Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Banco de dados novo e sistema


Posts recomendados

Saudações

 

Pessoal, meu objetivo é construir sistemas automatizados simples, para utilização em um instituto da minha universidade. Para isso eu gostaria que me indicassem um banco de dados bom para utilizar e aprender a controlar (gratuito se possível), bem como dicas para tentar a solução das coisas. Minha melhor habilidade em informática era desenvolvimento, mas isto foi a 10 anos... então obter tudo de novo não será rápido e tenho ciência disto.

 

Mas para isso eu preciso lidar com algumas complicações. (Que detalharei melhor em cada item, então se você entende melhor uma parte, n precisa tentar me ajudar com a outra)

 

1- É muito importante gerar algo para controlar a entrada, trâmite (andamento), e destino (saída) de documentos, e manter esta informação em fácil e rápido acesso em qualquer local. (Hoje existente em access)

Como funciona:

Recebemos variados tipos de documentos para encaminhar a seus responsáveis ou setores de destino, ou a alunos, é importante armazenar estas informações para consulta, como também quem recebeu/enviou (e matrícula), o que fez/será feito com o documento (tramite), e observações.

Tenho uma planilha no excel que fiz do zero e segue este funcionamento bem, porém ela não é simples o suficiente aos olhos dos usuários (esta tudo na mesma tela e é necessário verificar outras planilhas para consultar as informações, bem como o preenchimento correto das informações, ou a busca ficará complexa).

O banco de dados (em access) foi feito por um amigo meu que teve como base esta planilha do excel, porém, mesmo sendo mais confiável por ser um banco de dados, ainda caiu nos mesmos pontos negativos e não há controle suficiente, especialmente quando você considera o tipo de usuários que temos.

Então os pontos que preciso trabalhar é:

-Simplificar o uso de cada função e preenchimento das informações (explodir e separar, passo-a-passo, cada informação a ser preenchida, fazendo o usuário trabalhar com uma coisa de cada vez)

{Aqui seria importante que cada campo/informação seja perguntada de cada vez e que haja controles para a padronização dos dados (como mensagens de erro e a não aceitação de dados fora do padrão)}

-Função de busca em separado e com bastante opções

{Podendo focar a busca em qualquer um dos campos/informações, ou data (gostaria de que fosse possivel ordenar a classificação/órdem de acordo com o campo que for clicado também)}

 

 

2- Fazer um sistema de sorteio de alunos para as turmas. (Hoje em excel)

Hoje temos um sistema de sorteio de alunos que funciona, porém além de ser necessário que alguém que saiba como funciona opere o sorteio, erros problematicos acontecem as vezes (como o sorteio da mesma pessoa mais de uma vez, Ou o funcionamento incorreto quando inicia-se o sorteio com a célula errada selecionada).

O sistema precisará:

-Pegar os nomes dos alunos (se possivel de uma planilha ou algo do gênero), ou a opção de os inserir colando todos de uma vez).

-Fazer o sorteio de forma visual numa velocidade que os sorteados podem acompanhar (não pode ser na velocidade do computador, pois o sorteio é feito na frente dos alunos), então um temporizador ou tempo automatico seria bom.

-O sorteio consiste em 2 resultados, os sorteados para a vaga, e os sorteados para a reserva, fazemos estes sorteios um após o outro (por isso temos 2 botões de sorteio), e o número de vagas/reserva varia, então na hora do sorteio é bom jogar uma mensagem e box para inserir o número de vagas/reserva a ser sorteado.

-Os resultados de ambos os sorteios são postos em planilhas diferentes da mesma pasta (no excel), se isto não for possível, num banco de dados ficaria melhor salvo. 

-Se puder jogar na tela em PDF, ou imprimir o resultado, ou os 2, cobre a necessidade de exibir o resultado após o sorteio.

-Guardamos os resultados para exibir na internet depois, temos uma pasta com os resultados dos anos guardadas para procedimentos internos e etc, isto ficaria melhor guardado em um banco de dados.

 

-Todos estes tópicos hoje são separados, normalmente em excel ou algo do pacote office, mas eu gostaria de unificar e salvar os dados em um banco de dados com opção de backup.

PS: Eu iria postar fotos nos tópicos para ficar melhor de compreender e ter uma visão melhor a coisa, mas infelizmente o photobucket não funcionou (e eu n uso a anos), então se puder me indicar outro serviço de upload de imagens gratuito, eu edito e as posto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...