Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como configurar um roteador numa rede com fio já existente?


Ir à solução Resolvido por Raul Azenha,

Posts recomendados

Olá caros amigos (as);

 

Estou tentando, mas sem sucesso, há alguns dias tentar configurar um roteador da Multilaser RE046. Já pesquisei em vários forums e sites, o problema é o seguinte:

 

Aqui na empresa já há uma rede existente onde há 06 computadores conectados nela, uso a OiVelox, como muitos clientes precisam enviar emails e usar aplicativos em seus celulares, eu não posso oferecer a eles uma conexão Wi-Fi. Quero configurar o roteador para emitir o sinal para os clientes, sendo que no computador que vou deixar o roteador já existe um cado de rede onde recebo do servidor a internet e o compartilhamento de impressoras e outros gadjets. 

 

Espero que possam me ajudar.

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pelo que entendi então, o Sr. pode fazer o seguinte.

-Tome nota do ip do roteador já existente, suponhamos que este seja 192.168.0.1

-Conecte esse roteador wi-fi apenas na tomada e em um computador para poder configurá-lo.

-configure a senha na wi-fi, tudo que for preciso, e altere o ip do roteador wi-fi para um a mais que o roteador já existente, (no caso do exemplo, que o roteador cabeado usa 192.168.0.1, deixe o wi-fi com 192.168.0.2)

-Salve todas configurações e desligue o roteador wi-fi

-Ligue o roteador wi-fi na rede antiga, pela porta LAN do wi-fi e ligue-o na tomada.

 

Se tudo estiver certo, assim que o roteador inicializar deve funcionar.

 

Avise se resolveu ou não o problema!

 

 

OBS* Caso nescessário, deve-se desativar o servidor DHCP no roteador WI-FI, normalmente ele será desativado automaticamente!!!

 

 

 

OBS** Pelo que entendi, você quer deixar esse roteador em outro local. Ele funcionará como um HUB na configuração que disse, tudo que estiver no WI-FI estará na mesma rede do roteador cabeado e tudo que estiver conectado na porta LAN do roteador WI-FI também estará na mesma rede!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cabo azul é o que vem do roteador antigo, ele é conectado no servidor. Sou um pouco leigo para informática, desculpe tomar seu tempo. Obrigado pela ajuda.

 

XoaG5n.jpg

 

Configurei o roteador novo. O cabo azul é conectado diretamente neste computador.

 

 

SIM É ISTO MESMO O QUERO FAZER, ASSIM COMO CITOU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Basicamente o que você quer fazer é um Ponto de Acesso(AP), em que você ligue seu roteador wifi via cabo no roteador antigo.

Com isso todos os dispositivos que usam wifi se conectam por ele, e seu pc  não tiver wifi, fica ligado no roteador antigo mesmo.

 

 

Os procedimentos citados pelo @Raul Azenha atendem bem os requisitos :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cabo azul é o que vem do roteador antigo, ele é conectado no servidor. Sou um pouco leigo para informática, desculpe tomar seu tempo. Obrigado pela ajuda.

XoaG5n.jpg

Configurei o roteador novo. O cabo azul é conectado diretamente neste computador.

SIM É ISTO MESMO O QUERO FAZER, ASSIM COMO CITOU.

Deixe os dois cabos conectados na porta LAN do roteador WiFi, a amarela , e reinicie o roteador WiFi

Não esta tomando meu tempo,estamos aqui para ajudar um ao outro!

Qualquer problema,a disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oh,achei que já havia configurado...é o seguinte, primeiro você conecta só o roteador WiFi no computador....e nada mais. Configura ele corretamente,e muda o IP do roteador como mencionado. Caso esteja com duvidas em como fazer isso, me passe a marca e modelo do roteador que posso lhe passar um passo-a-passo com imagens. Depois de tudo configurado como eu havia falado,ai você passa a ligar todos os cabos na porta amarela e liga o roteador. Ai deve funcionar perfeitamente.<br />

<br />

Obs* quando você muda o ip de um roteador, você usara esse novo ip para acessar e configurar ele!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Certo, você vai precisar configurar APENAS esse roteador multilaser sem fio, seguem os passos:

 

em-ssid-nomeie-sua-rede.png

 

 

Depois de logar no sistema do roteador, configure a rede sem fio com o nome (SSID) e senha, de preferência WPA mixed. Depois de configurar a sem fio, entre na aba "Servidor DHCP" ou "Configurações Avançadas" e altere o IP do roteador que deve estar como 192.168.0.1 para 192.168.0.220 (para não haver conflito com o roteador antigo ou outro computador na rede) , depois vá em "Servidor DHCP" e desative-o, quando reiniciar o roteador, você só vai conseguir acessar ele novamente quando conectar na rede já existente, ligando os cabos do computador e o azul na porta amarela e reiniciando novamente o roteador wifi. Você não precisa em momento algum mexer nas configurações do roteador que já existe ai.

Caso não funcione, para retornar às configurações de fábrica, existe um botão atrás, um buraco onde deve ser inserido um clips aberto, e pressionar este botão por 5 generosos segundos com o aparelho ligado. Todas as configurações voltarão a vir como de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raul, muito obrigado!!!

Consegui graças a você, ainda bem que existem pessoas dispostas a ajudar assim como você.

Um grande abraço e um ótimo carnaval. Saúde pra você e toda sua família.

Igualmente, Emanuel, bom final de semana e feriado, lembre-se de deixar o topico como resolvido para que outras pessoas possam utilizá-lo!

Foi um prazer em ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Raul, notei que a conexão de internet ficou um lenta. É normal acontecer? Ex.: Quando abro a página Globo.com no computador ele demora a carregar, o flash é o que mais demora.

Estranho,não era para acontecer isso não. Pode ser alguma coincidência com uma lentidão temporária. Verifique se realmente ficou lento por causa do roteador.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...