Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criando Motor para jogos


Visitante

Posts recomendados

estou criando uma engine de jogos 3d ,bem simples ,com atributos como criação de terrenos , destruição de cenário ,etc a intenção é criar um jogo semelhante a MINECRAFT , A engine esta sendo escrita em c# e pedaços de código em visual basic a IDE que eu uso é Visual Studio 2012 Ultimate .

o problema é  como faço para usar bibliotecas gráficas como openGL , Alegro , etc juntamente com C#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do Alegro, como ele foi escrito em C, você precisaria usar algum "binding" uma ponte entre a linguagem C# e a biblioteca do allegro. Até onde eu sei o allegro não provê nenhum binding pro C#. No google você encontra alguns feitos por terceiros, mas não sei se são bons.

Se quiser usar o openGL diretamente, daí é mais simples. Procure por openTK no google.

Se não quiser usar o openGL e quiser alguma coisa mais simples e escrito já em C#, procure por SharpGL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Por que criar uma engine própria, invés de usar uma já existente? Seu objetivo primário é o jogo ou a engine? 
Criar uma engine simples por criar é o mesmo que reinventar a roda. A não ser que você tenha intenção de torna-la comercial ou open-source.

 

Outro detalhe, Allegro é uma biblioteca gráfica e multimídia com suporte a renderização 2D, somente (além de ser escrita em C e precisar procurar por um binding, como já citado acima). 
OpenGL (termo genérico, pois existe muitas variedades como GLFW, GLEW, GLUT, FreeGLUT, a nova Vulkan etc) é uma biblioteca gráfica e multimídia também, e não uma engine de jogos.

Não há por exemplo um motor de física, para tratar colisões, mecânica clássica e etc. Caso o jogo tiver funcionalidades online OpenGL puro não dará nenhum suporte.

 

Sem contar que trabalhar com OpenGL puro não é nada fácil e intuitivo. É tudo muito baixo nível, vai ter que fazer muita coisa na mão. Não é igual engines que tem classes prontas pra serem trabalhadas como Transform (para transformação no espaço 3D), GameObject (reprensentando, qualquer objeto dentro da cena), Cameras, luzes, renderização, shaders, ferramentas de compilação, de debugging, um editor visual em certas engines etc etc

 

Uma vez fiz um jogo pra faculdade, assim na mão usando SDL2 (semelhante ao Allegro, também baseada em OpenGL), jogo 2D bem com cara de rascunho mesmo, deu mais trabalho fazer o "back-end" do que a montagem do jogo em si. Sem contar que precisei de usar um monte de biblioteca adicional pra tratar audio por exemplo, tinha que acrescentar uma biblioteca extra SDL2_mixer, até pra reconhecer arquivo de fonte *.ttf tem que usar outra biblioteca adiciona SDL2_ttf e por aí vai.


Por que não usar uma ferramenta já pronta, consolidada e profissional como Unity3D, Xenko, MonoGame?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...