Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abrir uma outra aba quando a planilha do excel for aberta!


Posts recomendados

Boa tarde amigos.

 

Preciso de ajuda em 2 coisas, rs. Preciso de aprender a bloquear planilha no excel de um modo que não consiga se desbloqueaar com aquele codigo VBA, preciso bloquear o código VBA também, se alguém puder me ajudar. E preciso que faça igual a planilha que vou anexar como exemplo, que quando abrir essa planilha do excel, abra se uma nota para colocar instruções de uso da planilha, como faço isso? Por favor, se alguem puder me ajudar.

 

Obrigado desde já.

PilarMetalico2010.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juste

 

Não conheço nenhum bloqueio no excel que seja imune ao código VBA, todos são quebrados por ele (até onde vai meu conhecimento).

 

Com relação ao bloqueio do módulo de programação do excel, é o seguinte:

  1. Abra sua planilha
  2. Acesse o módulo de programação (Alt+F11)
  3. Clique em Ferramentas e aponte para Propriedades de VBAProject
  4. Clique na aba de Proteção
  5. Clique em Bloquear projeto para exibição
  6. Defina uma senha
  7. Clique em OK e pronto!

Com relação a abrir uma 'nota' de como utilizar a planilha, depende de como você quer, pois isso pode ser gerado de várias formas.

  1. por uma caixa de mensagem padrão do Windows com o botão OK no rodapé para fechar.
  2. por um aba específica com essas anotações de como usar e, uma vez que o usuário clique em "ok", ele é então redirecionado para as abas úteis do arquivo
  3. por um formulário com texto formatado (semelhante ao 1, mas mais bonito)
  4. por exibição de uma imagem
  5. etc
  6. etc
  7. etc

O que prefere? Qual o conteúdo dessas notas de utilização do arquivo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria que do mesmo modo do exemplo que mandei no anexo, só com algumas modificações. Ao abrir o excel a caixa de mensagem abra junto com a planilha, para explicar como utilizar a planilha e um botão, um botão do lado superior direito com o nome de "Planilha" que ao clicar nele feche a caixa de mensagem e visualize a planilha, e um botão centralizado no rodapé da caixa de mensagem com o nome de "Informações" ou "Sobre", para colocar o nome do autor da planilha. Ah, e acima colocar os logos, imagens como a planilha de exemplo acima. Por favor, se puder me ajudar fico muito grato. Obrigado  


o conteúdo é um trabalho da faculdade, é que ainda não sei bem como vou escrever, explicar a planilha, precisava que me ajudasse com o código VBA e como inserir uma caixa de mensagem como essa da planilha de exemplo, que vou tirando dúvidas com você o que não conseguir fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, então vamos por parte.

 

Primeiro, acesse o módulo de desenvolvimento VBA do Excel (Alt+F11), então crie um novo formulário (Inserir > UserForm) e nele você vai inserir os seguintes componentes de controle:

  • 2 botões (um "Planilha" e outro "Sobre")
  • Um "Multi-páginas"

A partir daí, você precisa fazer segundo o seu gosto, ou seja, aumentar as dimensões do formulário para comportar todas as imagens e texto que você inserirá, o mesmo serve para o objeto "Multi-páginas".

 

Com essa estrutura montada, você vai inserindo as imagens e/ou os textos usando o objeto Imagem e Rótulo, respectivamente.

 

Depois disso montamos a programação.

 

Você tem alguma noção para criar e editar um formulário? Aqui eu preferi te dar as orientações... mas se preferir que eu faça tudo e explique depois, tudo bem também. Você quem escolhe :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer como você me explicou, vou montar o formulário, inserir os botões e imagens, ai volto e você vai me ajudando na parte da programação, qualquer coisa eu mando o arquivo pra você, e você faz pra mim, se não for muito incomodo, ou vai tentando me ajudar a fazer a programação, pois não sou muito bom com códigos VBA, sou meio leigo no assunto. Vou fazer e volto pra me ajudar mestre minoso.

 

Obrigado por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juste Ok cara, estou aqui para ajudar, independentemente da forma que optar ;) Não se preocupe. Por mais que eu fizer o arquivo todo pra você, não vou simplesmente anexá-lo aqui, vou inserir um texto explicativo com o que foi feito. Afinal a ideia é aprender, certo? :)

 

O objeto "Muti-Páginas" parece complexo, mas não é, ok? Com uma ABA selecionada você insere tudo o que quer dentro dela, depois clica na segunda aba e insere tudo mais o que precisa na segunda aba, e assim por diante... Não é difícil.

 

De qualquer forma, depois que a parte da estrutura estiver pronta, pode me mandar o arquivo e aí programaremos juntos ou acertamos alguns detalhes da estrutura do formulário antes da programação.

 

Adianto que o que você precisa é simples, vai gostar de aprender ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @minoso

 

Agora consegui um tempo pra responder o post, então consegui colocar a imagem, montei todo o formulario que quero colocar, so que agora quero fazer algo um pouco diferente, minha planilha é de cálculo estrutural, ela ja esta calculada, quero simplesmente (acho que não é tão simples assim), colocar um botão com o nome "Gerar Relatório", que ao clicar abra um formulario com o passo a passo dos resultados da minha planilha. Será que é muito difícil isso pra voce me ajudar? Fico no aguardo, desculpe a demora, e obrigado pela ajuda.

 

abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juste

 

Vou precisar que você desenhe para eu entender... hehehe

 

Se possível, envie um exemplo do arquivo aqui no fórum para eu dar uma olhada e ver o que exatamente você precisa.

 

Também preciso de uma boa explicação de que dado você quer tirar da planilha e quer mostrar nesse formulário de "Gerar Relatório".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@minoso

 

Amigo, o que eu preciso é o seguinte, tenho uma planilha de cálculo, e após utiliza-la, tem se os valores obtidos, preciso que (se possível) criar um botão com o nome "Gerar Relatório", e que pegue os valores calculados nas células e monte um resumo do que foi calculado, passo a passo. Vou enviar um exemplo da planilha e imagens de um programinha que queria programar do mesmo modo, se der. 


se voce entender me explique como faço, se eu insiro macro nas células que tem as fórmulas, ou se tem algum modo de se fazer com que gere relatórios pegando os resultados obtidos nas células e que com um botao apareça num formulario. Obrigado pela paciencia, fico no aguardo.

 

abraços. 

Arquvos.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Juste

 

Agora eu entendi do que você precisa, desculpe a demora.

 

Para te ajudar, vou precisar da SUA planilha, pode ser?

 

Envie-me para que eu possa visualizar a estrutura dela e, então, te ajudo com as macros ;)

 

Ou, se preferir, devolvo o SEU arquivo com a macro já pronta e depois vamos nos falando pra explicar cada linha da programação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite @minoso

 

Vou te enviar minha planilha, por favor faça pra mim o mais rápido que puder fazendo favor, pode programar pra mim, depois eu tento entender o que você fez e você me explica como fez. Há, eu criei uma nova Planilha no meu arquivo com o nome "Relatório", são aqueles dados que eu coloquei la que preciso gerar um relatório, identico, que conforme o cálculo da planilha ao gerar o relatório ela se atualize. Fico no aguardo meu amigo, se puder fazer isso por mim, agradeço a sua ajuda mestre.

 

Obrigado de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Juste

 

Isso realmente precisa ser feito em Userform? Pois vejo que você se saiu muito bem na aba 'Relatório', ela não está atendendo ao que você precisa?

 

Pois se eu for programar, o Userform vai mostrar exatamente o conteúdo da aba 'Relatório'.

 

Sinceramente, o que é possível realizar através da própria interface do Excel acho melhor do que simular isso através de Macro.

 

Ainda precisa mesmo dessas informações exibidas pelo formulário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@minoso

 

Então, eu gostei da planilha, mas acho que ficaria melhor se fizesse uma programação desse relatório igual o da imagem que te enviei antes, pois não precisaria da aba " Relatório" no excel, acho que ficaria mais pratico,  pois ao clicar no botão "Gerar relatório" abriria uma user form com botão para salvar, imprimir e fechar o relatório gerado na user form. Se não for muito complicado e se não estiver te incomodando muito, gostaria que fizesse. Teria como ou é muito complicado? Fico no aguardo meu amigo.

 

Abraço mestre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre @minoso

 

Desculpe novamente te incomodar, esta dando certo de fazer a programação? Estou ansioso para ver como ficou o "gerar relatório", e preciso dessa planilha pra continuar meu trabalho, estou no aguardo meu amigo. Novamente desculpa o incomodo, fico no aguardo, muito obrigado mestre.

 

abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre @minoso

 

Desculpe novamente te incomodar, esta dando certo de fazer a programação? Estou ansioso para ver como ficou o "gerar relatório", e preciso dessa planilha pra continuar meu trabalho, estou no aguardo meu amigo. Novamente desculpa o incomodo, fico no aguardo, muito obrigado mestre.

 

abraço 

 

@Juste

 

me perdoa, eu tentei mas não consegui. :(

 

Eu até consigo fazer o relatório aparecer em um novo formulário, mas não consigo gerenciar a impressão a partir disso.

 

Vamos ter que esperar outro colega aqui do fórum que tenha esse conhecimento para nos ajudar.

 

Caso contrário, o ideal é manter aquela aba que você já tinha criado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...