Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizar BIOS da ASrock Extreme 3 sem processador


vsales

Posts recomendados

Olá.. estou com um grande problema. Tenho uma Z87 Extreme 3 e adquiri o processador i5 4690k, que somente é compatível com a versão 2.50 da BIOS. Minha versão da BIOS é anterior a essa, já que eu usava com o processador i5 4570, suportado nativamente, processador este que não possuo mais, e por puro descuido não fiz a atualização antes do novo processador.. extremamente frustrado aqui com esse vacilo que eu dei... Minha pergunta é: Há alguma forma de flashear a BIOS sem processador ou com o 4690k instalado? Os pc e os fans ligam normalmente, mas não da POST, logo não tenho como entrar no setup pra tentar o flash via USB... 
Li que em algumas placas da Asus pode ser feito via um tal de USB Flashback BIOS, há algo semelhante para boards ASrock?

Fico grato com qualquer ajuda que vocês puderem fornecer.
 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Olá.. estou com um grande problema. Tenho uma Z87 Extreme 3 e adquiri o processador i5 4690k, que somente é compatível com a versão 2.50 da BIOS. Minha versão da BIOS é anterior a essa, já que eu usava com o processador i5 4570, suportado nativamente, processador este que não possuo mais, e por puro descuido não fiz a atualização antes do novo processador.. extremamente frustrado aqui com esse vacilo que eu dei... Minha pergunta é: Há alguma forma de flashear a BIOS sem processador ou com o 4690k instalado? Os pc e os fans ligam normalmente, mas não da POST, logo não tenho como entrar no setup pra tentar o flash via USB... 
Li que em algumas placas da Asus pode ser feito via um tal de USB Flashback BIOS, há algo semelhante para boards ASrock?

Fico grato com qualquer ajuda que vocês puderem fornecer.

 

 

Quer saber se tem algo semelhante para a tua placa-mãe? O manual dela deve ter algo escrito. Se não tiver, não tem jeito, vais ter que levar numa assistência técnica para que coloquem um outro processador compatível e atualizem a BIOS. Ou então vais ter que encontrar algum conhecido com processador compatível e disposto a te emprestar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se sua placa mãe foi de bios com Socket, você poderá comprar ja gravado e trocar simplesmente. O minha placa é assim, deu pau e a placa parou de funcionar na atualização, ai comprei outra bios e coloquei e funciona até hoje. Para isso, você tem que ter o número e versão do chip impresso nele, ai é só informar o vendedor o modelo da placa mãe e vem no ponto de encachar e usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as placas q vem com o recurso de atualizar a bios sem processador geralmente sao as mais recentes e mais caras tb, as top de linha que possuem porta usb propria para isso e um botao proprio para isso. o que nao é o caso da sua placa-mãe

 

 

nao resta outra coisa a nao ser você arrumar algum processador mais antigo para poder assim ligar e fazer a atualizacao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos que responderam! 

 

Fiz o que orientaram e consegui um Pentium G3420, que é nativamente suportado pela placa, pra fazer a atualização e poder usar normalmente. Só que, pra minha surpresa, não adiantou! A mesma coisa continua acontecendo: Eu ligo, os fans ligam e começam a rodar e... nada. Não bipa, não dá sinal de vídeo, nada. Eu tentei inclusive dar um clear cmos, tentei remover as memórias pra ver se pelo menos bipava indicando erro e ainda assim, nada. Só os fans dão sinal de vida.

 

Isso significa que minha placa-mãe foi pro saco? Ou pode ser outro problema ainda? Extremamente frustrado aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tirou as memorias e não bipou, são duas opções que aconteceram:

> Ou o Speaker não funciona ou não existe;

> Ou sua placa mãe foi pro saco.

 

A sequencia de testes da bios:

  1. Reset chip IO;
  2. Reset ponte ponte sul;
  3. Reset ponte norte;
  4. Teste do processador;
  5. Teste de memoria (se esta operante);
  6. Teste keyboard (teclado e mouse);
  7. Abrir video;
  8. Post da bios;
  9. Etc.

Todas as placas tem um padrão, mas o mais comum é esse e o bip só aparece se o processador passar do teste na maioria das placas.

Resumindo, sem bips, já trocou o processador, já viu se tem pinos amassados no socket do processador, somente um técnico em eletrônica de smd e circuitos digitais poderá reviver esta placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado a todos que responderam! 

 

Fiz o que orientaram e consegui um Pentium G3420, que é nativamente suportado pela placa, pra fazer a atualização e poder usar normalmente. Só que, pra minha surpresa, não adiantou! A mesma coisa continua acontecendo: Eu ligo, os fans ligam e começam a rodar e... nada. Não bipa, não dá sinal de vídeo, nada. Eu tentei inclusive dar um clear cmos, tentei remover as memórias pra ver se pelo menos bipava indicando erro e ainda assim, nada. Só os fans dão sinal de vida.

 

Isso significa que minha placa-mãe foi pro saco? Ou pode ser outro problema ainda? Extremamente frustrado aqui...

 

Você atualizou a BIOS ou não? Isso não ficou claro... se atualizou, claro que o problema não é a sua placa-mãe e sim o processador novo. Caso não tenha conseguido atualizar, não deu sinal de vídeo apesar do processador compatível, então algum problema há com a placa-mãe. É claro que pode ser alguma coisa relacionada a memórias ou até mesmo a forma como o processador está encaixado no seu slot, mas se você se certificou das outras questões mais comuns e não detectou nenhum problema, então é melhor passar a bola para alguém que faz manutenção para resolver o problema, como disse o amigo acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...