Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Monitor samsung 793v s com problema no circuito de largura


brunocparra

Posts recomendados

Pessoal fiquei em duvida entre postar aqui e na abas monitores, mas como tem mais a ver com eletrônica postei aqui se tiver errado movam pra mim ok.

 

Bom to com uma duvida mais por interesse de aprender mesmo, então como não tenho curso de eletrônica sou mais curioso, por favor não me deem resposta muito complicada vlwww

 

 

To com um monitor aqui Samsung 793v s

 

Ele chegou aqui com excesso de largura, descobri o transistor darlinton queimado realmente estava. Ate estourado. Troquei e a tela encolheu, ate demais agora fica encolhida nas laterais, côncava e o regulador de largura não atua.

 

 

O que fiz depois disso:  troquei  q414,q413,q412,q411,r417,d411,r412,r423,r224 e d201

 

Nos teste ele fica assim...  modificando a regulagem de largura no menu:

 

tensão na saída do micro:  size adj  Varia entre 0 - 5 volts

 

 

Se alguem souber me ajuda valeu galera obrigado t+++

 

tensão entre r423 e r412 - varia entre 0 - 1,8volts

 

só que depois do r412 ela fica fixo 0,5 volts

 

consequentemente a base do transistor darlinton q414 fica fixo 0,5 volts enquanto deveria variar entre 1,8 e 2,5 volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o transistor q414 .  é um d2058 

 

ele tava estourado e a imagem larga de mais ai troquei por outro usado aqui mas com medida no multímetro tava bom só que imagem encolheu.  Ja troquei por mais três diferentes todos usados mas de monitores que estavam ate funcionando.

 

ai o esquema do monitor:

 

http://www.electronica-pt.com/esquema/monitores/samsung-esquemas-monitor/samsung-monitor-793v-4474/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu acho que e original por que eu retirei eles de duas placas iguais que eu tinha de carcaças aqui. Os componentes são alguns diferentes mas os chassis eram os mesmos inclusive o transistor estava no mesmo lugar (no circuito de largura, e preso ao dissipador do fly).

 

quantos aos outros componentes que você indicou vou dar uma olhada neles e posto o resultado aqui.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Beleza! A preocupação era que uns transistores são isolados e outros não, se não isolados, eles colocam em curto o coletor ao terra... (pelo dissipador).

O problema é que esse defeito pode ter sido provocado por falhas no flyback ou bobina Yoke. (vazamento de alta tensão).

Esse transistor não "explode" do nada!...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...