Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador chegando a 80º


bycristian

Posts recomendados

Galera alguem pode tentar resolver meu problema, ja faz 2 semana que comprei meu processador " Phenom II X4 945 3.0 Ghz " porém estou com um problema de aquecimento, ao abrir algum jogo meu processador sobe para 80º GRAUSS  e em idle fica 48c ~ 50c , ele ficando com 70 graus eu coloco minha mão no gabinete e ja da pra ver que ta bem quente, tenho medo que de algum problema pois trabalhei muito para conseguir ele paguei uma grana legal e nao queria trocar de novo sem falar que troquei a fonte e tambem o cooler do processador, tudo novo e mesmo assim continuo a mesma temperatura, ja ativei o cool n' quit ativar o QFAN e ainda fica a 70 ~ graus, 

 

Temperaturas so com google chrome aberto post-578131-0-85450700-1421443436.png

 

 

NA BIOS post-578131-0-15206100-1421443553_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confere se o cooler ta instalado corretamente.

ta instalado corretamente, mesmo com o outro cooler antigo tava a mesma temperatura 

qual a marca da pasta ? , é branca ?

é branca sim, a marca é Wurth 

70ºC em full load não é preocupante para este CPU. Como é a ventilação deste gabinete? A temperatura ambiente está muito alta aí?

a ventilação do gabinete e um pouco ruim eu tirei a tampa para que melhora-se, o ambiente aqui esta muito quente muito abafado, mas ele nao fica só em 70ºC , ja chegou a 85º e o meu medo é que possa danificar o processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta instalado corretamente, mesmo com o outro cooler antigo tava a mesma temperatura 

é branca sim, a marca é Wurth 

a ventilação do gabinete e um pouco ruim eu tirei a tampa para que melhora-se, o ambiente aqui esta muito quente muito abafado, mas ele nao fica só em 70ºC , ja chegou a 85º e o meu medo é que possa danificar o processador

você passou ou ja veio passa no cooler , porque mesmo que a pasta for boa , n pode passar muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, acima de 80ºC você tá fritando este CPU. Eu aconselharia o seguinte:

 

- Confirme que você instalou o cooler perfeitamente, sem folgas.

- A pasta térmica no seu caso aí, tanto faz qual for, mas verifique se ela está disposta em todo o heatspreader (chapinha metálica em cima do processador) em uma fina camada.

- Desative o cool'n'quiet, deixe o cooler rodando na máx velocidade e veja se em full load as temps passam de 80ºC.

 

Edit: Outra coisa muito importante que acabei esquecendo. Senão me engano o cooler box deste Phenom vem com elastômero. Então, ou você usa o elastômero ou a pasta térmica, NUNCA os dois juntos. Se tá deste jeito aí, limpe o CPU, tire toda a pasta térmica e elastômero da base do cooler, limpe bem o conjunto e reaplique pasta térmica.

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, acima de 80ºC você tá fritando este CPU. Eu aconselharia o seguinte:

 

- Confirme que você instalou o cooler perfeitamente, sem folgas.

- A pasta térmica no seu caso aí, tanto faz qual for, mas verifique se ela está disposta em todo o heatspreader (chapinha metálica em cima do processador) em uma fina camada.

- Desative o cool'n'quiet, deixe o cooler rodando na máx velocidade e veja se em full load as temps passam de 80ºC.

 

Edit: Outra coisa muito importante que acabei esquecendo. Senão me engano o cooler box deste Phenom vem com elastômero. Então, ou você usa o elastômero ou a pasta térmica, NUNCA os dois juntos. Se tá deste jeito aí, limpe o CPU, tire toda a pasta térmica e elastômero da base do cooler, limpe bem o conjunto e reaplique pasta térmica.

 

[]'s

ok vou retirar o cooler e limpar e repassar e ver qual o resultado

você passou ou ja veio passa no cooler , porque mesmo que a pasta for boa , n pode passar muito

eu mesmo passei, vou retirar e passar outra vez para ver o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem, ja passei por isso, ja tive um desse e acontece com a maioria dos phenon e fx. Antes de tudo, troque a pasta térmica para uma artic silver 5 eu garanto abaixar na media de 8ºc. Depois faça o que fiz, troque o dissipador por um qualquer heat pipe, é o único dissipador que aguenta essa linha, pode ser a bufalo ou a tx3 que eu uso aqui. Ate aqui você abaixara 16ºc, ai vem outro problema, as placas mãe são meios pobres na parte de controle de refrigeração pois só alteram a rotação com a temp da cpu quase no máxima e não gradual(a não ser que você tenha sorte em achar uma que seja), o que eu fiz é baixar o programa speedfan e controlar a rotação quando chegar a 60ºc o cooler estaria a 100% e creio que ate aqui seu processador ficara em 62ºc maxima. Pra acabar com aquecimento, troque esse gabinete, só tem um cooler traseiro e é todo fechado. Aconselho um gabinete bem ventilado com instalação de fonte embaixo e com o cooler da fonte puxando o ar de fora do gabinete. assim ficaria com 57ºc maxima na cpu e se tiver placa de video 73ºc em media. Vou passar as fotos do dissipador e meu gabinete casemall 9188 como referencia visual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, tudo bem, ja passei por isso, ja tive um desse e acontece com a maioria dos phenon e fx. Antes de tudo, troque a pasta térmica para uma artic silver 5 eu garanto abaixar na media de 8ºc. Depois faça o que fiz, troque o dissipador por um qualquer heat pipe, é o único dissipador que aguenta essa linha, pode ser a bufalo ou a tx3 que eu uso aqui. Ate aqui você abaixara 16ºc, ai vem outro problema, as placas mãe são meios pobres na parte de controle de refrigeração pois só alteram a rotação com a temp da cpu quase no máxima e não gradual(a não ser que você tenha sorte em achar uma que seja), o que eu fiz é baixar o programa speedfan e controlar a rotação quando chegar a 60ºc o cooler estaria a 100% e creio que ate aqui seu processador ficara em 62ºc maxima. Pra acabar com aquecimento, troque esse gabinete, só tem um cooler traseiro e é todo fechado. Aconselho um gabinete bem ventilado com instalação de fonte embaixo e com o cooler da fonte puxando o ar de fora do gabinete. assim ficaria com 57ºc maxima na cpu e se tiver placa de video 73ºc em media. Vou passar as fotos do dissipador e meu gabinete casemall 9188 como referencia visual.

Um heat pipe basico ? , eu comprei um esses dias vou passar o link :

 

T2 Blizzard Mini :

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-619798543-cooler-master-p-processador-blizzard-t2-i3-i5-i7-fxs-fm2-_JM

 

T2 Blizzard Normal : 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606999650-cooler-processador-cpu-2-heat-pipes-blizzard-t2-amd-ou-intel-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Problema aí não é o cooler, o cooler box segura este Phenom em stock. Sem contar que ele já disse ter trocado de cooler (parece uma cópia de Akasa ou Evercool todo de alumínio ali, certo?)

Se não é má instalação, não sei mais o que pode ser.

 

Edit: Mas realmente seria interessante a troca deste gabinete aí por um mais espaçoso e ventilado, além de organizar melhor os fios aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa que dersoganização (escrevi errado sou mei analfa :P) , essa fonte em cima esquenta tudo :P

pois é :/ o gabinete tambem nao ajuda e muito pequeno 

Problema aí não é o cooler, o cooler box segura este Phenom em stock. Sem contar que ele já disse ter trocado de cooler (parece uma cópia de Akasa ou Evercool todo de alumínio ali, certo?)

Se não é má instalação, não sei mais o que pode ser.

 

Edit: Mas realmente seria interessante a troca deste gabinete aí por um mais espaçoso e ventilado, além de organizar melhor os fios aí.

exatamente eu fiz a troca deste cooler para ver se resolvia porém nao resolveu fico com a mesma temperatura que estava com aqueles  cooler box de fabrica, fiquei meio bolado pois eu tinha pouca grana e queria comprar tendo certeza que realmente ia diminuir a temp porém nao mudou nada, vou tentar organizar os cabos aqui ***** que o gabinete é muito apertado, se caso nao mudar nada vou deixar o ventilador segurando por um tempo até conseguir dinheiro para um gabinete ou até mesmo esse Cooler bufalo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema aí não é o cooler, o cooler box segura este Phenom em stock. Sem contar que ele já disse ter trocado de cooler (parece uma cópia de Akasa ou Evercool todo de alumínio ali, certo?)

Se não é má instalação, não sei mais o que pode ser.

 

Edit: Mas realmente seria interessante a troca deste gabinete aí por um mais espaçoso e ventilado, além de organizar melhor os fios aí.

O meu box nunca segurou em full, sempre em 72ºc só quando fiz as modificações que postei acima que abaixou para 57~61 em full.

n seria melhor o T2 Normal , com os pipes unidos , pelo menos eu vi na internet que os pipes unidos ajudam a transportar calor :P

Sim tem razão,  mas em comparação, sairia o mesmo desmpenho. O que mudaria é que se a base fosse de cobre espelhado ou outro materia melhor.03.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...