhar em um mesmo canal (pois sem tem quatro slots, os slots 1 e 3 é o primeiro canal e os slots 2 e 4 é o segundo canal). A sua placa-mãe deve ter suporte para operar em 1866 MHz, senão terá que operar em 1600 MHz. Qual é a sua placa-mãe?

Graças a Deus alguém entendeu a minha pergunta. Então amigo, minha placa mãe oferece suporte para memória de até 1600 MHz, mas eu estou comprando essas de 1866 MHz pois pretendo realizar um upgrade de placa mãe futuramente e essa sim oferecerá suporte à memória de 1866 e até superior.

 

Sei que você já entendeu o que eu quis dizer mais só para complementar, o que eu quero fazer é mais ou menos isso:

 

W7o28ak.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como eu disse: em cada canal deverá ter um par de módulos, isto é, módulos de mesma frequência, temporizações e chips, para que possam operar em Dual Channel (esta não é uma regra rígida, mas é uma recomendação dos fabricantes). Em 1600 MHz, todos os módulos irão operar sem problema algum, mesmo que tenha um par de frequência/temporizações diferentes do outro e operando abaixo da capacidade. Todos os módulos irão operar na mesma frequência que você definir na BIOS, que pode ser 1600 ou até mesmo 1866 MHz, caso sua placa-mãe e os módulos de 1600 suportem essa frequência. É por isso que questionei qual o modelo de sua placa-mãe, pois dependendo dessa, talvez nem precise substituí-la para que a RAM opere em 1866 MHz (a não ser que queira trocar a CPU também). Placas GigaByte e ASUS geralmente são boas nesse quesito e conseguem trabalhar com frequências acima das especificações, sendo que placas ECS e de "qualidade" similar não são boas para isso. Os modelos das memórias e a fonte de alimentação também são componentes importantes a saber. Então peço encarecidamente que nos informe:

 

1º) Marca e modelo da placa-mãe;

2º) Marca e modelo dos dois pares de memória RAM;

3º) Modelo e potência da fonte de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Especifique o modelo e fabricante de todos estes módulos. Pelo que você falou dá a entender que os os 4 módulos serão diferentes (11-11-11-30, 9-9-9-25, 9-9-9-27 e 10-10-10-30).

Vá no site dos fabricantes destes 1866MHz para ver o SPD deles rodando em 1600. O dual channel devrrái funcionar, mas rodando no SPD do módulo mais lento.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como eu disse: em cada canal deverá ter um par de módulos, isto é, módulos de mesma frequência, temporizações e chips, para que possam operar em Dual Channel (esta não é uma regra rígida, mas é uma recomendação dos fabricantes). Em 1600 MHz, todos os módulos irão operar sem problema algum, mesmo que tenha um par de frequência/temporizações diferentes do outro e operando abaixo da capacidade. Todos os módulos irão operar na mesma frequência que você definir na BIOS, que pode ser 1600 ou até mesmo 1866 MHz, caso sua placa-mãe e os módulos de 1600 suportem essa frequência. É por isso que questionei qual o modelo de sua placa-mãe, pois dependendo dessa, talvez nem precise substituí-la para que a RAM opere em 1866 MHz (a não ser que queira trocar a CPU também). Placas GigaByte e ASUS geralmente são boas nesse quesito e conseguem trabalhar com frequências acima das especificações, sendo que placas ECS e de "qualidade" similar não são boas para isso. Os modelos das memórias e a fonte de alimentação também são componentes importantes a saber. Então peço encarecidamente que nos informe:

 

1º) Marca e modelo da placa-mãe;

2º) Marca e modelo dos dois pares de memória RAM;

3º) Modelo e potência da fonte de alimentação.

Certo, iriei informar com o máximo de detalhes possível, pois essa dúvida é muito importante para mim:

 

Placa Mãe: Gigabyte GA-78LMT-USB3 (rev. 5.0)

 

 

Memórias:

 

As que eu já possuo aquiCorsair Value Select CMV4GX3M1A1600C11

 

As que pretendo adicionar: Kingston HyperX Fury HX318C10FW/4

 

 

Fonte de alimentação: EVGA 600B

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu entendi, informe sempre o SPD latence.

 

Todas vão rodar sim, com CAS 9-10-9-24 em 1600MHz.

Amigo, não sei se você compreendeu corretamente mas o que eu quero fazer é o seguinte:

 

Como informado eu já possuo 1 Dual das memórias Corsair Value Select, só que eu gostaria de adicionar mais 1 Dual das Kingston HyperX Fury, ou seja, eu quero ter 2 Dual Channels de memórias de pares diferentes, 1 Dual das memórias Corsair Value que eu já tenho e mais 1 Dual das memórias Kingston HyperX Fury.

 

A partir daí é que entra a minha dúvida, será que isso pode ocasionar algum tipo de incompatibilidade de 1 par de memórias para o outro...?

 

(Se foi eu quem não compreendeu sua resposta, me desculpe, kkk)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não existe dois dual channel. O dual channel trabalha por canais, por isso você coloca dois pentes em uma cor (pula um slot), e os outros dois em outra (pulando outro slot). O Slot 0 e 1 estão no mesmo canal, por isso não formam dual channel. Na prática, você terá 8GB num canal, 8GB no outro, entende?

 

Então necessariamente o sistema ficará limitado pelo clock e maior latência na velocidade estipulada (no seu caso, 1600MHz CAS 9).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe dois dual channel. O dual channel trabalha por canais, por isso você coloca dois pentes em uma cor (pula um slot), e os outros dois em outra (pulando outro slot). O Slot 0 e 1 estão no mesmo canal, por isso não formam dual channel. Na prática, você terá 8GB num canal, 8GB no outro, entende?

 

Então necessariamente o sistema ficará limitado pelo clock e maior latência na velocidade estipulada (no seu caso, 1600MHz CAS 9).

Entendi, então se eu fizer o que eu estou pensando não haverá problema nenhum? O par de Maior Clock e Menor latência se igualará ao par de Menor clock e Maior latência, estabelecendo assim uma sincronia entre todos os módulos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato.

Putz cara, só tenho que agradecer pelos esclarecimentos, você e o Juliano são verdadeiros professores, kkkk... Cara vocês me deram uma aula sobre memórias aqui! Muito obrigado mesmo, essa dúvida estava me preocupando demais.

 

Se você puder me adicionar como amigo aqui no fórum eu também ficaria bastante grato, prometo que não iriei postar dúvidas por MP, até por que existe o fórum para isso, somente para estar acompanhando suas postagens mesmo. Até mais fera, e mais um vez: Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graças a Deus alguém entendeu a minha pergunta. Então amigo, minha placa mãe oferece suporte para memória de até 1600 MHz, mas eu estou comprando essas de 1866 MHz pois pretendo realizar um upgrade de placa mãe futuramente e essa sim oferecerá suporte à memória de 1866 e até superior.

 

Conforme informações do site da GigaByte, sua placa-mãe, GA-78LMT-USB3, suporta a frequência RAM operando a 1333 MHz em overclock, sendo que a velocidade nominal é de 1066 MHz. Veja que 1333 é a frequência testada pela fabricante e não necessariamente com garantias de pleno funcionamento. Em 1600 MHz, a memória estará operando bem acima da frequência já considerada como overclock pela fabricante, mas nada impede que você consiga essa frequência nessa placa-mãe (afirmei que as placas GigaByte são boas nesse quesito, não é mesmo?).

  • 4 x 1.5V DDR3 DIMM sockets supporting up to 32 GB of system memory (Note 1)
  • Dual channel memory architecture
  • Support for 1333+ (O.C.)/1066 MHz memory modules

 

Agora eu entendi, informe sempre o SPD latence.

 

Todas vão rodar sim, com CAS 9-10-9-24 em 1600MHz.

 

De acordo com as especificações do módulo CMV4GX3M1A1600C11, para que possa operar em 1600 MHz, devem ser setadas as latências  11-11-11-30:

 

Tested Latency    11-11-11-30

Tested Speed      1600Mhz

 

As latências 9-9-9-24 são aplicadas para a velocidade nominal de 1333 MHz desse módulo:

SPD Latency       9-9-9-24

SPD Speed         1333MHz

O fabricante testa as memórias com frequências acima do nominal e vai aumentando as latências, até conseguir uma boa estabilidade no funcionamento: http://www.corsair.com/en-us/corsair-memory-4gb-ddr3-memory-cmv4gx3m1a1600c11

 

Esse par de módulos Corsair que você já possui são de excelente qualidade, mas não são ideais para overclock. Já os módulos Kingston HyperX Fury que pretendes adquirir são voltadas para esse propósito, tendo latências menores ao operar na mesma frequência de 1600 MHz:

 

PnP JEDEC TIMING PARAMETERS:

• DDR3-1866 CL10-11-10 @1.5V

DDR3-1600 CL9-10-9 @1.5V

• DDR3-1333 CL8-9-8 @1.5V

 

Recomendo setar a frequência das memórias em 1600 MHz e com latências 11-11-11-30, visto que são as latências do par de módulos da Corsair, maiores do que o par da Kingston, conforme podemos concluir.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tens razão @JulianoReis , este SPD da Corsair CAS 9 é para 1333MHz. Quanto a placa-mãe, 1333MHz em OC? Aí complica. Pra mim ele já rodava as atuais memos em 1600MHz.

Enfim, diante desta situação (em quanto você roda estas memos @DanielRocha2015 ?) eu nem pegaria estas Kingston, economiza uns cobres e vai de mais um par corsair value.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conforme informações do site da GigaByte, sua placa-mãe, GA-78LMT-USB3, suporta a frequência RAM operando a 1333 MHz em overclock, sendo que a velocidade nominal é de 1066 MHz. Veja que 1333 é a frequência testada pela fabricante e não necessariamente com garantias de pleno funcionamento. Em 1600 MHz, a memória estará operando bem acima da frequência já considerada como overclock pela fabricante, mas nada impede que você consiga essa frequência nessa placa-mãe (afirmei que as placas GigaByte são boas nesse quesito, não é mesmo?).

  • 4 x 1.5V DDR3 DIMM sockets supporting up to 32 GB of system memory (Note 1)
  • Dual channel memory architecture
  • Support for 1333+ (O.C.)/1066 MHz memory modules

 

 

De acordo com as especificações do módulo CMV4GX3M1A1600C11, para que possa operar em 1600 MHz, devem ser setadas as latências  11-11-11-30:

 

Tested Latency    11-11-11-30

Tested Speed      1600Mhz

 

As latências 9-9-9-24 são aplicadas para a velocidade nominal de 1333 MHz desse módulo:

SPD Latency       9-9-9-24

SPD Speed         1333MHz

O fabricante testa as memórias com frequências acima do nominal e vai aumentando as latências, até conseguir uma boa estabilidade no funcionamento: http://www.corsair.com/en-us/corsair-memory-4gb-ddr3-memory-cmv4gx3m1a1600c11

 

Esse par de módulos Corsair que você já possui são de excelente qualidade, mas não são ideais para overclock. Já os módulos Kingston HyperX Fury que pretendes adquirir são voltadas para esse propósito, tendo latências menores ao operar na mesma frequência de 1600 MHz:

 

PnP JEDEC TIMING PARAMETERS:

• DDR3-1866 CL10-11-10 @1.5V

DDR3-1600 CL9-10-9 @1.5V

• DDR3-1333 CL8-9-8 @1.5V

 

Recomendo setar a frequência das memórias em 1600 MHz e com latências 11-11-11-30, visto que são as latências do par de módulos da Corsair, maiores do que o par da Kingston, conforme podemos concluir.

 

 

Tens razão @JulianoReis , este SPD da Corsair CAS 9 é para 1333MHz. Quanto a placa-mãe, 1333MHz em OC? Aí complica. Pra mim ele já rodava as atuais memos em 1600MHz.

Enfim, diante desta situação (em quanto você roda estas memos @DanielRocha2015 ?) eu nem pegaria estas Kingston, economiza uns cobres e vai de mais um par corsair value.

Galera, o Juliano interpretou mal as especificações da minha placa mãe. Juliano, você olhou somente as especificações da placa mãe com a BIOS antiga, porém a mesma placa mãe possui uma atualização de BIOS que faz com que ela passe a operar as memórias em 1600 MHz, sem esforço algum. Minha placa mãe teve sua BIOS atualizada assim que foi instalada, e agora todas a memórias estão operando em 1600 MHz perfeitamente, sendo esta sim a frequência máxima suportada pela mesma.

 

bJJIcM4.png

Vale ressaltar também que o modelo da minha placa mãe possui várias revisões, sendo a minha a revisão 5.0!

Agora, seguindo a lógica que o Phoenyx apresentou, sendo  que o par de módulos mais forte passará a operar na frequência e na latência do par de módulos mais fraco, com qual frequência e latência todos os módulos (Corsair and Kingston) irão operar?

 

Outra dúvida, essa "automatização" entre todos os módulos será feita automaticamente ou eu terei de realizar manualmente setando pela BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, o Juliano interpretou mal as especificações da minha placa mãe. Juliano, você olhou somente as especificações da placa mãe com a BIOS antiga, porém a mesma placa mãe possui uma atualização de BIOS que faz com que ela passe a operar as memórias em 1600 MHz, sem esforço algum. Minha placa mãe teve sua BIOS atualizada assim que foi instalada, e agora todas a memórias estão operando em 1600 MHz perfeitamente, sendo esta sim a frequência máxima suportada pela mesma.

Vale ressaltar também que o modelo da minha placa mãe possui várias revisões, sendo a minha a revisão 5.0!

Agora, seguindo a lógica que o Phoenyx apresentou, sendo  que o par de módulos mais forte passará a operar na frequência e na latência do par de módulos mais fraco, com qual frequência e latência todos os módulos (Corsair and Kingston) irão operar?

 

Você especificou que a placa-mãe é essa (versão 5.0): http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4602&dl=#ov

 

E há essa mesma placa atualizada para a versão 6.0: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5195#ov

 

E essa versão atualizada não informa que essa placa opera em 1600 MHz, mas sim em 1333 MHz em overclock, da mesma forma que a versão 5.0.

 

De qualquer maneira, a frequência da memória deverá operar em 1600 MHz e as latências em 11-11-11-30, conforme já informei.

 

A atualização de BIOS não melhora a capacidade do hardware, pois será o mesmo, apenas se limita a corrigir falhas e reconhecer novos dispositivos para possibilitar upgrades futuros, mas sua placa pode operar sim em 1600 MHz, conforme eu já havia dito.

 

E lembre-se de que você está querendo adicionar mais um par de módulos, totalizando quatro módulos de RAM. É importante frisar a diferença entre dois módulos operando acima da especificação da MoBo e entre quatro módulos operando também acima da frequência nominal, pois quanto maior o número de módulos, menor é a estabilidade do overclock (e é isso que estás fazendo). É por esse motivo que os overclockers extremos de RAM utilizam apenas um módulo para conseguirem bater recordes de velocidade: http://www.pcgamer.com/gskill-sets-new-ddr4-overclock-world-record-of-4255mhz/

Outra dúvida, essa "automatização" entre todos os módulos será feita automaticamente ou eu terei de realizar manualmente setando pela BIOS?

 

O sistema lê o SPD das memórias instaladas e automaticamente ajusta as latências com base na frequência de operação. Seus módulos já estão operando em 1600 MHz e com latências 11-11-11-30, conforme pode ser visto no print.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você especificou que a placa-mãe é essa (versão 5.0): http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=4602&dl=#ov

E há essa mesma placa atualizada para a versão 6.0: http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5195#ov

E essa versão atualizada não informa que essa placa opera em 1600 MHz, mas sim em 1333 MHz em overclock, da mesma forma que a versão 5.0.

De qualquer maneira, a frequência da memória deverá operar em 1600 MHz e as latências em 11-11-11-30, conforme já informei.

A atualização de BIOS não melhora a capacidade do hardware, pois será o mesmo, apenas se limita a corrigir falhas e reconhecer novos dispositivos para possibilitar upgrades futuros, mas sua placa pode operar sim em 1600 MHz, conforme eu já havia dito.

E lembre-se de que você está querendo adicionar mais um par de módulos, totalizando quatro módulos de RAM. É importante frisar a diferença entre dois módulos operando acima da especificação da MoBo e entre quatro módulos operando também acima da frequência nominal, pois quanto maior o número de módulos, menor é a estabilidade do overclock (e é isso que estás fazendo). É por esse motivo que os overclockers extremos de RAM utilizam apenas um módulo para conseguirem bater recordes de velocidade: http://www.pcgamer.com/gskill-sets-new-ddr4-overclock-world-record-of-4255mhz/

Entendi Juliano, então só para fechar o assunto:

Não haverá problemas no que eu irei fazer? Todos os módulos trabalharão em perfeitas condições (dentro do limite da mobo e da configuração do par de módulos mais fraco)? As memórias não se danificarão por conta disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Juliano, então só para fechar o assunto:

Não haverá problemas no que eu irei fazer? Todos os módulos trabalharão em perfeitas condições (dentro do limite da mobo e da configuração do par de módulos mais fraco)? As memórias não se danificarão por conta disso?

 

O problema não está relacionado às memórias Corsair ou Kingston, os dois pares irão operar juntos sem qualquer problema, a questão é a sua placa-mãe, que suporta oficialmente overclock de 1333 MHz. Tendo quatro pentes de memória, talvez seu sistema não consiga iniciar com 1600 MHz de frequência na RAM, sendo necessário rebaixar para 1333 MHz, mas acho que sua MoBo irá suportar sim essa frequência, com latências 11-11-11-30 do par mais fraco, que é a especificação do par da Corsair que você já possui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema não está relacionado às memórias Corsair ou Kingston, os dois pares irão operar juntos sem qualquer problema, a questão é a sua placa-mãe, que suporta oficialmente overclock de 1333 MHz. Tendo quatro pentes de memória, talvez seu sistema não consiga iniciar com 1600 MHz de frequência na RAM, sendo necessário rebaixar para 1333 MHz, mas acho que sua MoBo irá suportar sim essa frequência, com latências 11-11-11-30 do par mais fraco, que é a especificação do par da Corsair que você já possui.

Entendi Juliano, cara só tenho que agradecer por seus esclarecimentos, como eu disse, você e o Phoenyx são verdadeiros professores, me deram uma verdadeira aula sobre memórias aqui. Estou muito grato mesmo, valeu cara!

Após eu instalar minhas novas memórias volto aqui para informar os resultados. Até+

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal, tenho a seguinte dúvida dentro desse tema.
Tenho quatro memórias de 2 kit's diferentes. Um é "GSkill 2x4gb CL8 1600" e o outro é "GSkill 2x4gb CL7 1600". Minha placa-mãe me permite setar temporizações diferentes entre o "Channel A and B". Porém, pelo que eu sei, o correto é espetar memórias de tempos iguais nos Slot's 1 e 3, e sequencialmente 2 e 4. Lembrando que a placa-mãe permite setar tempoe diferentes se parando entre Channel A/B,  não 1-3, 2-4. Ou essa possibilidade de setar tempos diferentes manualmente não serve pra setar tempos diferentes, e sim porque é pra setar o tempo manualmente mas sendo todos os tempos iguais? 
Os tempos são 2x4GB 8-8-8-24 2T 1.35v e 7-8-7-24 2T 1.6v. Atualmente estou forçando todas elas trabalharem igualmente em 8-8-8-24 2T em 1.5v. Dai vem outro medo que tenho, forçar essa tensão que não é "previamente configurado" para aceitar. Lembrando que todos dois kits têm dissipadores de calor.


Nessa imagem, qual das duas fotos está correta?
Lembrando que o que eu quero, se possível claro, é fazer o Flex Mode, para trabalharem no Channel A (Slot 1 e 2) o kit Cl 8 1.35V, e no Channel B (Slot 3 e 4) o kit Cl 7 1.6v.

Qual é o modo em que o sistema vai ficar mais estável?

Desde já obrigado.

SLOT.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Pedro Gontijo Como todas possuem a mesma capacidade de armazenamento tanto faz qual slot colocar. Se fosse por exemplo 2x 4GB + 2x 8GB você teria que colocar cada par nos slots de mesmas cores, como na segunda imagem.

 

No seu caso você tá misturando memórias de voltagens diferentes. A longo prazo esta DDR3L pode se deteriorar. Mas como é apenas 0.150v a mais não vejo problemas. Na verdade, a maioria das DDR3L possuem as mesmas especificações da DDR3 convencional, mas como vão trabalhar supostamente em uma placa que fornece menor tensão eles relaxam os timings para a mesma continuar estável.

 

Edit: Flex mode é algo totalmente diferente do que você tá pensando. Flex mode pode habilitar o dual channel com dois pentes de capacidades diferentes, sendo que o maior terá a quantidade excedente trabalhando em single channel.

 

E não dá para setar timings ou tensões diferentes para cada memória não. Você pode setar na mão, todas, como já está fazendo. 

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...