Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Senha no SETUP CMOS BIOS + senha no Win + Boot primario para HD


Posts recomendados

Há tempos, meses, anos que estou pesquisando, procurando, vasculhando a internet a procura de uma solução que parece quase sem solução; e o que desanima: as pessoas leem a descrição e interpretam quase 100%, e dai vem a resposta proximo do que se esperava, mas nunca 100% compatível com a interpretação, faz parte da vida ... Vou a pergunta:

Preciso deletar, apagar, zerar, retirar, mover a senha de um SETUP, CMOS, BIOS... enfim "deletar a senha do Setup" de um micro e/ou notebook que se encontra nas seguintes condições (não é uma ou outra condição, SÃO TODAS as condições ao mesmo tempo):

 

  1. Existe uma senha no SETUP (ou CMOS ou BIOS... enfim "senha do SETUP"), senha desconhecida;
  2. Existe uma senha no Windows (seja Windows XP, Vista, 7, 8, etc), senha desconhecida;
  3. O micro (ou notebook) é novo (tendo lacre ou não, estando ou não na garantia ou não, etc): o ponto chave é não abrir a maquina para fazer o esquema de zerar a BIOS por jumper ou bateria da placa-mãe, este esquema é tranquilo...;
  4. o Boot primário está direcionado para o H.D. e não para o drive de CD\DVD (gravadora de CD\DVD); discartem a possibilidade de boot por USB, REDE, etc, o foco é MUDAR o boot primário do H.D. para a gravadora de CD\DVD (lembrando que há uma senha no SETUP e não deve-se abrir o micro para jumpeamento ou esquema de bateria para zerar a senha da BIOS);
  5. em alguns computadores ao dar-se o boot, durante o POST, o direcionamento (ou escolha) de boot pelas teclas de F1 a F12, ou outras teclas, às vezes não funciona, para poder-se ter um pequeno menu de seleção de opção de preferência de boot...
  6. o fato não está ocorrendo na realidade, MAS já ocorreu-me o fato, e com certeza haverá mais ocorrências, e eu não sei a solução para o problema.

Relembrando: todos os cinco (05) primeir0s itens acima são situações que estão em uma mesmo fato; os intens não estão de forma isolada, todos os itens ocorrem ao mesmo tempo ...

Conclusão:
você tem uma máquina com senha desconhecida no SETUP, uma outra senha desconhecida no Windows, o boot primário está para o H.D. e você não pode abrir a máquina para jumpeamento ou esquema de bateria da placa-mãe. O objetivo é deletar a senha da BIOS (ou CMOS ou SETUP), sem abrir o micro.

Estou a procura desta resposta há mais de 04 anos, é um desafio pra la de cabeludo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caríssimo amigo PPK2

Bom dia / tarde / noite

 

Obrigado por responder-me... já estava quase desistindo de ter uma resposta de alguém.

 

O link (   http://dogber1.blogspot.pt/2009/05/table-of-reverse-engineered-bios.html  ) que você indicou-me é de enorme ajuda, contudo pelas minhas condições de vida, não sei inglês, mas tentarei a tradução no Google tradutor ...

 

Contudo há alguns computadores que não geram o "System Disabled", exemplo disto é a máquina que estou usando neste momento, digitei a senha do setup 03 vezes para ver se gerava a mensagem "System Disabled" e o tal código, ocorreu que após digitar 03 vezes uma senha errada, o micro deu-me a opção "F1" e rebootou...

Contudo vejo que o caso parece, para algumas outras pessoas, um caso impossível, inexistente em outro forum :  www.hardware.com.br/comunidade/senha-setup/1364608/

 

Sinto na minha intuição que a solução existe, é mais ou menos simples, possível e nada impossível como outros colegas do forum www.hardware.com.br/comunidade/senha-setup/1364608/

 

Também sinto que existe outro caminho possível pelo "prompt do MS-DOS" (ou prompt de comando), quando dá-se o boot (e/ou dentro do POST que está contido dentro do boot) precionando-se a tecla "F8" (no caso do Win XP e 7) e selecionando-se o "modo de segurança" (ou "modo seguro" ou "Menu de opções avançadas do Windows") dentro do qual haverá a subopção "Modo seguro com prompt de comando (que é o "Prompt de comando" via MS-DOS), e assim, se neste "Prompt de comando" (seja no Win XP, 7, Vista e 8) se houver suporte para CD\DVD no "Prompt de comando" (não sei se isto é possível), pode-se direcionar para o CD\DVD digitando-se: "[drive CD\DVD]:\ "  exemplo: "d:\"  desta forma pode-se inserir uma mídia de CD\DVD contendo um "Hirens Boot CD" ou "Ultimate Boot CD" ou  o programa KillCMOS ou o programa CmosPwd ou outro programa que delete, mostre, etc a senha da BIOS \ CMOS \ SETUP  (não sei qual é a diferença entre os termos BIOS \ CMOS \ SETUP, para mim e uma coisa só).  O que escrevi até é apenas uma o que acho que parece que está certo, não tenho certeza, não sou expert em informática, mas sempre busco, pesquiso sobre o assunto e tendo compartilhar o que aprendi.

 

Mas você fez-me raciocinar mais ... então surgiram-me algumas dúvidas, caso você possa ajudar-me e convido pedindo ajuda a todos:

acho (digo: "acho") que a chave ou a fechadura (sem a chave) do "inicio" da solução da questão que iniciei este tópico está durante o
POST e/ou BOOT ... , ficar apertando (e não apertar uma vez) as teclas para ter-se acesso ao "modo de segurança" (F8) ("F8" eu sei que esta entra no Win XP), e depois selecionar a opção 'modo de comando' (prompt do MS-DOS). Logo pergunto:

1) durante o POST e/ou BOOT este 'modo de comando' (prompt do MS-DOS) está presente nas versões do Win XP, Win Vista, Win 7 e Win 8 ?
2) quais as teclas devo ficar precionando para cada respectiva versão do Windows, durante o POST e/ou BOOT, para ter-se acesso ao 'modo de comando' (prompt do MS-DOS) (não se se para todas as versões do Win deve-se primeiro acessar o "modo de segurança") ?
3) o 'modo de comando' (prompt do MS-DOS) somente é acessado (durante o POST e/ou BOOT) através da opção "modo de segurança" ou há um caminho direto dependendo da versão do Windows (XP, Win Vista, Win 7 e Win 8) ?


Obrigado, aguardo um retorno assim que possível ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

A minha resposta foi baseada nas suas duas primeiras frases :

  1. Existe uma senha no SETUP (ou CMOS ou BIOS... enfim "senha do SETUP"), senha desconhecida;
  2. Existe uma senha no Windows (seja Windows XP, Vista, 7, 8, etc), senha desconhecida                                                      

Na minha análise, ( Existe uma senha no BIOS e uma no sistema ) portanto se iniciar pelo Bios irá pedir essa senha se iniciar pelo sistema irá pedir outra.

 

Opções: Nas máquinas novas, F8, repor o sistema de fabrica. Após arrancar de novo, reinstalar um Update do Bios Via S.O. 

Note que nenhuma máquina vem com senhas no BIOS ou no S.O de fábrica, logo não é possível acionar a garantia.

Outra opção foi aquela que lhe dei, podendo não funcionar em todos os Bios.

Ainda outra: Se a senha estiver somente no Setup da máquina e ela der o Boot normal, você pode ir no prompt do MSDOS e digitar os seguintes comandos: 

DEBUG - ENTER
0 70 2e - ENTER
0 71 ff - ENTER
q - ENTERq 

Se asenha está no sistema.
Para BIOS AMI 
Digite: AMI quando ele pedir o Password e tecle <ENTER> 
Para BIOS AWARD 
Digite: BIOSTAR e tecle <ENTER> 
Caso os comandos acima não resolvam, tente fazer o seguinte: 
Quando pedir o Password, Tecle TAB tecle NUM LOCK para ele ficar ativado e digite 589589 e tecle <ENTER> 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro PPK2

 

Bom dia !

 

Obrigado por responder-me.

 

Sobre o link que passou-me

 http://dogber1.blogspot.pt/2009/05/table-of-reverse-engineered-bios.html

eu até achei o mesmo em PT-BR:

http://www.dicasparacomputador.com/programas-remover-resetar-senhas-bios-flashrom-cmos

 

Contudo como no meu micro não aparece o "System Disabled" após digitar senhas erradas da que foi inserida na BIOS ,,,

e no link eu não sei manusear / usar "Hash Codificação" e o "Scripts".

 

Sobre a outra questão que eu escrevi: 1) e o 2) e 3) eu achei também o link:

http://www.computerhope.com/issues/chsafe.htm    (usei o Google tradutor...)

 

Quanto a questão:

"A minha resposta foi baseada nas suas duas primeiras frases :

  1. Existe uma senha no SETUP (ou CMOS ou BIOS... enfim "senha do SETUP"), senha desconhecida;
  2. Existe uma senha no Windows (seja Windows XP, Vista, 7, 8, etc), senha desconhecida           "

... o item "Existe uma senha no Windows (seja Windows XP, Vista, 7, 8, etc), senha desconhecida  " eu utilizo o CD do Hirens Boot Cd para deletar a senha do Windows, o que está queimando a minha cuca é deletar a senha do BIOS sem abrir a torre (é menos trabalhoso, mas pode-se haver outros motivos fortes que impeça de abri-la...)

 

"Outra opção foi aquela que lhe dei, podendo não funcionar em todos os Bios."  é isto que estou também anexando em toda questão do tópico: um meio de deletar a BIOS sem abrir a torre (é uma questão) e que este "meio" seja, se possível, seja um meio "universal" (não sei se haverá solução recheada de tanta sorte (rs) ) ... mas não custa tentar, buscar, pesquisarmos sobre as possibilidade de existir ... às vezes, nem exite, mas pode ser que a solução esteja em um conjunto heterogênio de ferramentas, processos, etc que "transforme" na "solução universal" para todas as BIOS de todos os fabricantes.... esperança é que não nos falta...

 

Já em :

 

"

Ainda outra: Se a senha estiver somente no Setup da máquina e ela der o Boot normal, você pode ir no prompt do MSDOS e digitar os seguintes comandos: 

DEBUG - ENTER
0 70 2e - ENTER
0 71 ff - ENTER
q - ENTERq

"

também eu pesquisei na internet sobre "senhas mestras para BIOS" e achei o link:

 

http://www.dicasparacomputador.com/gerador-online-senhas-bios-hdd-padroes-utilizadas

 

QUE inclui um cuidado:

"Atenção: Cuidado ao utilizar esta técnica de tentativa e erro, pois em certos computadores ao errar demais as senhas, poderá fazer com que o aparelho fique bloqueado em definitivo, sendo desbloqueado depois apenas por um técnico da fabricante ou mesmo deixando-o sem bateria por dias."

 

bem como está descrito no link:

 

no link http://www.uktsupport.co.uk/reference/biosp.htm (o qual dá várias senhas de fabricante para suas respectivas BIOS)
diz
"CUIDADO: algumas configurações BIOS podem travar seu sistema se vote digitar INCORRETAMENTE a senha (no caso a senha do fabricante) mais de 03 vezes"...

WARNING: Some BIOS configurations will lock you out of the system completely if you type in an incorrect password more than 3 times. Read your manufacturers documentation for the BIOS setting before you begin typing in passwords.

Isto "seria" então uma solução, porém uma solução, pelo visto, não viável ?!!?
dentre os links que pesquisei, o citado acima (http://www.uktsupport.co.uk/reference/biosp.htm ) será que as senhas de fabricantes que estão no link mencionado, será que são senhas que são válidas para as versões das mesmas BIOS (e fabricantes) na atualidade ?!?

 

E outra: para a solução de não digitar-se a senha mestras 03 vezes errada e não deixar travar a máquina, eu penso que se digitar-mos somente 02 vezes a senha mestra e se não der certo, então rebootamos o micro e tentamos o processo novamente digitando somente 02 vezes a senha mestra e se não der certo, vai-se repetindo o processo até que dê certo ou acabe-se as senhas para aquela BIOS... ai temos que caçar outra solução ...

 

 

========================

O caso seria muito mais complexo se a senha não fosse somente no SETUP, mas se fosse muito pior:

ao ligar-se o micro/notebook, etc a senha estaria (via configuração de SETUP) instalada ANTES do BOOT/POST (que alguns fabricantes de BIOS / SETUP / CMOS acionam como opção), independente se posteriormente houvesse senha no SETUP e/ou S.O., desta forma, ai sim,  vejo como solução:

1) a peleja por senhas mestras, e caso não dê resultado, então:

2) necessariamente, obrigatoriamente, único recurso mesmo: abrir a torre e fazer o jumpeamento e/ou retirada da bateria.

 

 

===================

 

Eu observei outro site contendo senhas mestras:

 

http://www.uktsupport.co.uk/reference/biosp.htm

 

=======================

 

Caro amigo, diga-me uma questão:

 

caso eu consiga, durante o POST e/ou BOOT, ter acesso ao 'modo de comando' (prompt do MS-DOS  ou prompt de
comando), na jenela do ""Menu de opções avançadas do Windows"",

 pergunto: no "prompt de comando" ou "Modo seguro com prompt de comando" , "sempre" haverá suporte ao drive de CD/DVD em que eu consiga acessar o drive de CD/DVD digitando: "[letra do drive]:\", ex.: "d:\" ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

 Não vai conseguir entrar no prompt de comando ou prompt do MS-DOS antes do BIOS, também não vai conseguir entrar em modo seguro porque existe uma senha no BIOS e outra no sistema.

 Não entendi uma situação : No inicio do post refere que já pesquisa há anos/meses uma solução para o problema, agora refere que no seu micro não aparece algumas opções...Afinal precisa de uma resposta para si ou o seu micro está com senhas instaladas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro PPK2

Bom dia !

Obrigado por responder-me.
Meu Deus, agora vejo que escrevi algo errado, peço 1.000 perdões, talvez isto tenha

dificultado todo o meu tempo de pesquisa...
1) Existe a "senha de BOOT"  que é exigida ANTES do boot, que é uma situação mais extrema

do que eu inseri no início deste tópico.
2) Existe a "senha de SETUP" (ou "senha de BIOS") que é exigida (quando, geralmente, durante

o boot pressiona-se, geralmente, a tecla "DEL") somente quando se deseja entrar no BIOS para

configuração do SETUP... como eu sou ignorante... peço perdão.
3) e há como colocar-se, em algumas placa-mãe, "senha de BOOT" e "senha de SETUP";

Caro PPK2, peço o obséquio, a gentileza de perdoar-me, pode até chingar-me... a senha que

refiro-me é

"2) Existe a "senha de SETUP" que é exigida (quando, geralmente, durante o boot pressiona-se,

geralmente, a tecla "DEL") somente quando se deseja entrar no BIOS para configuração do

SETUP... como eu sou ignorante... peço perdão."  

Logo esqueçamos a  "senha de BOOT" (que está um nível de extremo da situação do tópico) e

referimo-nos sempre à "senha de SETUP" --> disto peço-te por gentileza e obséquio, que

diga-me se esta definição está correta ...

Tanto disto, que você escreveu-me:

"Ainda outra: Se a senha estiver somente no Setup da máquina e ela der o Boot normal, você

pode ir no prompt do MSDOS e digitar os seguintes comandos:

DEBUG - ENTER
0 70 2e - ENTER
0 71 ff - ENTER
q - ENTERq "

... desmembrando: "Se a senha estiver somente no Setup da máquina" (senha somente no

SETUP ou "senha de SETUP" ou "senha de BIOS")  e ela der o Boot normal (se der o Boot

normal, como ocorre, então não existe uma senha "para o Boot", senão o Boot não é

carregado, e nadinha é carregado... e na questão do início do tópico a senha está no SETUP...

e eu confundi, pois não sabia (perdão), que a expressão "senha no/do SETUP" (ou "senha

de/no BIOS") é uma coisa, e "senha no BOOT" é outra situação completamente diferente ... para

mim "senha de BOOT" era o mesmo que "senha de SEUP" (que é o mesmo que "senha de

BIOS"))

... 04 anos pensando errado ....

" já pesquisa há anos/meses uma solução para o problema" com certeza ! Contudo faz uns 03

meses que "descobri" em debater a questão dentro de fórum de informática ! Antes não havia

com quem eu debater o assunto, e geralmente os "conhecidos" (e entendidos de informática)  

da cidade são pessoas "fechadas" (aquele sentimento de querer saber mais, porém sem

compartilhar, algo assim).  Logo o meu "estudo" sobre o assunto, foi só leitura, pesquisa,

leitura, pesquisa, ... lógico que não todos os dias, mas quando havia-me tempo ...
 Já venho há mais ou menos 04 anos ..., a ideia, a dúvida surgir quando pesei em uma situação

extrema em eu poderia receber um cliente nesta situação (texto do início do tópico), então

ajuntei este "ideia / dúvida / questão / situação incomum, rara" com senha no SETUP e senha

no Win ao mesmo tempo, em que o dono (cliente) do micro possa vir esquecer ambas, ou

alguém querer prejudicar o mesmo, inserindo ou modificando a senha de SETUP e Win de um

micro/notebook de outrem... então, estou usando a minha máquina como teste de provas,

correndo o risco de eu perder meus arquivos no meu micro, ou algo parecido, torço que nada

disto ocorro.
No intervalo destes 04 anos, quando completou-se 3 anos e uns 06 meses, não é que

apareceu um cliente com a situação "idêntica" ao que descrevi no início deste tópico. O

problema maior é que não foi um desktop, mas um notebook cuja bateria não era uma 2032,

mas uma bateria soldada, redonda e azul. Conclusão: eu não sabia que existia bateria soldada,

e pior: eu não sei trabalhar com solda.
Parece... que eu "atrai" tal situação para mim. Disto tudo, não tive outra saida: no dia seguinte,

eu sem saída, o micro com uma senha de SETUP que o dono do notebook havia esquecido,

uma senha de Win a qual foi mudada por alguém que não foi o dono do micro (o qual não sabia

quem fez a mudança); a bateria que eu não pudia remover, não havia jumpeamento para

resetar a bateria (um negócio de doido), desde então, pedi minhas sinceras desculpas e

dispensei o cliente, infelizmente, isto não postou ponto positivo a reputação, mas sim a minha

falta de informação ... assim eu conclui... e disto tudo, diante do desconcerto da situação.
A minha dúvida foi "concretizada" em eu saber a solução. Desta data (03 anos e uns 06 meses)

fiquei obsecado para encontrar a solução. Logo inseri uma senha no meu Windows, e uma

senha no SETUP.
Quando eu ligo meu micro, eu logo fico precionando F8 .... até entrar no "Menu de opções

avançadas do Windows" (ao menos na minha placa-mãe eu consigo acessar isto), e disto eu

consigo ver e acessar a opção tanto o "modo seguro" como o "modo de comando" (prompt do

MS-DOS  ou prompt de comando), isto eu não sei se ocorreria com outros micros e com outros

computadores. E penso que a situação do cliente que trouxe-me o seu micro na descrição

deste tópico, a probabilidade pode ser pequena, mas não deixa de existir a probabilidade de

um outro cliente trazer-me outro micro na mesma situação.  Desde então estou usando meu

proprio micro como "laboratório" (com senha no SETUP e Win --> a senha do Win até que não é

a mim um problema, pois se eu pegar um micro que tenha senha somente no Win e não no

SETUP, eu utilizo o "Hirens Boot CD" e consigo remover a senha do Win) ... disto eu corro um

certo risco de ocorrer algum problema no meu micro e travar tudo, e havendo meus arquivos

dentro de minha máquina... pois não posso primeiramente fazer os testes no micro de um

cliente, senão queima o meu perfil ainda mais se eu "perder" os arquivos do cliente.
Já perguntei a outros conhecidos meus sobre tal situação: sempre dão o caminho e a solução

de como deletar a senha do Win, e se esquecem que no conteúdo do assunto há uma senha

no SETUP, e disto dizem: "não há como se você fazer ou o jumpeamento ou a remoção

provisória da bateria", disto eu relembro-os "o cliente não quer que eu abra a torre, ou a torre

nnão pode ser aberta senão rompe o lacre e o cliente perde a garantia".
Por fim, precinto que há como deletar a senha da SETUP sem precisar de abrir a torre...

Meu micro tendo senha tanto em SETUP como em Win (ambas eu sei, mas não saberei de um

micro de cliente que ou esqueçou ou alguém modificou de alguma forma), realmente, fiz o

teste, meu micro não aparece o "System Disabled" após digitar 03 (três) senhas erradas da que

foi inserida na SETUP, .. após eu digitar a 3ª senha errada de SETUP o micro dá-me a única

opção: "F1", e ao precionar "F1", o micro auto reboota...
Contudo meu micro tem a opção "F11" --> selecionar um opção de direcionamento de boot:

seja para CD\DVD, H.D., etc... mas se o micro do cliente não houver tal opção.
O micro do cliente que eu descrivi logo acima (que dispensei) tentei teclas de "F1" até "F12",

dentre oturas teclas e nehum resultado ....


"Afinal precisa de uma resposta para si ou o seu micro está com senhas instaladas?"
Inseri e sei quais são as senhas do Win e SETUP de minha máquina, mas quero é saber uma

solução do conteúdo do cabeçalho do tópico para mim, para todos, isto é uma situação que

não ocorre com frequencia, mas que pode vir ocorrer a qualquer momento, com qualquer

técnico, sem prévias de aviso.
É como pesquisar a cura para uma doença (acredito neste caso é que seja muito mais

complicado), mas na informática é tudo uma questão de "bit 0" e "bit 1"... acredito que exista

uma solução que seja "universal" para esta questão de deletar a "senha do BIOS / SETUP", não

através via Windows tendo o acesso ao Windows, mas via MS-DOS, prompt de comando,

estando-se entre "o BOOT" e o "S.O. ainda não carregado".

"Quando Thomas Edison inventou a lâmpada, ele não inventou na primeira tentativa, mas não

fez mais de mil tentativas, até o ponto de que alguém perguntou-lhe por que ele persistiu na

construção de uma lâmpada, se depois de mais de 1000 tentativas tinham falhado mais do que

falhas, Edison, disse que eles não são falhas, eu comecei a saber mil maneiras de como não

fazer uma lâmpada"...

Isto pois, Thomas Edison foi julgado como louco, pelos juizes, por toda comunidade cientifica

da época, pessoas de alto escalões, etc, etc ...

Espero não ter o privilégio de chegar a 1/5 de tentativas de mais de 1000 de achar a solução

para este tópico - rs. Muito menos ser chamado de doido, ... mas disto já fui chamado .... em

outro forum diferente deste ...

========================
Corrija-me se eu estiver errado, por favor:

"senha de BIOS" é o mesmo que "senha de SEUPT"  e/ou "senha de CMOS"!?
Na questão de "senhas mestra", nos links das mensagens minhas anteriores, os links referem-

se "senhas mestras" para BIOS quando há "senha de BIOS" ( "senha de SEUPT") e não a

"senha de Boot", logo observo (corrija-me e eu estiver errado) que não existe "senha mestra"

para "senha de Boot", a solução para deletar a "senha de Boot" seria: ou sabe-se a senha que

inseriu-se na "senha de Boot"  ou terá que abrir a torre (ou notebook, etc) para remover a

bateria e/ou fazer a jumpeamento da bateria para deletar a "senha de Boot". .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem mano, você para escrever está por ai... ;)

 

 Agradeço que se possível faça perguntas/respostas mais rápidas e conclusivas.

 No mundo da informática estamos sempre a aprender, pois o que é hoje amanha já não é.

 Nos Notebooks com pilha soldada e para resetar o Bios procede-se quase da mesma forma, só que em vez de retirar a pilha deverá dessoldar-se um dos contatos.

 

 Em relação há sua pergunta final e para ter uma ideia : O termo Setup também é utilizado sinónimo de ( Bios - Basic Output System ) é o sistema básico de entrada/saída, isto é, um software que reconhece os dispositivos necessários para carregar o sistema operativo na memória ROM do computador. O Bios está instalado num chip da Motherboard.

 Pode-se dizer que a configuração mais básica dum computador se encontra no Bios. é por esse motivo que o Bios é denominado setup. Este programa verifica o hardware, inicia os circuitos, periféricos e dispositivos a baixo nível e carrega o sistema de arranque dum sistema operativo.

Abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

"Ao abandonar o seu Tópico sem dar um parecer não contribui para a comunidade, nunca abandone sem relatar qual a situação " -  peço perdão... minha situação é que as vezes eu demoro a responder, pois procuro pesquisar na internet para elaborar as perguntas, mas nem sempre consigo achar o que procuro, peço desculpas.

 

 

 

Caro PPK2 Bom dia / tarde /noite. Com toda certeza: Não vai conseguir entrar no prompt de comando ou prompt do MS-DOS antes do BIOS, também não vai conseguir entrar em modo seguro porque existe uma senha no BIOS e outra no sistema.” – você tem razão....

Fiz o teste:

(Windows 7):

Se há senha no Win, mesmo no "prompt de comando" irá carregar o Win e pedirá a senha do usuário administrativo:
Fiz o teste do prompt, procedeu como você disse: irá carregar o Win da mesma forma e para entrar no usuário administrativo pedirá a senha do usuário; eu pensei que iria entrar em modo de "prompt de comando" (janela de MS-DOS como eu havia imaginado idêntico ao velho Win 98, mas não foi...) !
Como eu estava iludido que seria possível, pensei que se pressionando-se o "F8" durante o Boot, e entrando-se na janela "Menu de opções avançadas do Windows", e tendo o objetivo de não selecionar o "modo seguro" , mas de selecionar o "prompt de comando" (a qual iria abrir uma janela do MS-DOS, como no antigo Win 98) , e caso entrasse realmente na janela do MS-DOS, era só apenas digitar o comando "d:\", direcionando-se para o drive de CD\DVD, inseriria uma mídia CD\DVD contendo programas que ajudaria a deletar a senha do BIOS; contudo, não sei se é por que existe a senha no Win, mas acho que é independente de haver ou não senha no Win, direcionou foi para o carregamento do Win (como se houve um boot normal, em seguida carregaria normalmente o Win...) e expondo o usuário o qual selecionado, pede-se a senha do usuário normalmente.

Reconheço que nas condições no início do tópico não será possível.

Mudando-se o item 4 do início do tópico em questão :

onde se lê:
"4. o Boot primário está direcionado para o H.D. e não para o drive de CD\DVD (gravadora de CD\DVD); discartem a possibilidade de boot por USB, REDE, etc, ..."

leia-se:
"4. o Boot primário está direcionado para o H.D. e não para o drive de CD\DVD (gravadora de CD\DVD); mas havendo a possibilidade de boot por USB, REDE, etc, ..."

 

O que deixou-me mais intrigado, é sobre o que eu mesmo postei do item 5 do início deste tópico :

"
5. em alguns computadores ao dar-se o boot, durante o POST, o direcionamento (ou escolha) de boot pelas teclas de F1 a F12, ou outras teclas, às vezes não funciona, para poder-se ter um pequeno menu de seleção de opção de preferência de boot... "

... pois o notebook que peguei, na época, nenhuma tecla de F1 a F12 deu resultado, durante 12 reboots ... ai... eu fiquei mais perturbado ainda ...

... perguntei a um colega dias destes passados sobre a questão das teclas "F", ele disse-me que mesmo havendo ou não senha na BIOS e/ou Win, nas placa-mães sempre existe a alternativa de mudar-se o direcionamento do boot temporariamente (evidentemente sem entrar no SETUP da BIOS), fazendo-se da seguinte forma: quando ao dar-se o boot, durante o POST, pressionando-se uma das teclas "F" (F1 a F12) , ou outras teclas, aparecerá um menu de seleção de opção para selecionar o direcionamento (ou escolha), a preferência de boot será mudada apenas naquele momento, não alterando-se, assim, o SETUP do Bios, mas só para aquele momento... e assim poderia escolher um boot momentâneo para USB, rede, cd-rom, etc ...

E como eu havia escrito pelos inicios do tópico, a máquina que apareceu com senha no BIOS e Win, foram feitas 12 reboot, testando-se, respectivamente a cada boot, as tecla F1 a F12... e não aparecia o tal menu de opção alternativo (temporario) de boot ... não sei se seria outras teclas diferentes da citada, mas lembro-me de que o notebook ou era um Acer ou um Lenovo, por fim, não funcionou o tal boot temporário... mas fiz o teste em meu desktop (que tem senha no Win e Bios) e apareceu o mencionado menu para escolher o boot momentâneo para USB, rede, cd-rom, etc ...

Minha dúvida: esta "alternativa de mudar-se o direcionamento do boot temporariamente" é uma opção existente em todos os modelos de Bios, desde as versões antigas até as atuais ?
E no caso deste notebook que descrevi, será que havia algo errado nele que não funcionou as teclas F1 a F12 ?
Pois esta foi uma das minhas fixação exagerada de opção de direcionamento de boot, o que levou-me a pensar que nem todas os BIOS tem esta alternativa, ou talvez somente alguns BIOS a tem... !
Esta opção momentânea de boot existe em todas modelos de fabricante de BIOS desde os modelos/versões antigas ?

Para deletar a senha do Win, em micros sem a senha de BIOS, eu booto a máquina com o Hirens Boot CD, e não reparei qual é o nome do programa que está incluso no Hirens que faz a função de deletar a senha do Win ... , eu seleciono a opção "Offline NT/2000/XP/Vista/7 Password Changer", e depois vem uma sequência de escolhas de opção que tive que anotar, por fim, reboot na máquina, e não pede mais nenhuma senha do Win 7 (mais especificamente do usuário administrativo).

 

Não descartando o que conversamos sobre senhas mestras (no caso, senhas mestras para BIOS,  e não para senha de Boot – que eu fiz confusão...), quais os nomes de programas existentes para retirar senha de BIOS ?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... abri a torre e removi a bateria 2032 (realmente, como vocês disseram, não havia outra maneira...) , a senha do SETUP / BIOS / CMOS foi deletada; rebootei o micro, entrei no SETUP (já sem a senha) depois tive que reconfigrar o BIOS de forma básica, pois não sei configurá-lo 100%.  Ficou então somente a senha do Win para remover ...

Rebootando o micro, e entrando noSETUP / BIOS / CMOS, direcionei o boot primário para driver de CD-ROM... e assim:

Para mover a senha do Windows, fiz o boot pelo Hirens Boot CD,  seleciono a opção "Offline NT/2000/XP/Vista/7 Password Changer" e retirei a senha do Windows.

Conclusão: senhas deletados do SETUP / BIOS / CMOS e do Windows.

 

Contudo, em outra situação, caso eu somente teria a senha inserida no  SETUP / BIOS / CMOS, e não tendo-se senha no Windows, eu dando o boot normalmente, entrando no Win, e pelo prompt de comando do Windows (já carregado), tendo o objetivo de remover a senha do SETUP / BIOS / CMOS via Windows, dúvida: 

eu inseriria uma mídia de CD\DVD contendo  programas especificamente gravados nesta mídia de CD\DVD. e pelo prompt de comando do Windows (já carregado), eu executando programas especificamente gravados no CD\DVD  eu conseguiria  deletar a senha do SETUP / BIOS / CMOS ???

Quais programas especificos existentes para deletar senha SETUP / BIOS / CMOS, independente  ou  não se for via prompt de comando do Windows (já carregado) ???

 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

Para configurar o Bios, faça um reset, ou dentro dos quadros do Bios em  ( Exit ) confirme ( Load Setup Defaults )  ( F10 ) ( Safe and Exit ).

Em relação a programas para remover a password do Bios não conheço nenhum, por norma utilizo o Hirens Boot.

 

Resumindo as 3 maneiras que utilizo : 

Com o CD do Hirens Boot

Pelo Prompt de comando

Fazendo reset ao Bios 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...