Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[DÚVIDA] Aumentar a corrente de saída do circuito diminui o consumo da bateria?


Visitante

Posts recomendados

Tenho uma bateria de 6 v 4,5a, quero alimentar um circuito que irá servir de booster de corrente, ele irá aumentar a corrente para 15a, mantendo a tensão de 6v, o que será ligado ao circuito será um dispositivo que consumirá 350ma.

A eficiencia do circuito é de 92% 6v 300ma.

 

É possível fazer isso para aumentar o tempo de vida da bateria? Tenho dúvidas nesse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O primeiro problema dai, de sua interpretação, é o entendimento do que significa sua bateria de 6V x 4,5A uma corruptela do efetivo nome da mesma que deveria ser grafado assim: 6V x 4,5 Ah que quer dizer qiue essa bateria dai tem uma capacidade de entrega de energia de 6 Volts durante uma hora se a corrente for de 4,5A. Dai se pode deduzir que se a corrente for a metade, 2,25 Amperes ela poderá alimentar a carga por 2 horas e se for a metade da metade, isto é. 1,125 Amperes poderá segurar por 4 horas bem como poderia se deduzir que se a corrente de saída fosse de 9 Amperes, o dobro da capacidade nominal, a autonomia dela rediuziria para 30 minutos e assim por diante..

 

Esses 4,5 Amperes de longe não é a máxima corrente que a bateria pode oferecer.. Uma bateria de automóvel, por exemplo, geralmente com capacidade da ordem de 40 a 70 Amperes hora, pode dar partida no automóvel, via motor de arranque, que norma;mente pede ate 100 a 150 Amperes de corrente de pico..

 

Olhe ai a folha das características de uma bateria dessas pequenas, de 12V x 7Amperes hora..

486059000_400.jpg

Repare bem, se trata de uma bateria de 12 Volts x 10Ah

Veja lá, a máxima corrente de descarga que ela tolera é de 100 Amperes e pode ser segurada por 5 segundos...

 

Desse modo você não necessita colocar booster de corrente ai na sua bateria pois a mesmo pode oferecer com facilidade esses 15 amperes de que necessitas só que por um tempo menor, teria uma autonomia menor, não conseguiria ter energia armazenada para oferecer esses 15 Amperes por muito tempo..

Você pode ter uma boa ideia do tempo que ela poderia entregar 15 Amperes se fizesses a seguinte conta..

Energia armazenada = 6 Volts x 4,5 Amperes e por uma hora ou seja 27 Watts hora

Se mudares a corrente de saída, para 15 amperes, não espere, em tempo, uma autonomia maior do que 54 Watts / (6V x 15A) = 54/90 = 0,6 horas ou 36 minutos somente..

 

A ideia contida ai é de que existe uma capacidade de energia armazenada, na carga, que não pode ser ultrapassada, na descarga, pois se ultrapassada teria havido um aumento da energia o que contraria a física básica..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@

Espero que as explicação do faller tenha sido o suficiente pra que não entremos novamente na discussão iniciada no seu tópico anterior. Já foi mais que explicado que não dá pra "gastar 1000 litros de água de um depósito que só cabe 500 litros, sem reabastecê-lo".

Foi só uma comparação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você tem uma bateria de 6V x 4.5Ah,

você precisa alimentar um dispositivo que consome 350mA em 6V...

E você quer fazer um booster que aumente 4.5A para 15A na mesma tensão...

E 1°, nao existe nenhum tipo de circuito eletrônico que aumente corrente mantendo a mesma tensão!. Só existe circuitos de converte tensão em valores diferentes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos fazer outra comparação:

 

- Capacidade da bateria em A/h      -> Capacidade de um tamque de combustível em litros

- Autonomia do circuito em horas    -> Distância que um carro pode percorrer sem reabastecer

- Carga ou circuito alimentado        -> O motor de um carro

 

Se um carro pode percorrer uma distância de 10Km com 1 litro de combustível, não tem como fazer ele percorrer 20Km com o mesmo litro, a não ser que se melhore e em muito a eficiência do seu motor.

No caso do autor, melhorar a eficiência seria trocar o LED de 10W por outro que tenha o mesmo brilho mas consuma uma corrente menor.

Se o LED é de 10W e produz 20 LUMENS teria que trocá-lo por um de 3W que produz a mesma quantidade de lumens.

É como trocar uma lâmpada incandecente por uma fluorescente numa residência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na prática a teoria é outra. Faça um teste prático: coloque um resistor de 1.33333R e 27W na bateria e vê se mantém uma hora com 6V. O que vai acontecer? não vai manter e sua bateria deve aquecer. Isso é devido a detalhes construtivos da bateria e condições do além da nossa sabedoria

Portanto: não é possível além do que,  ao contrário do que almejas, vai diminuir a vida útil da bateria

 

Mas é teoricamente possível você carregar um capacitor de algumas centenas ou milhares de farads com 4.5A por bastante tempo e depois ele te fornece os 15A por pouco tempo. (a descarga da sua privada, lembra?). A matemática pra isso é do além também. não me pretence mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@,

 

De novo ?  kkkkkk Motor perpétuo mais uma vez...... !

 

Toda bateria tem a sua capacidade determinada pelo fabricante. Isso é o máximo que ela pode fornecer em condições normais ( e quando é nova .... ).

 

Essa capacidade é dada justamente pela multiplicação da tensão nominal pela corrente nominal.

 

voce pode variar a corrente, dentro de certos parâmetros. Mas nunca vai conseguir que o produto da tensão pela corrente seja MAIOR do que o que o fabricante definiu quando fabricou a bateria. Isto é o que estamos dizendo, que não é possível obter mais energia do que o fabricante já espeçificou na fabricação dela.

 

Se voce aumentar a corrente acima daquela especificada como corrente normal de uso, a duração da carga da bateria vai diminuir quase na mesma proporção do seu aumento de corrente.

 

Repare nas contas logo no início do post anterior, feitas pelo Mestre Faller, o funcionamento está muito bem descrito, inclusive a maneira de se estimar a duração da bateria.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

amigo peço perdão em nome de meus amigos. Preferem  perder o amigo a perder a piada. Mas mesmo assim você tem a resposta espalhada um pouco em cada post. você consegue compilá-la extraindo um pouco de cada? No entanto se a dúvida persistir, não te acanhes em reperguntar com outras palavras talvez se for o caso sei lá.

Mas de toda a forma a resposta é um sonoro 'não'. Não consegues aumentar a autonomia da bateria do jeito que queres nem com reza braba!! kk

abç amigo @

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@

Não é proibido perguntar. O problema é fazer a mesma pergunta já sabendo que a resposta será a mesma.

Desculpe-nos se as leis da física não nos permite te ajudar como gostarias.

Qualquer outra dúvida estamos a disposição.

---

Pra pensar.

Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

Antoine Lavoisier

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...