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Alimentar Arduino UNO com bateria de moto 12v


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Vai fumar, na boa, não liga. Pega uma fonte qualquer de 5 volts até uns 2 Ampères é muito mais que suficiente pra ligar seu Arduíno.

Bom, você vai usar um PC ou laptop para programa-lo, pronto está alimentado pelo cabo USB.

E outra, não é simplesmente colocar um 7805 e sai 5 vdc lindo, limpo e maravilhoso.

Você pode usar sua bateria para alimentar um motor CC, passo, ou qualquer outra coisa que necessite de alimentação, com exceção do Arduíno, lembre-se, trata-se de um registrador, você não vai usá-lo para acionar cargas monstruosas direto, sempre usará um shield ou circuito auxiliar.

Só um detalhe que faltou, tensão de entrada ( recomendável ) 7 - 12 Vcc TENSÃO de funcionamento 5 vcc.

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Vai fumar, na boa, não liga. Pega uma fonte qualquer de 5 volts até uns 2 Ampères é muito mais que suficiente pra ligar seu Arduíno.

Bom, você vai usar um PC ou laptop para programa-lo, pronto está alimentado pelo cabo USB.

E outra, não é simplesmente colocar um 7805 e sai 5 vdc lindo, limpo e maravilhoso.

Você pode usar sua bateria para alimentar um motor CC, passo, ou qualquer outra coisa que necessite de alimentação, com exceção do Arduíno, lembre-se, trata-se de um registrador, você não vai usá-lo para acionar cargas monstruosas direto, sempre usará um shield ou circuito auxiliar.

Só um detalhe que faltou, tensão de entrada ( recomendável ) 7 - 12 Vcc TENSÃO de funcionamento 5 vcc.

Vou ligar no Arduino 2 leds e 1 Módulo Relé 10A que consome 20mA.

Como faço pra ligar na bateria de uma Moto (12V)?

A tensão da bateria oscila bastante.... como devo fazer a ligação?

Tem que usar capacitor?

Pode me ajudar?

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É extremante importante ligar na moto ? Você pode usar uma bateria de 9 vdc.

O relé você já tem um shield..

O que você precisa pra ligar, exatamente, o código, a eletrônica que você precisa comprar ?

Pinhed,

é um sistema que será embarcado na moto, Trata-se de um sistema de Segurança.

Ele terá 4 leds alto brilho, 1 relé e 1 sensor de corrente.

Ele vai fechar e abrir a corrente da Ignição da moto, de acordo com certas condições que eu programei em linguagem C.

Como você recomendou, vou usar uma bateria 9v para o Arduino.

Mas o acionamento do relé de 20mA mais os 4 leds de alto brilho, vão acabar com a bateria 9v sem necessidade...

 

Você pode me ajudar a criar um circuito para baixar essa bateria de 12v pra 5v filtrando ela?

Só vai precisar de uns 200mA no máximo

 

 

 

 

 

ard_bb.jpg

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Entendi maue, esse circuito vai ajudar.

 

post-503779-0-09445800-1420817945_thumb.

 

Também gostaria de indicar um post dentro do forum com essa questão resolvida pelo ( faller ).

Apenas para os valores de r1 e r2 deverá ser modificados para 330R e 1K consecutivamente. 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/822557-resolvido-circuito-regulador-tens%C3%A3o-12v-para-36v/

 

 

O primeiro circuito são créditos da página do Newton Braga.

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post-532277-0-42577300-1420825548_thumb.

Pinhed, Seria isso??


Entendi maue, esse circuito vai ajudar.

 

attachicon.gifFonte 12 - 5.jpg

 

Também gostaria de indicar um post dentro do forum com essa questão resolvida pelo ( faller ).

Apenas para os valores de r1 e r2 deverá ser modificados para 330R e 1K consecutivamente. 

 

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/822557-resolvido-circuito-regulador-tens%C3%A3o-12v-para-36v/

 

 

O primeiro circuito são créditos da página do Newton Braga.

Pinhed por favor verifique se o circuito q montei na imagem acima ta certo

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Assim não maue, os resistores vão derrubar a tensão na saída. Retire-os para uso com o 7805.

Caso irá usar o circuito direto na motocicleta, verifique se o positivo ou negativo é comum. Ou se for usar somente a bateria, fora da motocicleta sem problemas.

Há dois circuitos no post, observe qual melhor para seu uso.

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Assim não maue, os resistores vão derrubar a tensão na saída. Retire-os para uso com o 7805.

Caso irá usar o circuito direto na motocicleta, verifique se o positivo ou negativo é comum. Ou se for usar somente a bateria, fora da motocicleta sem problemas.

Há dois circuitos no post, observe qual melhor para seu uso.

Vou tirar os 2 resistores.

Vou usar direto na moto sim, será instalado para usar nela em movimento.

Não entendi - positivo ou negativo é comum?? como assim?

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Verifica se sua motoca o negativo é comum para alimentar todos os circuitos e o positivo é aterrado, ou se o positivo é comun para todos os circuitos e o negativo aterrado.

Se primeira opção, negativo comum, você irá precisar um 7905 no lugar do 7805.

Pinhed não entendi...

Veja o esquema elétrico da Tornado 250 (a Bateria está na direita superior do PDF)

http://fritz.xpg.uol.com.br/esquema.pdf

 

Seria o 7805 mesmo né?

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xff

Oi maué, é isso aí mesmo 7805.

 

estou com outro problema,

o farol da moto é 12v 35w, e pretendo colocar 2 faróis de milha de 27w cada (total 54w). Queria saber se tem alguma forma de impedir que estes faróis puxem mais q 35w, pra nao destruir o consumo da bateria

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Permita-me observar:

-bacana você querer fazer algo bem digamos ... avançado e ter um pouco de dificuldade com 7805. Aumenta o desafio e adrenalina

-7805 é muito simples: olhando de frente -> ENTRADA - TERRA - SAÍDA sendo que TERRA=negativo da bateria=chassi=gnd do circuito lógico:tudo em contato

-não esqueça de colocar um fusível entre (+) da bateria e ENTRADA do 7805. tipo 0,5A. Opcionalmente um diodo 1n4001 em série ajuda a proteger caso ligue invertido sem querer.

-o circuito lógico, lógico longe da cdi

-nunca vi em autos o + no chassi. Só em central telefônica

 

você pode ligar as lâmpadas em série. O preço é um menor brilho. Um complicador seria que talvez elas tenham o "corpo" em contato com o chassi=(-) da bateria. Neste universo, acho que somente EU conseguiria fazer uma doidera dessa fazendo algum tipo de isolação. Outra alternativa é você controlar o brilho com regulador chaveado. Mas, sem querer subestimar sua capacidade, creio ser 1/2 complexo pra você... por enquanto. Além do +, a vaga pra fazer este tipo de doidera neste universo já está preenchida

 

sucessos!

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Isadora obrigado pelas Informações!

 

Não Pinhed,

1 Farol de LED Altezza de 27w tem 1.775 Lumens, e 1 Lampada do Farol da Tornado 35w tem 1.000 Lumens.

A Tornado tem problema crônico com a potência da lâmpada do Farol. O original é 35/35w. (alto / baixo)

O estator (gerador) não consegue alimentar a bateria o suficiente com uma lampada mais forte, tipo 55/60w, chegando a arriar a bateria depois de alguns dias.

 

Tem que ser tudo otimizado  :(

 

A minha ideia é:

  • usar o Farol original ( 35w  -  1.000 Lumens ) para pista iluminada;
  • usar 2 Farois de milha de LED ( 27w, 1.775 Lumens CADA um ) para estrada sem iluminação.

Lembrando que só poderei usar um farol de cada vez (ou original ou de milha).

Mas o problema é que estou querendo colocar um PAR desses faróis de milha LED (para não estragar a estética da moto) totalizando 54w de consumo, que é inviável.

Mas se tivesse uma forma de bloquear o consumo em até 35 w total, teria um desempenho 3x melhor que o farol original, com a mesma wattagem.  :)

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@maue,

 

Mesmo com os dois faróis de milha Led ligados , vai consumir 54 Watts, muito mais que os 35W do farol original. O que voce pode fazer é utilizar um regulador PWM para diminuir o consumo dos dois faróis Leds para os 35 Watts.

 

Paulo

 

Acho q o jeito é pesquisar outro par de faróis, senão fica muito complexo o sistema numa moto.

Achei um par de Farol de Milha de 12W 780 lumens cada (total 24W), é menor e mais barato, sai por 385 reais o par.

Valeu pela ajuda galera.  :joia:

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