Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizar a bios da placa-mãe pode ajudar a resfriar o processador?


Posts recomendados

Olá pessoal, tenho um processador i7 4790k que está aquecendo muito quando exigido (80 á 90ºC). O que não é normal já que ele está em stock.

Logo, queria saber se atualizando a bios da minha placa mãe, uma z97m plus/br, talvez a temperatura poderia diminuir ? pois pensei que poderia estar havendo um problema de incompatibilidade ou algo do tipo.

 

OBS: não é problema de instalação errada do cooler box, pasta termica, etc. Já me certifiquei disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comigo ocorreu.  Atualizei anteontem a BIOS da mobo GA-990FXA-UD3 para a versão F3i datada de 10/07/2014 e ... qual minha surpresa.... o proc FX-8350 está esquentendo menos.  Atribuo isso ao aperfeiçoamento do gerenciamento do vcore.

 

Abraço.

Interessante. pode me dar uma base de quanto baixou a temperatura? antes e depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim atualização de BIOS pode ajudar mas nem sempre, para saber e só se certificar de que problemas a atualização de BIOS corrige ou que novas melhorias ela traz. Agora outro fator que contribui muito e como o ar circula dentro do gabinete a organização dos cabos. Qual VGA você usa porque se tem um gabinete padrão usa vga que esquenta muito, sem cooler extra ma organização dos cabos, fonte  na parte de cima do gabinete próxima ao processador um local quente seu processador vai esquentar ainda mais com  cooler box, e esse processador também tem uma característica de um bom over automático em modo turbo. Verifique as tensões de vcore aplicadas pela sua mobo, e traga mais detalhes de sua configuração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cable management ta legal, eu acho. Na parte do processador ta bem limpinho.

 

A qualidade da pasta térmica pode influenciar muito? to pensando em comprar essa: http://www.waz.com.br/pasta-termica-noctua-nt-h1-1-4ml-box.html

 

to usando essa no memento : http://www.kabum.com.br/produto/17401/implastec-pasta-termica-15g-6155

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Eu sempre recomendo e gosto de estar com o Bios atualizado, visto que além de atualizar a compatibilidade com novos processadores, faz correções e melhorias também. Quanto ao aquecimento, se a atualização não resolver, verifique a aplicação da pasta térmica e a arrumação do gabinete. O cooler está rodando bem?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre recomendo e gosto de estar com o Bios atualizado, visto que além de atualizar a compatibilidade com novos processadores, faz correções e melhorias também. Quanto ao aquecimento, se a atualização não resolver, verifique a aplicação da pasta térmica e a arrumação do gabinete. O cooler está rodando bem?

O cooler ta rodando bem sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem duvida seria ótimo manter ou a pasta térmica que vem com o processador ou as pastas de prata como mencionada acima, há uma diferença gigante. Um melhor transporte de calor entre o processador e o dissipador é o que ajuda a diminuir a temperatura, essas pastas mais baratas são a base de cerâmica, elas servem como pasta térmica, mais não são recomendadas ( pelo menos por mim) caso você quer deixar o pc com um ótimo desempenho e uma ótima temperatura, a minha nas mesmas condições não passa de 70º, gostaria também de saber o que é a temperatura que voce mencionou, se é sobre os núcleos( as 8 cpus) ou o processador em geral, pois tem diferença, os núcleos podem chegar a cerca de 100º e o processador em geral( no meu caso) não permite que passe dos 71º.

Sim atualizar a bios talvez ajude a refrigerar, pois como o cooler esta ligado diretamente na placa mãe, ambos estão sendo controlados pela bios que faz o controle das 2 tentando sempre manter a media de temperatura e de performance 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem duvida seria ótimo manter ou a pasta térmica que vem com o processador ou as pastas de prata como mencionada acima, há uma diferença gigante. Um melhor transporte de calor entre o processador e o dissipador é o que ajuda a diminuir a temperatura, essas pastas mais baratas são a base de cerâmica, elas servem como pasta térmica, mais não são recomendadas ( pelo menos por mim) caso você quer deixar o pc com um ótimo desempenho e uma ótima temperatura, a minha nas mesmas condições não passa de 70º, gostaria também de saber o que é a temperatura que voce mencionou, se é sobre os núcleos( as 8 cpus) ou o processador em geral, pois tem diferença, os núcleos podem chegar a cerca de 100º e o processador em geral( no meu caso) não permite que passe dos 71º.

Sim atualizar a bios talvez ajude a refrigerar, pois como o cooler esta ligado diretamente na placa mãe, ambos estão sendo controlados pela bios que faz o controle das 2 tentando sempre manter a media de temperatura e de performance 

A temp. dos núcleos é mais alta do que as  do processador mesmo. No bf4  com o cooler box geralmente, dependendo do núcleo, fica 10ºC a mais que o proc.   80º proc e 90 +- geralmente no primeiro núcleo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...