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EXCEL - Soma por grupos


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Olá.

Preciso de uma ajuda...

Tenho uma planilha bem massiva, mas o que falta agora é o seguinte: existem vários setores, cada um afiliado a um macrosetor e a uma filial, preciso fazer com que na hora que vá somar os valores, o excel veja o setor, mas reconheça o que eu preciso (ou o macrosetor ou a filial) o mesmo também para as linhas

Detalhe: é possível que mude os nomes dos setores e das linhas ou adicione ou subtraia (planilha mês a mês), mas não mudaria o fato de eu querer que ele puxe por um grupo maior, então o nome não importa... só ao que ele vai reconhecer...

 

EDIT: Anexo a planilha que fiz "censurada". Na verdade há mais setores, mas tem como ter uma ideia

Tem duas drop down box na primeira aba que é o que vão dizer o que vai ser calculado. A fórmula que tenho lá está apenas somando o total geral... 

Não coloquei ainda, mas para os outros meses eu copiaria a primeira e adicionaria ou excluiria linhas e colunas conforme necessário.

 

Ah... já estou fazendo gerenciamento de nomes e então pensei em algum tipo de reverso (o setor seria filiado de um nome que seria o macro ou a filial e as linhas também), mas não sei como fazer isso numa função... sei do "indireto", mas seria o inverso disso...

O que vou fazer no fim é o seguinte: dependendo do que eu quero, a soma mês a mês de todos os meses em uma planilha resumida...

Vou usar a função tipo matricial {=soma(se "tipo1 ou 2" se "ref 1 2 3" se "macrosetor, então setor x y z ou filial, então setor p q r")}

O esqueleto da função eu tenho melhor do que isso aqui é claro, fiz dropdown box dependentes para dizer o que estou calculando, mas como quero uma planilha resumo, não sei como dizer na função: olha lá na lista suspensa sr excel, quero só quem é filial X...
Paras as linhas, consegui até adicionar colunas para fazer as referências das linhas, e funciona perfeitamente e poderia fazer por setor sem problemas... mas preciso somar esses setores...
Também preciso usar filtros e para fazer as referências das colunas é mais complicado... se preciso organizar por algum dado, as referências todas se perdem...


Obrigado desde já.

Folha de Pagamento.xls

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Fiz uma tabela um pouco resumida (haveria mais setores), e "censurada"... 

 

O que tenho: sabendo apontar quais colunas somar, no caso da planilha que coloquei, o total geral, ele soma se baseando nos códigos que coloquei nas linhas (há várias linhas, mas cada uma delas representam dois grupos)

Enquanto nas linhas consegui uma solução, não consegui para as colunas, e o sistema é o mesmo, várias colunas que poderiam ser somadas por serem um grupo só. Porém: cada coluna pertence a dois grupos (macrosetor e filial)

 

Tentei fazer uma experiência usando o gerenciar nomes, mas não conseguiria usar a aba "outro" que depois de pronto fica oculta apenas como base para diversos "extras" que fazem parte das outras planilhas...

 

Vi que talvez pudesse fazer o mesmo do que fiz nas linhas, mas teria que "esconder" os grupos fora das tabelas, mas nas mesmas colunas...

 

Embora ache que dará certo, se houvesse algum outro jeito tanto para as colunas tanto para as linhas, eu na verdade gostaria de saber...

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