Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Driver da Placa de Vídeo travando PC


Posts recomendados

Amigos do clube hardware, estou um pouco aflito. Estou com um problema no computador em relação a placa de vídeo. Comprei nesse final de ano a GEFORCE GTX 980, fabricada pela GIGABYTE para poder rodar jogos pesados com máximo desempenho. Formatei meu computador, instalei o driver da placa-mãe, que é a Maximus IV Extreme Z e até então tudo bem. Depois coloquei o CD da GIGABYTE para instalar o driver da placa de vídeo, ele instala e automaticamente já me destina para uma página da NVIDIA para instalar um driver mais atualizado. Fiz a instalação e então pediu pra reiniciar o computador. Reiniciei e a resolução já foi alterada pra 1920x1080. Rodei minecraft 1.8 normalmente pra fazer o teste, mas sempre ficava travando e aparecendo a mensagem: o driver de video parou de responder e se recuperou... - E então saía do jogo. Desinstalei e instalei novamente algumas vezes o driver da placa de vídeo até que agora a resolução não se altera, fica sempre em 640x***, e sou sempre informado pelo sistema através do sinal de alerta no componente de vídeo.

A placa de vídeo é nova. Li até em alguns fóruns o pessoal dizendo que poderia haver conflito entre placa de vídeo (NVIDIA) e placa mãe (asus). Outrora li sobre retirar a bios durante 30 segundos e colocá-la novamente. Enfim, estou um pouco preocupado. 

Alguém pode me ajudar ou teve algum problema parecido? Até mesmo alguém que esteja no mesmo barco que eu...

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Math PI, valeu mesmo pela atenção. Estou no trabalho, mas já posso te adiantar algumas informações.

Placa de vídeo: GeForce Série 900, GTX 980, G1 Gaming, DDR5, fabricada pela Gigabyte (iniciando sempre em resolução 640x480)

 

Processador: I7 socket 1155, 3770k, 3.5 (funcionando)

 

HD 1TB Samsung

 

Gabinete Phantom (excelente sistema de ventilação)

 

Placa-mãe: ASUS Maximus IV Extreme Z, socket 1155

 

Memórias: 32GB, ripjaws, 1333mhz

 

Fonte: RM 850VA, modular, corsair.

 

 

Obs: fiz a troca do processador, que antes era I5, para o I7, fonte, que era de 550VA, nem me lembro a marca, pela fonte descrita acima, e a placa de vídeo. Troquei todos os componentes no mesmo dia. O processador não era reconhecido, então atualizei a bios e o mesmo passou a ser reconhecido pela placa-mãe.

Creio que o problema se concentre na placa de vídeo


Valeu Braconius! :) Obrigado por ajudar nesta luta! Vou fazer o possível pra detalhar o máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fonte Corsair RM850 (W e não VA) correto?

A fonte é boa.

 

Usa estabilizador ou no-break? Se usa evite usar.

Faça um teste.

Se não funcionar procure testar a placa de vídeo em outro computador.

 

Ainda tem a fonte antiga?

Depois verifique o modelo dela pra eu ver se pode testar ela com essa placa de vídeo.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo dava esse mesmo erro quando eu tinha uma 9600gt e o problema era porque eu tinha feito um upgrade nas memórias ram. Eu tive que desfazer o upgrade das memorias para voltar ao normal. E depois eu descobri que a solucão era que eu deveria ter resetado a bios da placa-mãe, e refiz o upgrade e deu tudo certo.

Tente resetar a Bios da placa-mãe e veja se resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, sua informação é válida e vou tentar fazer isso quando chegar em casa. Mas ontem resetei o bios e não adiantou nada, apesar que fiz isso com os drivers instalados. Posso tentar desinstalar os drivers e refazer o processo de reset.

 

Estou com a ultima atualização do Bios e fiz isso pra placa mãe reconhecer o processador i7, o que de fato adiantou.

 

Continuo na esperança de fazer essa placa funcionar corretamente.


Fonte Corsair RM850 (W e não VA) correto?

A fonte é boa.

 

Usa estabilizador ou no-break? Se usa evite usar.

Faça um teste.

Se não funcionar procure testar a placa de vídeo em outro computador.

 

Ainda tem a fonte antiga?

Depois verifique o modelo dela pra eu ver se pode testar ela com essa placa de vídeo.

Uso no-break, pois algumas vezes dá queda de energia onde moro e o nobreak tem evitado problemas maiores. Tenho a fonte antiga e ela é de 550W, vou verificar o modelo. É uma fonte inferior e não modular. Poxa, seria uma pena não fazer uso dessa nova fonte, comprei ela pensando na placa e futuros upgrades.Todos os componentes são novos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, aguardo as informações da fonte e o teste sem no-break.

Math.PI, Plugar a fonte diretamente na tomada? Isso não poderia ser arriscado, tendo em vista que onde resido em um lugar onde a energia não é muito constante? Mas mesmo assim vou fazer o teste e te informar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Math.PI, Plugar a fonte diretamente na tomada? Isso não poderia ser arriscado, tendo em vista que onde resido em um lugar onde a energia não é muito constante? Mas mesmo assim vou fazer o teste e te informar.

Não. Toda fonte é feita para ser ligada na tomada. Alias, se você pagou menos de R$1000 nesse nobreak, ele certamente é um Shortbreak, inapropriado e prejudicial para sua fonte. Além de, possivelmente, estar subdimensionado, pois com uma fonte de 850w você precisaria de um nobreak de, pelo menos 1100w (o que pode ser mais de 2KVA).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Toda fonte é feita para ser ligada na tomada. Alias, se você pagou menos de R$1000 nesse nobreak, ele certamente é um Shortbreak, inapropriado e prejudicial para sua fonte. Além de, possivelmente, estar subdimensionado, pois com uma fonte de 850w você precisaria de um nobreak de, pelo menos 1100w (o que pode ser mais de 2KVA).

Braconius, eu paguei R$ 430,00 pelo no-break, que é o da SMS. Pelo menos subdimensionado sei que não está (1400w), pois minha aquisição foi feita justamente por dois problemas: retirar o estabilizador que estava subdimensionado e pela energia inconstante do lugar onde moro. Então, tenho medo de perder a fonte em uma dessas quedas de energia..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Braconius, eu paguei R$ 430,00 pelo no-break, que é o da SMS. Pelo menos subdimensionado sei que não está (1400w), pois minha aquisição foi feita justamente por dois problemas: retirar o estabilizador que estava subdimensionado e pela energia inconstante do lugar onde moro. Então, tenho medo de perder a fonte em uma dessas quedas de energia..

Certo, ao menos não está subdimensionado. Mas entenda: você comprou um Shortbreak. Nada mais é que um estabilizador com bateria, extremamente prejudicial à sua fonte. Aposto que no manual do nobreak está escrito que ele não deve ser usado com fontes de PFC ativo, da uma pesquisada. Outra informação importante é que queda de energia não danifica em nada seu PC. O que pode danificar seu equipamento é o surto de energia que pode ou não acompanhar uma queda de energia. Quem protege contra isso são os AntiSurges, como este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, ao menos não está subdimensionado. Mas entenda: você comprou um Shortbreak. Nada mais é que um estabilizador com bateria, extremamente prejudicial à sua fonte. Aposto que no manual do nobreak está escrito que ele não deve ser usado com fontes de PFC ativo, da uma pesquisada. Outra informação importante é que queda de energia não danifica em nada seu PC. O que pode danificar seu equipamento é o surto de energia que pode ou não acompanhar uma queda de energia. Quem protege contra isso são os AntiSurges, como este: http://www.lojaclamper.com.br/index.php/produtos/protecao-geral/clamper-multi-protec-o-transparente.html

Caramba, Braconius, do clamper eu não sabia. E é mais barato rs. Vou testar daqui 30 minutos, que é a hora que chego em casa, O PC ligado diretamente na tomada. Caso funcione, vou precisar de um desses clampers com urgência rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, Braconius, do clamper eu não sabia. E é mais barato rs. Vou testar daqui 30 minutos, que é a hora que chego em casa, O PC ligado diretamente na tomada. Caso funcione, vou precisar de um desses clampers com urgência rs.

Ok, faça os testes. Mas entenda que este shortbreak que está usando está danificando sua fonte dia após dia. Ele não deve ser usado. Quanto ao Clamper, seu uso não é obrigatório, mas altamente recomendado.

 

Abraços e boa sorte.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Braconius, eu paguei R$ 430,00 pelo no-break, que é o da SMS. Pelo menos subdimensionado sei que não está (1400w), pois minha aquisição foi feita justamente por dois problemas: retirar o estabilizador que estava subdimensionado e pela energia inconstante do lugar onde moro. Então, tenho medo de perder a fonte em uma dessas quedas de energia..

Seu No-Break deve ser de 1400VA, certo??

 

1400 Watts por 430 reais é meio que irreal..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu No-Break deve ser de 1400VA, certo??

 

1400 Watts por 430 reais é meio que irreal..

Sim, isso mesmo RS Faria. É de 1400VA. Mas vou tratar de adquirir um Clamper, já que esse "no-break" esteja prejudicando a fonte. Tenho que testar diretamente na tomada pra ver se a placa de vídeo consegue funcionar corretamente. Já posto os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, realizando o procedimento. Mas antes, uma dúvida besta kkk. Uma fonte que não vem chave de tensão é bivolt automática, geralmente, certo? Ainda mais nesse meu caso em específico.Sabe, só me precavendo. Não quero fazer tolices :)


Ok, aguardo as informações da fonte e o teste sem no-break.

Brother, fiz o que disse, pluguei a fonte na tomada diretamente e, mesmo assim continua a iniciar com resolução 640x480, mesmo com os drivers da placa instalados. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, isso mesmo RS Faria. É de 1400VA. Mas vou tratar de adquirir um Clamper, já que esse "no-break" esteja prejudicando a fonte. Tenho que testar diretamente na tomada pra ver se a placa de vídeo consegue funcionar corretamente. Já posto os resultados.

1400VA representa, na melhor das hipóteses, 980w, ou seja, ele está subdimensionado. Se o fator de potência dele for 0,5, o que é bem comum pra esses shortbreaks de baixa qualidade, a situação piora e ele entrega apenas 700w.

 

Como eu havia previsto.

 

 

Pessoal, realizando o procedimento. Mas antes, uma dúvida besta kkk. Uma fonte que não vem chave de tensão é bivolt automática, geralmente, certo? Ainda mais nesse meu caso em específico.Sabe, só me precavendo. Não quero fazer tolices :)

Não. Uma fonte que não tem chave de tensão geralmente é FullRange (Tensão universal). Ela funciona em qualquer tensão entre 90v e 264v (isso inclui 95v, 118v, 147v, etc) . Uma fonte bivolt funciona apenas em 110v ou 22v.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1400VA representa, na melhor das hipóteses, 980w, ou seja, ele está subdimensionado. Se o fator de potência dele for 0,5, o que é bem comum pra esses shortbreaks de baixa qualidade, a situação piora e ele entrega apenas 700w.

 

Como eu havia previsto.

 

 

Não. Uma fonte que não tem chave de tensão geralmente é FullRange (Tensão universal). Ela funciona em qualquer tensão entre 90v e 264v (isso inclui 95v, 118v, 147v, etc) . Uma fonte bivolt funciona apenas em 110v ou 22v.

Braconius, brother, fiz o seguinte: 

 

Pluguei o cabo da fonte diretamente na tomada e o computador iniciou normalmente. Depois instalei os drivers e reiniciou automaticamente. Quando reiniciou, voltou a resolução de 640x480. Reiniciei novamente e... resolução de 1920x1080p e indicação de componente de vídeo. Os únicos sinais de alerta são: dispositivo de high definition audio e, em outros dispositivos, o controlador de vídeo. Agora, no adaptadores de vídeo, está reconhecendo normalmente. Algumas vezes tinha dado certo, mas, depois de algum tempo com o pc desligado, ao ligar novamente, voltava a maldita resolução 640x480 e adaptadores de vídeo em sinal de alerta. Estou na expectativa. 

Se puder me indicar onde comprar o clamper ou confirmar se posso adquirir daquele site que me passou, vou comprar com certa urgência. E desde já, já agradeço muito. Esse fórum tem muitas pessoas prontas a ajudar! Contem comigo pra qualquer ocasião.

@Jonas Moreira Nunes

 

A placa aparece no Gerenciador de Dispositivos do Windows?

RS Faria, aparece sim, mais precisamente em adaptadores de vídeo -> NVIDIA GEFORCE GTX 980. Inclusive posso até jogar agora que ela suportará. Meu temor é se depois de algum tempo desligado, o PC volte a não reconhecer a placa. Já reiniciei 3x e tudo bem até agora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Braconius, brother, fiz o seguinte: 

 

Pluguei o cabo da fonte diretamente na tomada e o computador iniciou normalmente. Depois instalei os drivers e reiniciou automaticamente. Quando reiniciou, voltou a resolução de 640x480. Reiniciei novamente e... resolução de 1920x1080p e indicação de componente de vídeo. Os únicos sinais de alerta são: dispositivo de high definition audio e, em outros dispositivos, o controlador de vídeo. Agora, no adaptadores de vídeo, está reconhecendo normalmente. Algumas vezes tinha dado certo, mas, depois de algum tempo com o pc desligado, ao ligar novamente, voltava a maldita resolução 640x480 e adaptadores de vídeo em sinal de alerta. Estou na expectativa. 

Se puder me indicar onde comprar o clamper ou confirmar se posso adquirir daquele site que me passou, vou comprar com certa urgência. E desde já, já agradeço muito. Esse fórum tem muitas pessoas prontas a ajudar! Contem comigo pra qualquer ocasião.

RS Faria, aparece sim, mais precisamente em adaptadores de vídeo -> NVIDIA GEFORCE GTX 980. Inclusive posso até jogar agora que ela suportará. Meu temor é se depois de algum tempo desligado, o PC volte a não reconhecer a placa. Já reiniciei 3x e tudo bem até agora. 

Vamos torcer pra que estabilize agora!

 

Quanto ao Clamper, você pode comprar direto no link que te passei (da própria fabricante) ou em outros sites. Sei que ele existe na WAZ e na Guerradigital.net.

 

Abraços e boas compras!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Viu qual é a fonte de 550W?

Math, vou adicionar o link, assim você pode verificar melhor. É da Kronnus. 

 

https://www.google.com.br/search?q=fonte+kronnus+550w&biw=1920&bih=955&source=lnms&também=isch&sa=X&ei=DwvJVPKIM-jCsATGm4GADQ&ved=0CAcQ_AUoAg#imgdii=_&imgrc=HB903lhn9i_HiM%253A%3BUP9awnHXXtIkOM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gamainfo.com.br%252Fproduto%252F81.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gamainfo.com.br%252Fcategoria.php%253Fcategoria%253D17%3B250%3B250

Vamos torcer pra que estabilize agora!

 

Quanto ao Clamper, você pode comprar direto no link que te passei (da própria fabricante) ou em outros sites. Sei que ele existe na WAZ e na Guerradigital.net.

 

Abraços e boas compras

Braconius, vou tentar atualizar para ultima versão, pois estou na penúltima. Vamos ver o que ocorre. vou fazer isso até porque tem dois sinais de alerta no gerenciador de dispositivos. Posto resultados. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Math, vou adicionar o link, assim você pode verificar melhor. É da Kronnus. 

 

https://www.google.com.br/search?q=fonte+kronnus+550w&biw=1920&bih=955&source=lnms&também=isch&sa=X&ei=DwvJVPKIM-jCsATGm4GADQ&ved=0CAcQ_AUoAg#imgdii=_&imgrc=HB903lhn9i_HiM%253A%3BUP9awnHXXtIkOM%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gamainfo.com.br%252Fproduto%252F81.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.gamainfo.com.br%252Fcategoria.php%253Fcategoria%253D17%3B250%3B250

Braconius, vou tentar atualizar para ultima versão, pois estou na penúltima. Vamos ver o que ocorre. vou fazer isso até porque tem dois sinais de alerta no gerenciador de dispositivos. Posto resultados. :)

Ok, boa sorte!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, revivendo o tópico pra falar que, apesar da placa estar funcionando agora, quando vou entrar em algum jogo, minecraft 1.8, por exemplo, na tela aparecem uns borrões e o jogo se fecha. Dai aparece a mensagem de que o driver de vídeo parou de funcionar mas se recuperou :( - Problemas infinitos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...