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Sérios problemas com cópia de arquivos/formatação do notebook lenovo (URGENTE)!


Ir à solução Resolvido por Anthmann,

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(A parte realmente importante começa no 3º parágrafo) Olá amigos, comprei faz menos de dois meses no site submarino um notebook da lenovo para usar como PC secundário em viagens e diversos fins, com configuração básica, Processador Intel Core i3, 4GB RAM, 500GB HD. Quem quiser saber mais pode ver em http://www.submarino.com.br/produto/120094523/notebook-lenovo-g40-intel-core-i3-4gb-500gb-led-14-windows-8.1-prata(atualmente está muito caro mas comprei na Black Friday por $1029).

 

No primeiro mês de uso a experiencia estava perfeita, rodando a 24-30FPS até jogos pesados com gráficos no mínimo como BF4 e Max Payne 3, ligava e desligava muito rapidamente, e como tinha 500GB de um armazenamento legal, que estava praticamente vazio e que parecia ser seguro copiei algumas fotos e vídeos de família do meu PC atual para o note pra ter mais espaço disponível para jogos no meu PC. Porém depois de uns 30 dias de uso de repente ficou muito lento e travando, demorando demais para ligar, não abria nada, então resolvi formatar. Esbarrei no primeiro problema, para formatar tive que mudar a partição de MBR para GPT, usei o fórum aqui para sanar algumas dúvidas mas consegui formatar. Depois disso o note ficou todo ok (peguei as fotos todas e fiz umas 10 viagens com o pendrive entre o pc e o notebook levando fotos de um lado para o outro), e quando ficou tudo certo coloquei as fotos novamente no note.

 

Porém há 4 dias meu irmão menor estava jogando e o jogo travou, eu não estava em casa então ele apertou o botão de desligar do notebook por alguns segundos e desligou "manualmente". Quando ligou, o note mostrou que havia um erro, informou um código, mostrou que um arquivo havia sido corrompido e era crítico para a inicialização do windows (mostrou primeiro nvraid, depois reiniciei novamente e mostrou um outro arquivo da pasta system32) e tentou realizar o famoso reparo automático do Windows 8.1. Eu peguei para ver e deixei cerca de 4 horas mas não saiu da tela de reparo automático, então pensei em formatar e assim iria tudo para Windows.old. Quando fui formatar ele demorou muito para iniciar a formatação, e quando iniciou ficou tão lento (parado em 0% na preparação dos arquivos por mais de 2 horas) que resolvi ir dormir e deixar ligado formatando. Quando acordei 7 horas depois estava em 2%, e vendo que aquilo ali não ia dar jeito cancelei tudo e reiniciei o note pelo cd do windows novamente. Quando reiniciei abri o cmd com Shift-F10 e abri o notepad pelo prompt para fazer o backup das fotos pelo pendrive (como havia feito há um mês, dessa vez iria (vou) deixar tudo armazenado online em um local realmente de segurança). Mas aí que está o problema, o PC está copiando tudo e abrindo as pastas de forma muito lenta! para terem uma noção, quando abro o explorer pelo notepad ele mostra o disco de boot, o cd, o pendrive, mas não mostra espaço disponível no disco local. Quando eu clico ele trava e depois de uns 15 minutos ele destrava exibindo o espaço livre do disco, quando eu abro leva uns 2 minutos para abrir e mostrar as pastas, e isso se repete ao abrir cada pasta. Na hora de copiar os arquivos para o pendrive, deixei novamente copiando algumas fotos pesadas (18MP) que somavam algo entorno de 1GB, e quando acordei 8 horas depois ele só tinha copiado 380MB!

 

O Note fica travado ao tentar copiar, o prompt funciona perfeitamente, consigo abrir outros blocos de notas mas o que comecei a cópia só destrava depois de copiar tudo, está acontecendo algo muito estranho que nunca vi antes em nenhum PC ou notebook, e quero implorar a vocês que me ajudem de alguma forma, porque preciso copiar as fotos que tenho nele, depois disso é só usar um "clean" e um "create partition primary" com o HD e não importa apagar o que ficar, mas preciso copiar essas fotos!

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  • Solução

Olá, caro @Rafael Barradas

 

Por favor tente a 2ª opção do link abaixo. Espero bem que isso resolva.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1087222-problemas-nos-hdus-eou-nos-sos-windows/

 

E caso queira criar uma imagem (leia backup) do Windows, recomendo o opensource ODIN.

 

[EDIT]

Se quiser é formatar, 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1085279-como-formatar/

Devo é mencionar que a opção de formatar, eu cá só a uso quando nada mais resultou.

 

Boa sorte, e cumprimentos.

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Rafael pela minha experiencia e mautenção de micros e notebooks o problema esta no HD, pois o mesmo e novo e tem muito pouco tempo de uso para estar apresentando este tipo de problema. Pelo que voce descreveu o hd parece estar com problema de badblocks, que sao trilhas defeituosas que podem ser causadas por queda, movimentos bruscos ou pode ate mesmo ja ter vindo com algum problema de fabrica. Como o notebook e novo deve estar na garantia ainda, sugiro que  voce leve na autorizada para que eles estejam fazendo o diagnostico do problema e se for o HD eles possam fazer a troca da peça ou fazer qualquer outro reparo que seja.  Para recuperar os dados voce pode procurar no google um programa que recupere o hd como o HDD Recovery, Redo Backup and Recovery e tentar recuperar suas imagens. Mas e importante que voce mande o aparelho para autorizada para realizar o conserto porque ele pode voltar a apresentar o mesmo problema novamente.

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Olá, caro @Rafael Barradas

 

Por favor tente a 2ª opção do link abaixo. Espero bem que isso resolva.

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1087222-problemas-nos-hdus-eou-nos-sos-windows/

 

E caso queira criar uma imagem (leia backup) do Windows, recomendo o opensource ODIN.

 

[EDIT]

Se quiser é formatar, 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1085279-como-formatar/

Devo é mencionar que a opção de formatar, eu cá só a uso quando nada mais resultou.

 

Boa sorte, e cumprimentos.

 

Muito obrigado pelas dicas. Tentei realizar o comando sfc /scannow e o sfc /verify, mas não obtive sucesso. O cmd mostrava uma mensagem dizendo que havia uma reinicialização pendente na máquina e por isso não podia realizar os comandos. Reiniciei muitas vezes, tentei até mesmo usar o cmd pelo meu antigo DVD de boot do Windows 7 Home Basic, mas essa mensagem sempre aparecia.

 

Deixei o notebook mais uma noite copiando arquivos, mas dessa vez usei um recurso bem antigo que uma vez ouvi falar, o PKZIP, deu muito trabalho mas consegui compactar em 3 arquivos de mais ou menos 7gb cada um. Fui copiando cada um por vez para o meu pendrive, e colocando no outro PC, porque descobri que quando tentava copiar múltiplos arquivos a demora extrema era porque ele copiava uma foto, ficava cerca de 5 ou 6 minutos sem fazer nada e depois copiava outro. Agora de tarde consegui terminar de copiar tudo, então fui formatar o note.

 

Tentei usar o SeaTools para DOS mas não deu certo, como você mesmo disse o RuimDOS é realmente complicado pra trabalhar nisso. Então optei pela formatação "comum" para ver no que dava. Usei o diskpart e converti o disco para mbr, fiz tudo aquilo que se faz pelo diskpart. Depois disso reiniciei e formatei com o windows 8. Depois de alguns procedimentos o notebook reiniciou para continuar a instalação, mas mostrou um suposto erro que impedia a instalação de continuar e era necessário reiniciar para continuar a instalar. Novamente reiniciou e mostrou uma notificação de que a máquina foi reiniciada no meio da instalação e por isso não podia continuar (SIM O WINDOWS REINICIOU O MEU PC DE PROPÓSITO SÓ PRA ME FERRAR).

 

Já estava perdendo as esperanças, mas resolvi usar o windows 7 home basic para formatar. Consegui mas não deu boot depois de instalar tudo (cheguei a configurar nome de usuário, Nome do PC e tudo, mas não deu.Então tentei pelo usb instalar a nova build do windows 10 (sim eu sei q é doideira mas BR e BR), baixei-a joguei no usb e dei boot por ele. Levou um bom tempo instalando, dessa vez tudo deu certo e estou escrevendo esse texto do notebook.

 

Até agora está funcionando normalmente, mas as vezes ele dá uma travadinha na área de trabalho ou nas configurações (deve ser por essa build não ser final), agora vou tentar fazer os comandos para verificar se existe algum erro no HD. Também vou ver a formatação low level porque talvez fazendo ela meus problemas sejam de uma vez resolvidos.

 

Muito obrigado pela ajuda e pelas dicas!

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  • 2 semanas depois...

Pessoal depois de uma pequena gambiarra aqui consegui formatar o notebook, mas da maneira normal do windows (a formatação low level não deu certo, sempre travava em 82%). Particionei o hd em uma partição de 416GB e outra de 50GB, e aí pareceu dar certo a formatação. Porém algumas horas depois o windows mostrou que haviam problemas com o HD (as duas partições) e que eu devia fazer um backup dos arquivos com urgência. O notebook aparenta estar bem, consigo usá-lo por completo, mas fiz alguns testes com o HD Tune Pro, abaixo estão os resultados:
 

 URjMcji.png
 

 

kkQ6kHE.png

 
OBS: na hora de fazer o escaneamento de erros após 8 horas de teste ele não passou o escaneamento de 49 gb, mas só aí já deu pra ver alguns erros presentes no HD. Ainda não tive tempo de mandar para a assistência técnica (só poderei mandar daqui a 3 semanas), será que existe algum risco nesse período em que eu ficar usando o notebook?

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Como nosso amigo disse acima o risco maior é perder alguma informação contida nesse HD. Existe o risco também a chance de passar raiva pois o próprio windows pode não iniciar mais já que o HD está com problema.

 

De qualquer forma creio que não vá afetar a garantia.

 

A lenovo tem um programa chamado storage test, se ele apontar falha no HDD creio que será mais rápido providenciar a troca em garantia.

 

você pode fazer o download dele aqui:

http://support.lenovo.com/us/en/lenovodiagnosticsolutions/downloads

 

Alguns meses atras eu tive problema também com um HDD (de um desktop lenovo) e abri o chamado junto ao fabricante. O processo de abrir o chamado e liberarem a troca do HD foi rápida, em meia hora de ligação resolvi, visto que mandei o resultado dos testes do próprio software da lenovo. Só demorou pra chegar a peça, mais de um mês. Segundo a lenovo foi devido a uma "mudança na logística" que estava gerando atrasos. Depois que a peça chegou o técnico veio até minha residencia e deu tudo certo depois disso.

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