Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Campos Obrigatorios no Excel


Posts recomendados

estou com um grande problema o RH me pediu uma planilha meio complexa que não consigo terminar, me ajudem

 

1 - Preciso fazer uma planilha para controle de horas extra.
e preciso que todos os campos sejam obrigatórios.
 

outra dificuldade que estou tendo é:

2 - possuo a coluna "Nome" e a coluna "matricula"

a coluna nome esta em lista na plan2 desta planilha consigo selecionar os nomes, e queria relacionar os nomes as matriculas, assim quendo eu selecionar o nome o campo "matricula" seja preenchido com a respectiva matricula.

3 - também outro problema. tem um campo "fretado" e um campo "qual ponto e bairro", que seria o campo "fretado" só é preenchido por sim ou não.
se sim liberar o campo "qual ponto e bairro", se nao deixar o campo "qual ponto e bairro" bloqueado.(queria mesmo deixa-lo oculto, sem aparecer, só apareceria se o campo "fretado" estivesse como "sim".
 

Por favor me ajudar o mais rápido possível.

 



Grato.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei adiantar alguma coisa, transformei algumas listas em Tabelas reconhecidas pelo Excel e as nomeei, retirei a lista Bolean por ser desnecessária, mudei o nome das planilhas p/ algo mais sugestivo, criei uma coluna fictícia p/ matrícula e a vinculei com a planilha principal.

 

Não sei se é do interesse, mas você poderia vincular sua planilha com os mapas do Google p/ ver num clique qual a trajetória feita pela pessoa. Para isso seria necessário a entrada de endereço sempre correto e com nome de cidade ou cidade padrão...

 

Ocultar uma coluna de preenchimento não me parece boa ideia.

 

 

PlanPedi.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Gustavo, seja bem vindo ao forum ! 

 

Segue codigo abaixo conf. solicitado:

Para testar, abra sua planilha aperte (alt + F11), copie e cole no modulo da plan2, em seguida crie uma coluna Matricula, e insira numeros que quiser entre  "D6:D105" da Plan1. e pronto. 

 

Option Explicit


Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
Dim ws As Worksheet: Set ws = Sheets("plan1")
Dim mtc As Range
If Not Intersect(Target, Range("b2:b50")) Is Nothing Then
ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = False
With ws
Set mtc = .Range("e6:e" & .Cells(Rows.Count, 5).End(xlUp).Row).Find(Target.Value, , LookIn:=xlValues, LookAt:=xlWhole)
If mtc Is Nothing Then
MsgBox "Funcionario nao encontrado !", 0, "Aviso"
Exit Sub
Else
ActiveSheet.Range("a" & Target.Row) = mtc.Offset(0, -1).Value
End If
End With
End If
If Not Intersect(Target, Range("i2:i50")) Is Nothing Then
If Target.Value = "Não" Then ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = True
If Target.Value = "Sim" Then ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = False
End If
End Sub

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado ajudou muito, ja foi mais da metade dos problemas.

o que estou tendo mais urgencia é na parte de deixar todos os campos obrigatorios, e para preencher a segunda linha a primeira tenq estar completa(eceto "qual ponto e bairro" caso "fretado" sena não).

 

preciso fazer com que o campo "qual ponto e bairro" seja desabilitado ou habilitado dependendo do "fretado"(sim ou não), isso já resolve muito o meu problema.

a parte do google maps não tenho nem ideia por onde começar^^.

 

obrigado


Obrigado Basole e Boa Tarde,

Tentei colocar o código aqui mas assim que tentei trocar um nome da coluna "nome"
me veio este erro e o resto permaneceu do jeito que já estava.

Grato

post-752549-0-37898600-1421955157_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, pra mim aqui "funcionou" perfeitamente.

Acredito que voce tenha protegido sua pllanilha, por isso o motivo do error 

Segue abaixo o codigo alterado pra contornar essa limitacao:

abx.

Option Explicit

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
Dim ws As Worksheet: Set ws = Sheets("plan1")
Dim mtc As Range
If Not Intersect(Target, Range("b2:b50")) Is Nothing Then
ActiveSheet.Unprotect
ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = False
With ws
Set mtc = .Range("e6:e" & .Cells(Rows.Count, 5).End(xlUp).Row).Find(Target.Value, , LookIn:=xlValues, LookAt:=xlWhole)
If mtc Is Nothing Then
MsgBox "Funcionario nao encontrado !", 0, "Aviso"
Exit Sub
Else
ActiveSheet.Range("a" & Target.Row) = mtc.Offset(0, -1).Value
End If
End With
End If
If Not Intersect(Target, Range("i2:i50")) Is Nothing Then
ActiveSheet.Unprotect
If Target.Value = "Não" Then ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = True
If Target.Value = "Sim" Then ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = False
End If
ActiveSheet.Protect
End Sub

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, pra mim aqui "funcionou" perfeitamente.

Acredito que voce tenha protegido sua pllanilha, por isso o motivo do error 

Segue abaixo o codigo alterado pra contornar essa limitacao:

abx.

Option Explicit

Private Sub Worksheet_Change(ByVal Target As Range)
Dim ws As Worksheet: Set ws = Sheets("plan1")
Dim mtc As Range
If Not Intersect(Target, Range("b2:b50")) Is Nothing Then
ActiveSheet.Unprotect
ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = False
With ws
Set mtc = .Range("e6:e" & .Cells(Rows.Count, 5).End(xlUp).Row).Find(Target.Value, , LookIn:=xlValues, LookAt:=xlWhole)
If mtc Is Nothing Then
MsgBox "Funcionario nao encontrado !", 0, "Aviso"
Exit Sub
Else
ActiveSheet.Range("a" & Target.Row) = mtc.Offset(0, -1).Value
End If
End With
End If
If Not Intersect(Target, Range("i2:i50")) Is Nothing Then
ActiveSheet.Unprotect
If Target.Value = "Não" Then ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = True
If Target.Value = "Sim" Then ActiveSheet.Range("j:j").EntireColumn.Hidden = False
End If
ActiveSheet.Protect
End Sub

Bom dia Basole,

Teria como você alterar para funcionar nessa nova planilhar, fiz algumas alterações de nome e células.

então não possuo mais aquele modelo. boa parte das coisas estão funcionando mas ainda falta os mais complicados.

Se puder fazer a alteração e me enviar aqui pois tenho dificuldade em entender VBA,

O que esta sendo o mais urgente é deixar os campos obrigatórios

 

muito obrigado!!!!!

Planilha RH - Principal.xlsx

Planilha RH - Principal.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Gustavo,

 

Vou insistir novamente com você, aquela lista Bolean não é necessária e só polui visualmente a planilha, p/ inserir uma opção simples como Sim/Não o melhor é inserir isto dentro das configurações de validação de dados.

 

Suas tabelas estavam sem um nome indicativo do q elas se referiam, renomeei e o nome de cada uma delas pode ser visto no menu Design.

 

A coluna Total de horas foi formatada de forma a não mais exibir "00:00".

 

Inseri a possibilidade de chamar o mapa do Google numa das colunas. Como eu não sei a abrangência territorial da sua planilha a função de HIPERLINK() ficou restrita ao Rio de Janeiro, mas é fácil de alterar isso, foi mais a título de demonstração caso você se interesse.

 

Uma outra forma de entrada de dados q o Excel tem é através de formulário de entrada e codificação VBA, mas não navego muito bem nessa praia, outros foristas melhor capacitados no fórum poderiam te dar essa ajuda.

 

O mapa é um diferencial q pode causar boa impressão.

Planilha RH - Principal.xlsx

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...