Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O velho "O windows detectou um problema de disco rígido" feat "Reallocated Sector Count: failed".


Posts recomendados

Então, galeras. O problema é o seguinte: recentemente, meu Notebook ASUS K45VM vinha dando umas travadinhas - não era sempre. Geralmente ele é muito bom, lisinho, mas ultimamente ele vem tendo uns episódios de travamento. Ontem dei uma limpada nele, usei o CCleaner, passei Avira, utilizei o chkdsk /f e /r, passei o ComboFix e fui dormir. Quando acordei e liguei o note, me deparei com o aviso do win: "O Windows detectou um problema de disco rígido". Daí hoje ele travou umas três ou quatro vezes, as vezes volta sozinho, as vezes é necessário desligar e ligar de novo. Pesquisei na internet e achei vários tópicos sobre o assunto, mas ainda restam algumas dúvidas. Enfim:

 

Usei o HDTune, que me deu as seguintes informações:

http://i.imgur.com/33OZBtR.jpg

http://i.imgur.com/gVEGD7m.jpg

 

Li que o problema pode ser no hardware, onde terei que trocar o HD, ou no software, onde o problema tem possibilidade de ser resolvido. Como sei se é hard ou soft? Tem possibilidade de resolver com o chkdsk/outros métodos, ou, como os erros foram encontrados no "final" do HD, eu particionar os primeiros 700gb e continuar usando normalmente? Se eu continuar usando ele dessa forma, quanto tempo ainda resta antes de ele pifar de vez? Existe a possibilidade de isso afetar outros componentes de hardware?

 

Agradeço!  :lol: 

 

Seguem as screenshots:

 

33OZBtR.jpg

 

gVEGD7m.jpg
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricmoliveira,

Além do HDTune você também pode testar seu HD com o Data Lifeguard.

Normalmente erro de realocamento tende a piorar com o uso e software somente ajudaria a prolongar um pouco mais a vida do disco.

Aconselho o amigo a fazer backup o quanto antes dos seus arquivos mais importantes e se seu notebook ainda estiver na garantia, tente aciona-la para a troca do HD.

Boa sorte, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que isso vale para todos: em notebook, como só comporta um hd, no primeiro sinal de problemas acho que dever ser substituído para evitar perda de dados, mesmo que esteja particionado como o meu porque em caso de defeito afeta todas partições; agora em desktop vale a pena usar programas que dizer recuperar, seja isolando bad block ou não, e colocar apenas com o sistema operacional e mais nada e usar até travar de vez, mas para isso terá que ter no mínimo um segundo hd para os dados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, ontem o HD pifou de vez. Já comprei outro e formatei :'(

 

@ricmoliveira,

Eita, que pena, amigo.

Boa dica @misterjohn.

HD quando começa a apresentar problemas é bom fazer backup o quanto antes para não perder nada e já providenciar outro, aliás, é sempre bom manter backup regular, seja na nuvem ou em outro HD, porque nunca se sabe o que pode acontecer.

Ah, não esqueça de registrar o seu HD novo no site da empresa, que assim facilita o acesso aos serviços de suporte e garantia.

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando o windows comeca a notificar q o hd tá ruim, é porque a coisa ja passou de ruim pra péssimo.. a unica coisa salutar e preventiva a se fazer é sempre q possivel, dar uma olhada nos paramentros S.M.A.R.T. do hd e acompanhar se eles estão bons ou caso estejam com algum em alerta ver se nao aumentam

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita, que pena, amigo.

Boa dica @misterjohn.

HD quando começa a apresentar problemas é bom fazer backup o quanto antes para não perder nada e já providenciar outro, aliás, é sempre bom manter backup regular, seja na nuvem ou em outro HD, porque nunca se sabe o que pode acontecer.

Ah, não esqueça de registrar o seu HD novo no site da empresa, que assim facilita o acesso aos serviços de suporte e garantia.

Abraço.

Sobre back up, isso para mim é tão importante que tenho cópia do back up...quis frisar que discos problemáticos só mesmo para sistema operacional porque se pifar basta colocar outro e instalar tudo de novo, já esqueci a data de quando comecei a usar hds separados e isso para mim já virou regra...é isso ai

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre back up, isso para mim é tão importante que tenho cópia do back up...quis frisar que discos problemáticos só mesmo para sistema operacional porque se pifar basta colocar outro e instalar tudo de novo, já esqueci a data de quando comecei a usar hds separados e isso para mim já virou regra...é isso ai

 

@misterjohn,

Manter vários backups é mesmo essencial. É como dizem, quem tem 2 tem 1, e quem tem 1 não tem nenhum, então é bom prevenir, porque qualquer equipamento eletrônico está sujeito a um dia vir a falhar.

Sobre usar HDs separados é mesmo uma boa. Em meu desktop mantenho um SSD com o sistema e outros programas, alguns arquivos num WD Blue de 500GB só e os demais na nuvem (online e pessoal), mas já o laptop tem somente um disco, então tento ter ainda mais cuidado com os arquivos nele.

Bom, é isso. Até mais, amigos.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O hd do meu desktop esta com o mesmo problema esta dando falha de disco rígido. baixei o hd tune e deram os seguintes resultados, será que alguém poderia me ajudar a analisar e a dizer o que pode estar acontecendo segundo os resultados dos testes? 

 

 

como nos outros exemplos, seu hd está pelo fio da morte.. se tiver algo de importante nele, faca backup imediatamente e providencie outra unidade

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Acho que isso vale para todos: em notebook, como só comporta um hd, no primeiro sinal de problemas acho que dever ser substituído para evitar perda de dados, mesmo que esteja particionado como o meu porque em caso de defeito afeta todas partições; agora em desktop vale a pena usar programas que dizer recuperar, seja isolando bad block ou não, e colocar apenas com o sistema operacional e mais nada e usar até travar de vez, mas para isso terá que ter no mínimo um segundo hd para os dados.

 

Na verdade, até onde eu entendo - e posso estar errado - estes fosts não recuperam o HD, apenas escondem o problema, o que pode ser muito pior, pois é como tirar o aviso de que a ponte caiu e reclamar depois quando cai lá embaixo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...