Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diminuir volume da Unidade C


Posts recomendados

Bom dia a todos!

 

Tive que trocar o HD do Notebook que queimou e coloquei um novo de 500 GB, consequentemente tive que instalar, atualizar e configurar tudo novamente, o que me deu um trabalhão!

 

Para amenizar esse desgaste preciso criar um DVD com a imagem do sistema do Windows 7 Professional já ativado, com todas as atualizações do Windows Update, o Office, Front Page, Avast! Antivírus, e alguns programas que mais utilizo no dia a dia e que dão trabalho para configurar, pois dão conflitos entre eles no Windows 7, como; (BSPlayer - K-Lite Mega Codec Pack 7.9.0 - Subtitle Workshop 2.51 - VirtualDubMod 1.5.10.2 - FormatFactory 2.96), Além de minhas configurações, para não ficar quebrando a cabeça todas as vezes que haja problemas de troca de HD ou de formatação do Sistema.

 

Isso Posto, Estou tentando Diminuir a Unidade "C" que tem o tamanho de 255013 MB e Aumentar a Unidade "E" que tem 221824 MB, que criei e estou utilizando para Backup. Acontece que quando entro no Gerenciador de Disco do Windows e tento diminuir o volume da Unidade "C" que está com 236713 MB livres só aparece o Tamanho de espaço para diminuição disponível em MB: 11747. Sei que a Unidade "C" Onde está instalado o SO e os programas acima tem 30686 MB de espaço usado, que corresponde a mais de 80% de espaço livre, mas não sei como diminuir o espaço dela além do que é mostrado. Em outro Fórum me recomendaram o uso do programa EASEUS Partition Master Home Edition 10.2, mas tenho receio de afetar os arquivos do sistema operacional e meus programas instalados.

 

Agradeço a ajuda e desejo um ótimo fim de semana para todos!

 

post-302130-0-98130200-1425044946_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja a mensagem que aparece:

 

"Não é possível reduzir um volume além do ponto onde qualquer arquivo não movível esteja localizado."

 

Com certeza deve ser arquivo de paginação, arquivo de hibernação e/ou pontos de restauração do sistema. Experimente desabilitar temporariamente a paginação e a hibernação do sistema e depois tente novamente diminuir o volume:

 

https://support.microsoft.com/kb/920730/pt-br

http://www.hardware.com.br/dicas/desativar-memoria-virtual.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Valeu! Obrigado pela dica!

Não tem nada na Biblioteca na Unidade "C". As imagens, vídeos e documentos estão na partição "E" e como eu relatei antes; preciso criar um DVD com a imagem do sistema do Windows 7 Professional já ativado, com todas as atualizações do Windows Update que fiz até o momento, o Office, Front Page, Avast! Antivírus, e alguns programas que mais utilizo no dia a dia e que dão trabalho para configurar, pois entram em conflito entre eles no Windows 7, como; (BSPlayer - K-Lite Mega Codec Pack 7.9.0 - Subtitle Workshop 2.51 - VirtualDubMod 1.5.10.2 - FormatFactory 2.96), Além de minhas configurações, para quando eu precisar formatar, ou trocar o HD, basta dar o boot com o DVD para iniciar uma instalação personalizada no HD formatado, com o Windows, programas, drivers, etc, sem a necessidade de nenhum programa. 

 

Me indicaram o Macrium Reflect Free! Pela pequena quantidade de programas que tenho instalado deve dar em umas 2, ou 3 mídias. 

Você sabe como fazer um DVD personalizado do Windows 7 com boot, com esse programa, ou com outro software?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me indicaram o Macrium Reflect Free! Pela pequena quantidade de programas que tenho instalado deve dar em umas 2, ou 3 mídias. 
Você sabe como fazer um DVD personalizado do Windows 7 com boot, com esse programa, ou com outro software?

http://lifehacker.com/5894838/customize-your-windows-installation-to-create-the-os-of-your-dreams

Olhe o mapa de ocupação do disco com o Defraggler pra ver qual arquivo que está atrapalhando. O Easeus é mais amigável pra fazer essa alteração.

 

O Auslogics também tem um mapa do disco que mostra os tipos de arquivos: http://www.auslogics.com/en/software/disk-defrag/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o Juliano Reis, os arquivos gigantes, que geralmente ocupam o final do hd e atrapalham a redução do tamanho da unidade são o arquivo de paginação da memória (pagefile.sys) e o arquivo de hibernação (hiberfil.sys).

Para desativar a hibernação e acabar com o arquivo hiberfile.sys, abra o Prompt de Comando em modo Administrador e digite:

powercfg /hibernate off

Se o arquivo hiberfile.sys não for apagado automaticamente voce pode apagá-lo manualmente, após dar esse comando.

De qualquer forma, na próxima inicialização ele não estará mais lá.

Para acabar com o arquivo pagefile.sys voce pode reduzir a memória virtual ao mínimo recomendado para o Windows 7, que é 16 MB, ou pode desativá-la. No meu PC ela está totalmente desativada (0 MB) e nunca deu problema. Mas isso deve ser feito por conta e risco do usuário, pois eu não sei se algum dia ainda irá dar problema.

Enfim, matando esses dois gigantes "folgados" (eles se esparramam pelo HD) voce irá liberar um bom espaço no final da unidade C.

voce também pode fazer uma desfragmentação do HD, para ajudar.

Depois disso, tente reduzir novamente o tamanho da unidade, que provavelmente voce terá muitos gigabytes a mais disponíveis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

* Desfragmente o disco: http://www.iobit.com/iobitsmartdefrag.html

 

* trabalhe com partições usando aplicativos que são executados fora do ambiente Windows:

 

http://www.minitool.com/C3883AF0-D8F8-4CAB-83D8-DA6497F1C8CC/pwfree9.iso

 

- a imagem .iso deverá ser gravada em um cd-r ou rw :

 

http://download.cdburnerxp.se/minimal/97226ea33ca82331f36f1bc8e723679c/5502b2de/cdbxp_setup_4.5.4.5306_x64_minimal.exe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...