Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Da maçã para o abacaxi


Posts recomendados

E aí pessoas, salve!

Então galera, estou saindo do mundo da maçã para montar um bom PC, e vim aqui atrás de algumas dicas!

Estou pensando em montar um PC com as seguintes configurações:

MOBO Asus Z97 que seja compatível com intel de 5a gen

Core i5 de quarta gen, Haswell

8 GB de RAM a 1600, para expandir para 16Gb

HD de 1Tb para adicionar mais 1Tb ou um SSD conforme a necessidade

NVIDIA GTX 970 Gigabyte Gaming Windforce

Fonte Thermal ou similar de 600W

4 fans de 120 (dois ins e dois outs)

A ideia é ter eficiência energética, sem gerar muito calor, e possibilitando alguns upgrades mais tarde.

Uso

Seria uso para games e para edição de imagens (photoshop, gimp, ilustrator, painter, etc), e mais tarde penso em arriscar alguma edição de audio com uma placa de som externa.

Alguém poderia me dar alguma luz aí?

Agradeço desde já, pessoas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não informou a faixa de preço e essa placa que você citou não encontrei na Pichau, apenas no Kabum e no Balão: R$1619 e R$1530 respectivamente.

 

Acho que você procura algo assim:

 

  • Processador Intel Core I5-4460 haswell, 3.2GHz, 6MB, Quad-Core - BOX R$851,00
  • Placa Mãe Gigabyte GA-Z97M-D3H, chipset Z97, LGA 1150 - BOX R$470,00
  • Memoria Kingston HyperX Fury 4GB (1x4) 1600MHz Black, HX316C10FB/4 - BOX
  • Memoria Kingston HyperX Fury 4GB (1x4) 1600MHz Black, HX316C10FB/4 - BOX R$484,00
  • HD Western Digital 1TB Caviar Blue Sata III 3.5", WD10EZEX - OEM R$270,00
  • Gravador de DVD/CD Lite-ON SATA iHAS122-04 WU Preto - OEM R$67,00
  • Gabinete Zalman H1 Black, ZM-H1 - BOX R$699,99
  • Ventoinha Cougar CFD Dual-X 120mm LED Green, CF-D12HB-G - BOX
  • Ventoinha Cougar CFD Dual-X 120mm LED Green, CF-D12HB-G - BOX R$96,00
  • Fonte EVGA 600W 600B Certificado 80 Plus Bronze, PFC Ativo, 100-B1-3600-KB - BOX R$285,00

TOTAL(sem GPU):R$3222,99

Com a placa de vídeo orçada na Kabum sai por R$ 4841,99.

À vista com desconto sai por R$2652,63 na Pichau e no total R$4271,63

 

Coloquei o gabinete full tower pois ouvi falar que essa placa é gigantesca. Não sei, talvez você possa economizar aí...

E o monitor? Dá pra usar o da Apple?

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve!

 

Então, a ideia era um gasto em torno de 4.000 reais, sem monitor. Bem perto do orçado na Pichau, mas eu talvez parcele.

 

O gabinete eu vi uns modelos da Therlmaltake mais em conta, e que aparentava ser bons, mas como não conheço bem, vim pedir algumas dicas. Tem vezes em que o barato sai caro, né?

 

Quanto à MOBO, ouvi falar bem das da ASUS, ainda que sejam caras. provavelmente é o que mais precisará durar no computador, então algo confiável é o ideal. Essa que você postou vi que tem 4 slots pra RAM, o que é essencial se eu usar dois pentes de 4GB (quero depois passar pra 16GB). Vou pesquisar com mais calma. Essa MOBO tem WiFi já?

 

E fica a dúvida da ventoinha, uma terceira, lateral, para esfriar o conjunto GPU e MOBO, até porque a GPU é relativamente grande e fica sobre a controladora da MOBO. Pode acabar gerando muito calor ali.

 

Essa GPU é cara, sim, mas acho que é o melhor custo benefício (esta específica da Gigabyte já vem com OC e roda tão bem quanto uma 980, que custa uns 700 a mais) no mercado, e tem todo o jeito que vai segurar a onda em Full HD por um bom tempo. 

 

E monitor, hahahaha, o meu era um iMac. Vai na TV mesmo rs!

 

Valeu pelas dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa de Z97, você nem overclock vai fazer, essa placa-mãe é para overclock. Pegue a H97, ela suportará a 5ª gen também. Pode se basear na configuração do @ChicoNeto trocando a placa-mãe, a fonte também, pegue de 500W, 600w é muito. Outra coisa, você paga quase o dobro em uma mobo com wifi, enquanto pode ir lá e comprar um adaptador por 50 reais, não vale a pena.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal!

 

Valeu pelo feedback! Então, algumas dúvidas:

 

Não precisa de Z97, você nem overclock vai fazer, essa placa-mãe é para overclock. Pegue a H97, ela suportará a 5ª gen também. Pode se basear na configuração do @ChicoNeto trocando a placa-mãe, a fonte também, pegue de 500W, 600w é muito. Outra coisa, você paga quase o dobro em uma mobo com wifi, enquanto pode ir lá e comprar um adaptador por 50 reais, não vale a pena.

 

@GuilhermeGB, tem alguma recomendada? Andei lendo que alguns chipsets podem esquentar muito, e não queria entrar em uma roubada ainda mais com MOBO, que deve ser a parte mais duradoura desta máquina. H97 a única diferença é a limitação pra fazer OC?

 

Se for fazer um upgrade para 16gb de ram, pode pegar uma de 8gb agora e outra depois, não que isso mude muita coisa...

 

A questão da RAM seria pelo menor preço, dois pentes de 4 GB ainda saem mais baratos que um de 8 GB via de regra, pelo menos tem sido assim em todos os lugares que vi. Ah, e outra coisa, com dois pentes elas rodas em dual channel, não? Não tem diferença entre um de 8GB e dois de 4GB em termos de desempenho?

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal!

 

Valeu pelo feedback! Então, algumas dúvidas:

 

 

@GuilhermeGB, tem alguma recomendada? Andei lendo que alguns chipsets podem esquentar muito, e não queria entrar em uma roubada ainda mais com MOBO, que deve ser a parte mais duradoura desta máquina. H97 a única diferença é a limitação pra fazer OC?

 

 

A questão da RAM seria pelo menor preço, dois pentes de 4 GB ainda saem mais baratos que um de 8 GB via de regra, pelo menos tem sido assim em todos os lugares que vi. Ah, e outra coisa, com dois pentes elas rodas em dual channel, não? Não tem diferença entre um de 8GB e dois de 4GB em termos de desempenho?

 

Abs!

Olha, H97 é um chipset ideal para um PC Gamer, não vai haver problema algum. Olhe algumas opções:

 

GA-H97M-D3H: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h97-d3h-chipset-h97-lga-1150-box

GA-H97M-DS3P: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h97m-ds3p-chipset-h97-lga-1150-box

 

A primeira é um modelo mais completo do que a segunda, tem mais entradas PCI-e e algumas outras características. Claro que cada chipset tem suas próprias características, e o Z97 terá algumas que o H97 não tem, mas nada demais.

 

2x4Gb ou 1x8Gb não faz diferença nos jogos, o dual-channel só funciona em outras tarefas. No mercado livre, 1x8Gb sai mais baratos do que 2x4Gb.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dual-channel é mais mito do que realmente melhora no desempenho, é uma tecnologia que foi muito divulgada porém os resultados nunca foram perto do esperado. Como o amigo disse alí em cima, há sim lugares que um pente de 8gb é mais barato, e como você vai colocar mais 8gb depois, acho melhor.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, H97 é um chipset ideal para um PC Gamer, não vai haver problema algum. Olhe algumas opções:

 

GA-H97M-D3H: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h97-d3h-chipset-h97-lga-1150-box

GA-H97M-DS3P: http://www.pichau.com.br/placa-m-e-gigabyte-ga-h97m-ds3p-chipset-h97-lga-1150-box

 

A primeira é um modelo mais completo do que a segunda, tem mais entradas PCI-e e algumas outras características. Claro que cada chipset tem suas próprias características, e o Z97 terá algumas que o H97 não tem, mas nada demais.

 

2x4Gb ou 1x8Gb não faz diferença nos jogos, o dual-channel só funciona em outras tarefas. No mercado livre, 1x8Gb sai mais baratos do que 2x4Gb.

 

Dual-channel é mais mito do que realmente melhora no desempenho, é uma tecnologia que foi muito divulgada porém os resultados nunca foram perto do esperado. Como o amigo disse alí em cima, há sim lugares que um pente de 8gb é mais barato, e como você vai colocar mais 8gb depois, acho melhor.

 

Salve!

 

Vou dar uma olhada nas diferenças entre os chipsets com mais calma.

 

Bom saber dessa história da memória. Parece mais um engodo de fabricante pro povo comprar dois pentes do mesmo fabricante, pelo que vocês disseram.

 

E falando nisso, a velocidade da memória faz muita diferença, por exemplo, se ao invés de utilizar pentes de 1600Mhz eu utilizar pentes de 1866Mhz? Dará alguma diferença, ou é o chipset da MOBO que determina o acesso à RAM?

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença não é notável, somente em benchmarks. Mas se for no caso de processadores AMD, de 1600Mhz para 1866Mhz pode fazer diferença sim, pois os AMD funcionam com potencia total em 1866Mhz ou mais.

 

Salve!

 

Então, o processador será Intel mesmo, um i5, ainda estou pesquisando qual, mas na Pichau achei o pente de 1866Mhz pelo mesmo preço do pente de 1600Mhz. Ambos Kingston HyperX Fury. Fica a dica para quem estiver comprando.

 

Inclusive, procurando por MOBOs encontrei uma Gigabyte com chipset Z97 bem barata na Kabum, e até fiquei com um pé atrás, você acha que ela é inferior às que você recomendou? Tem alguma pegadinha aí que não estou sacando?

 

http://www.kabum.com.br/produto/53097/placa-mãe-gigabyte-para-intel-inside-ga-z97-d3h-lga-1150-box

 

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

H97 = É uma Z97 sem recursos de overclock e com um pouco menos de "expansividade" também, como SLI. De resto é a mesma coisa.

 

Se já quiser uma mobo com uma excelente placa de áudio, recomendo a que eu comprei: MSI H97 Gaming 3. O som dela é fantástico.

 

E nativamente a Intel usa até 1600mhz na memória RAM. Se partir para uma H97 e com processador travado, não tem sentido algum comprar memória 1866mhz. Até porque a mobo não vai deixar setar acima de 1600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve!

Então, agora fiquei meio confuso... É o CPU ou a MOBO e os controladores dela que determinam a velocidade da RAM?

E quando ao áudio, se jogar tudo pelo HDMI da VGA para jogar em um Home Theater, fica ruim ou ele consegue passar o áudio sem codec?

Abraços!

 

É o CPU que controla. Nativamente a Intel permite só até 1600mhz. A única exceção são nas mobos Z97 onde é possível setar acima disso, mas o ganho em um processador destravado já é pequeno demais pra ser notado, o que dirá um processador travado.

 

Sobre o áudio, dá na mesma. Vai funcionar do mesmo jeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí saindo da massa e indo pro PC muito bem !!

 

vou fazer algumas sujestões.

 

1 escolheu muito bem placa video

 

2 memoria ram 2x 4gb 1600 ou 1x 8gb 1600 para upgrade 16gb no futuro. Memorias ram de CAS 9 ou inferior.  Acredito que 1600 melhor custo beneficio para intel a menos que você planeje um overclock mas overclock sai caro e geralmente não tem custo beneficio.   2x 4gb cas 9 pode ser encontrado no ML.

 

3 Placa mãe exagerada para configuração que você colocou não precisa de tudo isso.

 

4 hd 2tb acha no ML 200,00

 

 

MUDANDO SUA CONFIGURAÇÃO MINHAS SUJESTÕES :

 

Vamos dar um uso para placa mãe z97 e preparar o pc para um futuro sli assim no futuro você faz upgrade que aumenta desempenho em até 70% quando tiver dinheiro e decidir comprar a segunda placa.

 

**para sli você vai precisar de uma placa mãe com pci 8x 8x no minimo. são poucas as z97 que tem isso 

 

**vai precisar de uma fonte de no minimo 700w recomendavel 850 ou superior.

 

**seria interessante um gabinete como o meu que é o cabrige 500R pelo enorme cooler lateral em frente ao sli 

 

fonte + 200,00 gabinete + 200,00 e placa mãe +200,00 então só para preparar o pc para isso vai gastar uns 600 reais a mais sem falar de + por volta de 1000 no futuro para comprar segunda placa mãe

 

Vantagens :

 

1 custo beneficio bom se comparada a placas de video topo de linha que tem desempenho inferior sli gtx 970 EX : gtx 980.

 

2 melhor upgrade possivel sem troca de peças e desperdicio da peça antiga.

 

3 sua maquina depois do upgrade vai ficar superior a muito pc com i7 e gtx 980 e vai custar mais barato.

 

Eu faria assim :

 

placa de video gtx 970

placa mãe z77 z97 pci express 8x 8x por volta 400-500

memoria ram 2x 4gb para no futuro adicionar + 2x 8gb ou 2x 4gb tudo depende muito da nescessidade mas atualmente 8gb está ótimo.

processador i5 sempre tem melhor custo beneficio e muitas vezes um i5 3570 pode ser melhor que um 4330 e outras com uma ótima promoção ex: i7 3770 700,00 o i7 supera i5 em custo beneficio.

hd 2tb ML 200,00

fonte 850w ou superior

ssd 120gb windous e jogos mais importantes 


Salve!

 

Então, o processador será Intel mesmo, um i5, ainda estou pesquisando qual, mas na Pichau achei o pente de 1866Mhz pelo mesmo preço do pente de 1600Mhz. Ambos Kingston HyperX Fury. Fica a dica para quem estiver comprando.

 

Inclusive, procurando por MOBOs encontrei uma Gigabyte com chipset Z97 bem barata na Kabum, e até fiquei com um pé atrás, você acha que ela é inferior às que você recomendou? Tem alguma pegadinha aí que não estou sacando?

 

http://www.kabum.com.br/produto/53097/placa-mãe-gigabyte-para-intel-inside-ga-z97-d3h-lga-1150-box

 

Abs!

 

 

essa mobo 16x 4x ou seja não roda sli.

 

uma mobo normal simples tem 2 slot de memoria que da 16gb é muuuuuuuuuuuito difícil precisar de mais que isso especialmente se falando de jogo.

 

unica vantagem real dela vai ser poder colocar mais coisas pci como placa de som etc pouquissimas pessoas colocam isso.

 

overclock não tem custo beneficio.

 

resumindo : não vejo vantagem em uma placa mãe dessa para pc desse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Eu faria assim :

 

placa de video gtx 970

placa mãe z77 z97 pci express 8x 8x por volta 400-500

memoria ram 2x 4gb para no futuro adicionar + 2x 8gb ou 2x 4gb tudo depende muito da nescessidade mas atualmente 8gb está ótimo.

processador i5 sempre tem melhor custo beneficio e muitas vezes um i5 3570 pode ser melhor que um 4330 e outras com uma ótima promoção ex: i7 3770 700,00 o i7 supera i5 em custo beneficio.

hd 2tb ML 200,00

fonte 850w ou superior

ssd 120gb windous e jogos mais importantes 

 

 

essa mobo 16x 4x ou seja não roda sli.

 

uma mobo normal simples tem 2 slot de memoria que da 16gb é muuuuuuuuuuuito difícil precisar de mais que isso especialmente se falando de jogo.

 

unica vantagem real dela vai ser poder colocar mais coisas pci como placa de som etc pouquissimas pessoas colocam isso.

 

overclock não tem custo beneficio.

 

resumindo : não vejo vantagem em uma placa mãe dessa para pc desse.

 

Salve!

 

Cara, valeu pelas sugestões!

 

Então, acabei comprando justamente essa MOBO. Não teria benefícios de um SLI a curto prazo, e pelo custo maior eu posso investir em RAM e um monitor porreta. Explico.

 

Eu uso o computador também para editar imagens, desenhos, e pretendo futuramente investir em uma placa de áudio para gravar músicas também. RAM pra mim é interessante. Tem vezes em que estou com Photoshop, Ilustrator, InDesign, Painter abertos, cada um com diversos layers, imagens pesadas e tal. RAM faz a diferença, por isso vou começar com 8 e subir pra 16 assim que o bolso permitir.

 

A MOBO é exagerada sim, Z97, mas achei essa da Gigabyte por 370 reais, muito bom preço e tem basicamente tudo o que preciso e posso precisar eventualmente, inclusive se em algum momento eu pretender brincar de OC (nunca se sabe né?).

 

Mesmo considerando aí só o custo total do SLI (algo em torno de 1.500 reais), isso pode render um upgrade de VGA mais pra frente, quando isso chegar a ser relevante mesmo, ou quem sabe investir isso em uma Wacom Intuos (mesa digitalizadora) maior e melhor que a minha atual. Enfim, acho que eu teria usos mais imediatos pra essa verba.

 

Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui pesquisar melhor e, por tudo que vi, SLI não vale a pena não. Pagar aí uns 2 mil reais a mais na configuração (fonte, mobo, gabinete, VGA) pra subir o fps de 80 pra 100, quando o SLI fizer diferença? Não achei negócio.

 

Agora estou pensando qual modelo de i5 pego. Como a mobo que peguei suporta OC, vale a pena pegar o que eu achar mais barato? Pegarei um de 4ª geração. O que vocês sugerem?

 

Abs!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui pesquisar melhor e, por tudo que vi, SLI não vale a pena não. Pagar aí uns 2 mil reais a mais na configuração (fonte, mobo, gabinete, VGA) pra subir o fps de 80 pra 100, quando o SLI fizer diferença? Não achei negócio.

 

Agora estou pensando qual modelo de i5 pego. Como a mobo que peguei suporta OC, vale a pena pegar o que eu achar mais barato? Pegarei um de 4ª geração. O que vocês sugerem?

 

Abs!

 

O mais barato que você achar.

 

Só se você fizer muita questão de overclock, aí a única opção é o 4690k.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DarkSideZin,acabei de ler no Tecmundo que o Mantle vai somar as memórias das  placas de vídeo da AMD.Então,duas R7 260X de 2Gb DDR5 vão usar 4GB DDR5!!

Uma boa jogada pra cima da nvídia,pois acho que o DirectX 12 não vai ter esse lance.

O problema é que poucos jogos usam mantle atualmente, o DirectX existe há vários anos e é mais comum. Mas o mantle dá uma enorme vantagem para a AMD.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa implementação de SLI, considerando o quanto se aproximou a arquitetura de consoles (dessa última geração) e de PCs, e a predileção que parecem dar para o desenvolvimento visando consoles, não sei se tão logo irão aderir ao SLI em tudo quanto é jogo...

 

Talvez em cinco anos já seja a questão daquela tecnologia da AMD (não me recordo o nome) que pretende unificar RAM e a memória da VGA de forma mais rápida e eficiente, ou algo similar triunfar.

 

E outra, o padrão DirectX não unifica mais ainda os PCs e os Consoles no que diz respeito ao desenvolvimento dos games?

 

De qualquer forma, placas VGA com 4GB irão se tornar o padrão no próximo ano, imagino eu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!