Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Uso do processador em jogos multiplayer online


sr denis

Posts recomendados

Olá pessoas e não-pessoas, eu tenho uma dúvida que não achei uma discussão por aqui. O processador é importante em jogos online?

Antigamente eu nem ligava muito pra jogar online, só jogava day of defeat, o antigão, e nem era muito. Mas depois fui pra bad company 2, e cs go e insurgency e agora eu fico com a dúvida: um processador melhor ajuda na fluidez dos jogos no multiplayer online?

Em bad company no single player fica uma maravilha quando jogo no máximo, ai vou pro multiplayer e fica meio lagado, e eu baixei as configurações gráficas. No multiplayer online é preciso uma placa de vídeo melhor ou um processador melhor?

(minha config tá na assinatura)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que ando vendo, sim.. Em Multiplayer, o uso de CPU fica bem mais intenso:

 

http://battlelog.battlefield.com/bf4/forum/threadview/2955064767344687625/

 

 

Não imagino o motivo disso.. Um Core i3 segura a GTX 760.. 

 

 

ishi dae ja n sei , vou envocar o @Math.Pi e uma carta @Will.1202 virada para baixo

LMAO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reforçando o que o @RS Faria postou, os jogos on-line (principalmente os modernos) e Lan-multiplayer, usam bastante CPU

 

Outro fator importante são as memórias, pelo fato desses jogos exigirem mais da CPU, consequentemente as memórias tb serão mais exigidas, então nesse caso ter mais memo (para evitar muitos I/O´s) com frequência alta e latência baixa (resposta mais rápida as exigências da CPU e quando necessário, o I/O tb será mais rápido) são fatores que pesam

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tenho certeza, mas do que eu aprendi com as minhas jogatinas online, o que pega são os códigos dos outros jogadores e também do AI, que precisam ser processados e calculados pela CPU (não sei até que ponto o trabalho é dividido com a GPU). Um servidor com 70 jogadores e um punhado de AI dá um calor na CPU. No jogo que eu jogava, só dá para fazer uma missão com 30 aviões em single player. Online o número de jogadores e AI pode passar de 80. Sem contar outros tipos de AI, como baterias antiaéreas, veículos, operadores, que ficam a cargo de quem monta a missão e que geralmente são em maior número do que em single player.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, bem, bem, e aí nesse caso como fica os fx versus os i's?(ai vem aquele galero dum post antigo que fiz sobre a diferença das duas linhas) mais cores ou mais eficiencia per core? não me venham com i7 5960x comparado com o 8350, eu quero saber é entre um 8350 ou 8320 versus um i5 4460 por exemplo ou 4590, que tem preços ~quase parecidos~.

E, novamente, isso é em jogos multiplayer online, valendo até mesmo arma 2 ou 3 (day z não).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para trocar por um FX você vai precisar trocar tudo. Compre um i5-3470 usado que segura qualquer jogo e vai caber na sua placa-mãe. Talvez até encontre um i5-3570 ou i5-3570K. Mas é o tal do troço, porduto usado tem os seus riscos. Mas você enconomiza uma grana e ainda dá para vender o i3 e inteirar por uma VGA melhor.

 

Se for para trocar tudo, compre um i5. O problema da AMD é que nem todo jogo é otimizado para usar quatro núcleos ou mais. Nesse caso, a Intel pinta e borda com qualquer FX.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu vi um vídeo com uns 9 jogos comparando resultados do 8350 com um i5, ambos com oc, 4,7 um e 4,8 o outro, nao lembro qual era o que, pareados com uma 970. E arma 3 deu uns 10 fps a menos no amd. Parece que mais cores talvez não traduzam em performance melhor nos jogos online. Mas é só um resultado preliminar. Pesquisarei mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to esperando até hoje os processadores de 8 núcleos funcionarem significativamente em jogos melhor que os de 4 núcleos , pessoal sempre fala isto no futuro vai vim jogos que os oitos núcleos vão destruir , tão falando que vai ser no gta 5 agora , eu duvido . processadores para jogos ´fx 4300 , fx 6300 , i3 para quem ta com pouca grana e i5 para quem pode pegar uma coisa melhor , 

é uma pena que amd só deu ação para as apus só uso sua nova tecnologia nos fm2 , que só tem processadores de 4 núcleo e não pussuem cache L3 limitando muito o desempenho , pelo ganho que as cpus de 28nn da amd tiveram em relção aos antigos de 32nn , se ela tive-se usado esta tecnologia no fx 6300 com certeza não taria ai apanhando para os i3 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nunca olhei pras apus com atenção... como tão elas? tem alguma melhor que o i3? é bom jogo pegar uma e fazer um crossfire híbrido?

Por questão de custo, não vale a pena.. APU exige memórias de alta frequência E em Dual Channel, pra usufruir direito da parte gráfica dela..

 

Acaba saindo mais em conta, um FX ou Core i3..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu nunca olhei pras apus com atenção... como tão elas? tem alguma melhor que o i3? é bom jogo pegar uma e fazer um crossfire híbrido?

como falei as apus tem desempenho ruim por causa da falta da cache L3 , mesmo com melhorias com a nova tecnologia seu desempenho aina é inferior ao do fx 4300 , a amd em vez de colocar esta gpu insuficiente para o fm2 também poderia fazer cpu com video mais modesto ainda porém com uns 3 ou 4 mega de cache L3 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, o A10-7850K é praticamente igual ao FX 6300, mesmo em multithread, com 2 núcleos a menos e sem cache L3... vai entender então  ;) Só procurar uns benchmarks.

Mas se for pra jogar ArmA é melhor usar APU 7xxx, Athlon X4 8xx ou Intel (preferencialmente Intel, já que os AMD são comparáveis a um i3 e só, não tem coisa melhor do que isso no FM2+), porque eles possuem performance single thread maior do que os FX. O engine do ArmA/DayZ é muito ruim e só roda em 1 thread.

 

Esses APUs são bem legais, mas enquanto que lá fora a AMD baixou os preços e tornou eles mais atrativos, aqui ainda são caros demais... e eu não consegui encontrar aqui o Athlon X4 860K, que é um A10-7850K sem vídeo integrado, e bem mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, vikhtor, na kabum teve uma apu que tava quase metade do preço... tava de 99, se não me engano, ou algo perto.

Bem, mas agora eu tive outra dúvida: qual a diferença entre um i5 4460 e o 4670k em relação a desempenho em jogos? (eu sei que o clock é diferente e o k é destravado para overclock, o que eu quero saber é se há diferença nos jogos)


e olha, vikhtor, não achei a que tava de 99, mas olha: http://www.kabum.com.br/produto/35563/processador-amd-apu-a6-5400k-3-6ghz-black-edition-ad540kokhjbox- 

e esse http://www.kabum.com.br/produto/34803/processador-amd-fm2-a10-x4-5800k-quad-core-4mb-3800mhz-ad580kwohjbox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esta questão de ser melhor ou pior é difícil de dizer.

 

Tenho 4 micros de jogos aqui em casa: 

 

Phenom II 970 3.5Ghz com HD 6790

A10 6800k com dual graphics HD 7750

I5 [email protected] com HD 6870

I7 4790k atualmente em stock com R7 260x

 

O que eu poderia dizer... quase nunca senti diferença nos jogos. Os jogos aqui são Diablo 3, Starcraft 2, Wow, Dota 2, Heroes of the Storm, BattleTanks.

 

Eu fiquei impressionado com o A10 6800k. Bichinho voa. Muito gostoso mexer com ele... em operações que usam mesmo CPU, dá a impressão que a diferença que tem do i7 para a APU, tem da APU para o phenom. Mas não senti diferença em jogos ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olha, vikhtor, na kabum teve uma apu que tava quase metade do preço... tava de 99, se não me engano, ou algo perto.

Bem, mas agora eu tive outra dúvida: qual a diferença entre um i5 4460 e o 4670k em relação a desempenho em jogos? (eu sei que o clock é diferente e o k é destravado para overclock, o que eu quero saber é se há diferença nos jogos)

Esse artigo responde

 

http://www.xbitlabs.com/articles/cpu/display/intel-haswell-refresh.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você usa Intel é melhor continuar com Intel, porque o upgrade vai sair mais barato no final das contas, já que não vai precisar trocar a placa-mãe.

O que eu quis dizer é que os APUs têm a mesma performance de um i3, e você tem um i3, não adianta mudar para APU! Especialmente esses 5xxx e 6xxx, que são mais lentos (um pouco) que os 7xxx.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...