Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlando motor de passo unipolar com arduino


Lukas Alberto

Posts recomendados

Bom dia, eu queria ajuda de vocês para desenvolver um drive para motor de passo unipolar, para funcionar junto com o Arduino .

 

E o seguinte eu to criando um robô autônomo, daqueles que tem um sensor utrasonico, mais todos eles usam motor dc normal ou servo motor hackeado, nem um usava motor de passo, bom, então fui a procura de material, mais todos os circuitos usava CI e aqui na minha cidade e horrível achar CI’s, então eu comecei a procurar drives com transistores para ardunino, mais não encontrei. :(

 

Então, vocês têm algum circuito ou código fonte para isso sem usar CI’s

 

OBS: Eu to testando o motor aqui com a porta paralela e o Uln2004 e esta funcionando, depois eu vou  testar com o tip120 e alguns resistores e com certeza vai funciona..

 

OBS2: O motor e daqueles de impressora antiga HP que tem um alto torque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

oi. agora que eu vi que você tentou ajudar o cadeirante. então você merece atenção

 

Eu sempre recomendo ver isso
http://www.rogercom.com/pparalela/IntroMotorPasso.htm
pros discípulos terem uma boa introdução de motor de passo. Provavelmente você já viu, claro. O circuito com transistores você já tem em mente pois disse que vai testar com tip120. ótimo. O código fonte seria o mesmíssimo. Que tal algo assim...Vamos tentar com halfstep. Veja a tabela no site

unsigned char const halfstep[8]={8,12,4,6,2,3,1,9}

então basta colocar a sequência no port onde cada pino aciona a base do transistor (nem preciso dizer que a montagem deve ser coerente com a sequência né...né?):
 

#define saida porta_do_arduino// inicializa hw e talfor(;{for (i=0;i<8;i++) {saida=halfstep[i];delay(xxx);}}

um delay(xxx) básico controla a rotação.

hipermegaultrasupertrisimples

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...