Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como colocam imagens na tela?


Rodrigo.app

Posts recomendados

Estudo programação há um bom tempo, mas sou autodidata apenas. Isso complica um pouco pra achar material.

As pessoas hoje querem tudo pronto. Se você pergunta como fazer algo, respondem "não adianta reinventar a roda", mas elas não entendem que não quero reinventar a roda. Quero apenas entender como uma determinada biblioteca faz para transformar dados em imagens, sem usar outra biblioteca de vídeo pronta.

Vamos supor que ainda não existisse nenhuma biblioteca que me permitisse desenhar na tela, como OpenGL, e eu trabalhasse na equipe desenvolvendo OpenGL, mais especificamente, as funções para desenhar na tela.
O que eu teria que saber? O que eu teria que estudar?

Não quero fazer uma nova OpenGL. Só não quero usar uma função que desenha uma primitiva gráfica na tela sem saber como ela funciona.

Alguém saberia me explicar e/ou passar material para eu estudar isso mais a fundo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Se não quer usar nenhuma biblioteca, você vai ter que "falar" diretamente com o sistema operacional. Normalmente você usa uma struct que o SO especifica e ele coloca na tela.

 

Agora como ele faz vai depender se você vai usar a GPU ou a CPU.

 

Mas pra saber se eu posso ajudar eu teria que saber o seu objetivo. Você quer fazer um jogo ou algo do tipo? Sabe Inglês?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para saber como um computador desenha um pixel na tela, não faltam textos na web. Mas se quiser saber como implementar isso, sem usar algum SetPixel já existente em algum ambiente, você vai ter que conhecer o hardware e os recursos disponíveis pelo sistema.

No MSDOS por exemplo é possível ativar um pixel em linguagem assembly usando funções da BIOS ou trabalhando diretamente na memória.

Sobre primitivas gráficas você vai encontrar em obras de computação gráfica, nesse link por exemplo que explica a parte matemática e a programação para desenhar figuras curvas, linhas, etc

https://www.cs.utexas.edu/users/fussell/courses/cs324e2003/hear50265_ch03.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...