Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que influencia na qualidade de som do computador?


Posts recomendados

Boa noite!

 

Tenho bastante interesse nesse assunto, qualidade de som e tudo mais, mas isso tudo me deixa um pouco confuso. Pesquisei um pouco e li sobre alguns conceitos como... surround, canais, codecs.

 

Entendo que a coisa toda é mais ou menos assim:

post-753692-0-51015900-1422651985_thumb.

(Isso está correto?)

 

Dei uma pesquisada também nos componentes do meu computador, e notei que a placa de vídeo tem um tal de "Suporte a Bitstream de Áudio TrueHD e DTS-HD". E isso me pegou pelo pé... como é que a placa de vídeo influencia na qualidade de áudio?

 

Outra coisa, que li há bastante tempo em um fórum de um jogo, é que a maioria das placas de vídeo onboard não possuem suporte real a coisas como 5.1; essas placas na verdade emulam essa tecnologia. É isso mesmo?

Lembro que a pessoa que deu essa explicação deixou bem claro que só existe 5.1 de verdade quando existem vários plugs de áudio. Como nessa imagem:

post-753692-0-98561300-1422652740.jpg

 

Enfim, eu gostaria de saber isso mesmo: o que é que pode influenciar na qualidade de som do computador?

Outra coisa que me deixa bem curioso é sobre as tecnologias... qual delas me permite somente ouvir toda a integridade dos arquivos de áudio que quero ouvir? E qual é a tecnologia máxima, que reproduz tudo quanto é som?

 

Quais são as limitações de uma placa onboard genérica?

A minha tem uma descrição bem estranha: "6 channel AC'97 audio codec".

 

 

E é isso aí, estou totalmente perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O assunto é repleto de nuances.

Áudio costuma ser negligenciado por gamers e é muito mais complexo que vídeo.

 

O princípio de tudo é até simples.

 

Você precisa de uma mídia de qualidade (sabe a mp3 de 128kbps? Esquece...) + processamento de áudio de qualidade + alto falantes de qualidade.

 

Ou seja, como tudo na vida, para ter qualidade no resultado é preciso ter um "meio" de qualidade.

 

Preciso gastar horrores? Não, caso não seja audiófilo.

 

No caso do PC, uma boa placa de som (pode ser uma soundblaster) ou interfaces externas de áudio (M-Audio, Focusrite, Yamaha etc.) são essenciais.

 

No conjunto, plugue caixas de som de qualidade, ou, compre fones de ouvido bons.

No caso do fone...dá para economizar bem e comprar um bom produto: Sennheiser HD 202

 

Basicamente é isso...

 

Sobre o 5.1 e demais, se quer o PC para ouvir música, esquece.

 

Música é para ser ouvida em sistema stereo. Nem pense em 2.1...bobagem.

 

Sabe porque? Porque TODO estúdio grava áudio em stereo. 

Não existe arquivo de música em 5.1, simplesmente, porque aquilo não foi gravado nesse sistema...

 

O resultado do áudio no 5.1 é uma profusão de frequências desequilibradas, ou, todas as caixas do sistema tocando o mesmo áudio de forma desequilibrada.

 

Agora, aquele Bluray/DVD de show, pode ter sido captado em 5.1...é outra conversa.

 

Som é uma onda, é físico, logo, cada canal do sistema 5.1 precisa de uma plugue para sua caixa específica.

Portanto, se a placa de áudio, placa mãe, ou outra qualquer, não possuir 6 conexões para caixas de som, você não terá um sistema 5.1 real, mas, simulado.

 

É o mesmo dos fones de ouvido 5.1...há quem goste, mas não é o princípio do sistema, que se baseia em posicionamento espacial de caixas de som, a fim de se obter um direcionamento da onda sonora e, com isso, obter o efeito de ambiência.

 

Enfim, para complicar um pouco mais o assunto...o resultado final dependerá diretamente da qualidade do cômodo, materiais, mobília etc.

 

Por isso as grandes salas de concertos (a da OSESP em SP, por exemplo) possuem paredes e tetos móveis e aparatos móveis que influenciam a qualidade sônica do local.

Dependendo da orquestra e do número a ser apresentado, a sala é configurada para realçar determinada frequência. 

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...