Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda Exercicio


GR1MM

Posts recomendados

Meu amiguinho.

Esses exercícios saem facilmente usando Fasores.

Você precisa estudar mais. Se o seu professor passou este trabalho, então você deveria saber fazer.

Acontece que você está errando até nas unidades.

Corrente é em amperes (A)

Tensão é em volts (V)

Segue algumas resoluções. Cheguei até onde cansei.

Se você mostrar isso ao seu professor, ele fará algumas perguntas, que no momento você não saberá responder, portanto estude o desenvolvimento.

 

Não coloque o desenho do triângulo do item d, que não tem nada a ver.

MOR_AL

post-683989-0-76389300-1422496751_thumb.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MOR,

Beleza de resolução ! Até me deu saudades das aulas da faculdade ! E da minha velha HP-41CV, os cálculos com imaginários ou com fasores eram uma baba nela...

Você ainda está afiado na matemática, parabéns !

@GR1MM,

Meu amigo, se voce pretende mesmo trabalhar com eletronica, precisa praticar mais os exercícios e ter mais vontade de aprender, pois uma lida de dez minutos nessa matéria basta para resolver todas as questões pedidas.

Pratique mais, pegue o livro e resolva os exercícios, vai ver que tudo fica bem mais fácil com a prática.

E lembre-se sempre que você está investindo em seu futuro. Se investir pouco, vai retornar pouco !

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Grato Paulo!

Infelizmente já me esqueci de outros temas, mas nada que uma boa recordada não resolva.

Já dizia meu professor de cursinho pré-vestibular há algumas décadas; "Recordar é viver outra vez". Agora entendo o que ele queria dizer hehe.

 

@GR1MM

Pois é, meu filho!

Passou a sexta-feira, o sábado, o domingo, a segunda e hoje, terça-feira.

Ainda nem tivemos um retorno de sua parte.

Mais uma vez me arrependo de ter auxiliado em algo. Costuma ser quase sempre assim.

Aparecem aqui no fórum para pedir auxílio para ontem, caracterizando falta às aulas e estudos.

Se fosse somente tirar dúvidas eu entenderia perfeitamente, pois tentou fazer e não conseguiu, mas pedir solução de exercícios inteiros, aí fica difícil.

Quando recebem alguma ajuda, nem respondem, mas quando não recebem nada, ainda ficam chateados porque ninguém respondeu.

A partir de agora vou ser mais seletivo.

Ajudarei apenas quando identificar que o solicitante tentou fazer e mostrou o que fez.

Para os que pedirem a coisa mastigada, ainda continuarei ajudando, mas será do jeito da que fiz aqui. Algumas passagens só serão entendidas se o "gajo" estudar.

Bom.

É costume ocorrer agora uma resposta do solicitante. Dizendo que não teve tempo, que a vó estava doente e por aí vai. Às vezes até respondem com petulância.

Aguardemos....

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe não ter agradecido. Obrigado por me ter ajudado.

Quanto ao trabalho ainda estou a faze-lo e acaba o prazo hoje. 

Eu ja nao ando na escola este trabalho e de 3 anos atras que deixei para tras e agora so me falta este trabalho para concluir o 12º mas nao vejo jeito de acaba-lo.

Ja la vão 3 anos e ja nao me lembro de nada e o que pesquiso nao tem nada a ver com o que dei na escola. :)

mais uma vez obrigado


aqui esta a minha ficha completa para acabar o modulo.. ja fiz 1 toda. voce me ajudou a fazer quase a 2 toda.. e eu fiz duas da 3.. nao ta fácil :D

Ficha de recuperação de Electronica modulo 3.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom.

 

Ou estude o que vem a seguir, ou pule direto para 2c).

 

Agora que você mostrou o arquivo, vou te mostrar como se faz, mas não vou fazer.

Primeiro pesquise por soma, subtração, produto e divisão de fasores.

Os fasores possuem duas formas A + jB, ou C ângulo teta,

 

Para passar das coordenadas ortogonais (A + jB) para coordenadas polares (C Ângulo teta).

 

C = Raiz de (A2 + B2) e

teta = Arco cuja tangente é (B/A). A função é ATan (B/A). Tem que saber de antemão qual é o quadrante, para saber o ângulo correto, já que a maioria das calculadoras fornece o resultado entre -90º e +90º.

 

Para passar das coordenadas polares para ortogonais:

 

A = C * Coseno (teta)

B = A * Seno (teta).

 

Mas porque isso?

 

Porque se você precisar somar ou subtrair fasores, você usa as coordenadas ortogonais.

Ex.:

A + jB somado com C + jD = A + C + j (B + D).É o caso de se calcular a impedância. Tem que somar as três R + jXL + JXCl!!!

Atenção que a soma é algébrica, ou seja A, B, C ou D podem ser negativos (XC = 1/jwc = j / (j * j * w * c) = j / (j2 * w * c) = j / (- w * c) = -j / (w * c).

 

j * j = j2 = -1

1 / J = j / (j * j) = j / (-1) = -j

 

Se você precisar multiplicar fasores, caso do cálculo das tensões (Corrente vezes impedância), é melhor usar os fasores no formato das coordenadas polares.

Ex.

A fase B vezes C fase D = A * B fase (B + D). A, B, C ou D podem ser negativos.

 

 

2c) A impedância é o somatório das reatâncias na frequência da fonte (200Hz). É igual ao módulo |Z| = R + XL - XC. A fase, caso necessária, é arco cuja tangente é [(XL - XC)/R]. Função arco tangente.

2f) Fator de potência. Procure a definição no tio Google.

Defasamento (defasagem, em português do Brasil). Acho que ele se refere ao ângulo que o fasor da potência faz com a horizontal. Ou então ele se refere à defasagem da impedância.

 

 

3a) XL

3b) XC

3c)

IR = U / R

IL = U / XL

IC = U / XC  Na fórmula está UC, mas é IC.

3d) É o I = raiz de (...)

3e) É o Z = U / I

3f) Cos (letra grega fi)

3g) P, Q e S

 

Pô!!!

O professor já mostrou todo o formulário e nem precisa de usar fasores, Já te mostrou tudo mastigado. É só aplicar as fórmulas.

Boa recuperação.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei ele... Mas eu aprendo mais rápido quando tenho o resultado da questao!

Eu me baseio no resultado e analiso para saber o porque chegou naquilo... Fica mais fácil pra fixar...

Mas claro, vai depender da pessoa, tem nego que vem aqui so pra pegar o resultado porque precisa acertar.. Nem se interessa em aprender!

Quando alguem te der uma resposta, você tem 2 formas de usa-la, só pra colar na prova, exercicio do professor e tirar uma nota boa, ou para aprender!

A primeira é a escolha mais burra que alguem pensante pode fazer, veja: você paga uma faculdade com o objetivo de aprender, ou sera esses alunos acham que é mais certo sair sem aprender mas tirar nota boa e com diploma? Nao esquenta, conseguiu atravessar as barreiras mas chega no emprego vai ser barrado, e vai ser tarde de mais...

Eu espero que você faça as escolhas certas!!

Reatancia indutiva: 2.513R

Reatancia capacitiva: 7.958R

Impedancia: 11.386R

Intensidade da corrente: 8.783A

tensão na resistencia: 87.83V

tensão na bobina: 22.07V

tensão no capacitor: 69.89V

Potencia ativa: 771.36W

Potencia aparente: 878.27VA

Potencia reativa: 420.03Var

Fator de potencia: 0.8783

Defasamento de corrente: 28.56°

O MOR ja tinha lhe dado a maioria das respostas, Agora voce tem todas, eu penso que você fará bom uso delas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tava a tentar fazer agora as questoes.

Mas muito obrigado pelo o tempo que perdeu com isto. Fico muito agradecido.Mesmo muito.,

Obrigado a ambos.

 

PS: Quando tinha aulas de eletronica percebia bem disto.Agora ja la vão 2 anos e ca em portugal e muito complicado arranjar emprego em informatica. e o meu professor so deu eletronica durante um ano. e eram 3 os outros dois foi aulas de conversa e brincadeira..


Esta ja e a 3 e ultima parte. 
Eu empanquei aqui porque nao percebi qual era a formula.
Se me poderem dizer qual e era.
Obrigado mais uma vez gracas a vocês os dois consegui aprender a fazer nao da vossa maneira mais complicada mas sim da mais simple. e estou agradecido.
 
 
 
Um circuito RLC paralelo constituído por uma resistência de 50Ω, uma bobina de 20mH e um condensador de 10μF, está aplicado uma tensão de 24V, 500Hz. 
Determinar: 
 
a reactância indutiva; 62.80Ω
a reactância capacitiva; 78.50Ω
as correntes na resistência, bobina e condensador; 2.08V ;  2.61V; 3.27V 
a intensidade de corrente total a impedância do circuito;  1.362V
o fator de potência e o desfasamento; 
            Fator de potência: 17.62
            Desfasamento: 
a potência ativa, reativa e aparente; 
  Potencia aparente: 
            Potencia ativa: 
            Potencia reativa: 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os calculos, sao aqueles que o MOR passou... Eu sou mais direto, utilizo essa parte para projetar alguma coisa, então meu jeito e mais diferenciado...

Um exemplo é achar o defasamento, eu achei, nao usei 1 formula complexa com numeros imaginarios para isso (somente a velha formula de impedancia ....2 x pi x f x L... Ou trigonometria para achar alguns valores de corrente, imprdancia... Dai pra frente vou deduzindo o resto)...! Kkkkkkkk nao uso a formula que me dê o defasamento exato, eu vou chutando de 0 a 90° E calculando o seno ate que a tensão bata com a tensão da carga resistiva....

Mas isso é porque eu ja estudei e entendo como tudo funciona sobre essas funçoes, é como se os graficos se projetasse na sua mente... E então eu sou mais direto para projetar o que eu quero... Sinceramente eu fico o dia calculando circuitos, nao da pra ficar usando formula pra tudo!! É IMPOSSIVEL!!

porém tem casos mais complexos que deve se ter algum calculo mais aprofundado.. Casos que eu tenho que parar pra pensar..

No seu caso, você deve entender mais o fundamento da base, você esta errando até nas unidades de medida!!!

O Jeito do MOR, é o jeito mais didatico, exato... Certeiro... E antes de você pedir formula você tem que entender primeiro a base... A logica de funcionamento... O fundamento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você sabe que a tensão na carga resistiva é 87.83V, por se tratar de um circuito serie, você deve saber que para ter 87.83V na carga, deve se defasar 28.56°, sabe o por que?

Por que o angulo de 61.44° em uma senoide de 100V de amplitude vale os mesmo 87.83V, logo 90 - 61.44 = 28.56°...

Agora se você quer formula, vamos ter que perguntar pro MOR, porque nem eu sei!! Kkkkkk

Como eu ja falei, eu vou pro jeito pratico e direto, mas você so pode seguir nele se você entende a teoria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GR1MM

Caro amiguinho.

Já fizemos de tudo para te ajudar. Até chegamos a resolver a maior parte dos seus exercícios.

Já passou do momento de você tentar entender as coisas que lhe foram fornecidas.

O seu professor até colocou o formulário após os exercícios.

 

Sinceramente.

Nunca vi um processo que permite que o aluno se forme, com um grupo simples de exercício pedido há três anos atrás, em que as questões sejam públicas e válidas por tanto tempo. Só não conclui quem não tem a mínima capacidade, ou que não conseguiu que outros resolvam.

E você provou que isso ocorre com você.

Para quem nem sabe as dimensões dos parâmetros de tensão e corrente, você não deveria exercer esta profissão, que exige um pouco de conhecimento de eletrônica.

Até o presente momento você não fez quase nada.

O que está faltando é você estudar um pouquinho só. Um mínimo para resolver uns exercícios com as fórmulas mostradas ao final.

Lamento por você não ter a visão de que está se prejudicando e que as respostas dependem de seu estudo.

Termino aqui minha contribuição para este tópico.

Não desejo-lhe boa sorte pois não depende de sorte. Em vez disso desejo-lhe bons estudos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...