Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Diferença de VPN e Link Dedicado


Visitante

Posts recomendados

Olá pessoal do clube, como estão? Sou nova na área :D

Estudo redes e o professor pediu um trabalho em que temos que interligar a rede de uma empresa com 2 filiais que ficam na mesma cidade, porém em bairros diferentes.

 

Ele mencionou VPN e Link Dedicado, mas não compreendi direito, alguem pode me explicar o que é e qual a diferença de VPN e Link Dedicado? :confused:

 

Agradeço muito aos que me tirarem essa dúvida! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link dedicado, a grosso modo, é quando seu computador tem uma conexão direta com o provedor de internet. Não há obstáculos, nem competições (porque temos uma conexão "comunitária", nós usuários). No caso de uma rede no bairro eu duvido que isso seja possível de se fazer sem gastar um dinheirão, pois os postes são alugados. Então os donos dos postes (vamos supor que sejam as companhias de fornecimento de energia elétrica) alugam o espaço dos postes para as empresas de internet, telefone, etc, e você teria ou que contratar esse serviço diretamente com o provedor de internet (presumindo que isso seja possível de fazer na rede deles), ou alugaria o espaço nos postes, o que sairia ainda mais caro.

 

VPN: Rede virtual privada. Basicamente VPN é uma conexão privada entre dois computadores públicos, mas com a vantagem da segurança de uma rede privada interna. Um dos computadores é o servidor, e o resto são os clientes. O servidor proverá uma chave de segurança de autenticação (TLS KEY), certificados, chaves de segurança (KEY), econfigurações para que os clientes possam se conectar. Conectados ao servidor, toda a comunicação é encriptada e não pode ser lida por terceiros. Somente quem tem as chaves, autenticações e configurações consegue se conectar ao servidor. O servidor também pode exigir senha para conexão.

Dessa forma, a matriz pode se comunicar com a filial de forma segura como se tivessem em uma rede privada.

 

Essa rede privada (VPN) entre dois computadores que não estão em um ambiente privado pode acontecer sem o link dedicado, e o link dedicado não é necessariamente uma VPN.

 

Muitos serviços de VPN ajudam também a manter os usuários em anonimato pois toda informação passa primeiro pelo servidor (do serviço VPN) antes de ir em outros lugares. É como se o servidor fosse seu provedor de internet, então seu IP será equivalente ao IP onde o servidor está localizado (país/estado/cidade).

 

Espero que você tenha entendido as diferenças.

 

Aqui explica mais:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link dedicado é uma ligação direta entre pontos. O provedor de serviços vai instalar um modem no ponto A, outro modem no ponto B e estabelecerá uma conexão permanente, exclusiva e com uma velocidade definida entre esses pontos, por isso o nome dedicado. É uma solução de alta qualidade e tem custo mensal elevado.

 

Já a VPN usa a  internet como conexão e adiciona uma camada de segurança a ela, permitindo trafegar dados entre pontos utilizando uma estrutura de banda larga como ADSL, por exemplo. Esta solução é muito barata, mas pode ter problemas de desempenho próprios da internet, tais como lentidão e outros. No seu exemplo existe uma matriz e 2 filiais, então se instalaria um acesso de internet em cada ponto e mais um software de VPN que conectará as redes de forma segura como explicado pelo AmarildoJr .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...