Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Há algum erro neste circuito de controlador de motor DC?


nick4xd

Posts recomendados

Fiz o teste na protoboard, e mesmo usando 3 pilhas (não chequei a tensão, mas são novas), o motor faz apenas um ruído muito baixo, que varia conforme a variação do potenciômetro..

 

Alguns detalhes que possam ter ficado meio obscuro:

 

Uso um capacitor cerâmico, e na NF está dizendo isso: 100KPF (Presumo ser 100 mil pico farads). Está o código 104, o que confirma o valor correto do capacitor, porém, ele é de cerâmico, o que faz todo o sentido para esse projeto.

 

O transistor tem como nome completo, este: BC337-25 M1 E

 

E o resistor utilizado no potenciômetro, são de 2k2, e não 2k.

 

Será que o problema foi falta de tensão?

 

Att, 

Yago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

esses controles, tem de se cuidar que o tal ruído é o kicking noise... o pulso do motor, em velocidades baixas.

 

se não me falha, em alguns circuitos isso era corrigido com diodo em paralelo ao motor, estou no trampo, e sem o link.

 

Quanto a esquentar, em alguns outros que vi, tinha de ser colocado também diodos, se não me falha a memória, do tipo schottky, visto que o aquecimento era causado por reversão de corrente.... ou algo parecido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

OBS: Quando um transistor (Q3) esquenta muito, é sinal de que? Devo trocá-lo por qual? A resistência na base dele interferia no que?

 

pouca corrente na base fá-lo não saturar direito. trocar por um darlington ou mosfet canal n.  interfere na baixa corrente de coletor fazendo-o aquecer por não saturar

 

obs: deve interferir na frequencia

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...