Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Wifi com repetidor(es) WDS tem a banda reduzida à metade?


Ir à solução Resolvido por victhor393,

Posts recomendados

  • Solução

Sim. Como se isso não fosse razão o suficiente para não usar WDS, muitos dispositivos só suportam WEP nesse modo (que é inútil) e ele ainda pode causar interferência.

Isso pode ser resolvido passando um cabo Ethernet e ligando um AP qualquer com o mesmo SSID da rede principal (mas em outro canal), colocando uma antena maior no roteador, até mesmo fazendo aquela gambiarra do papel alumínio atrás da antena.

Se eu não me engano, repetidores "de verdade" possuem dois rádios, então acho que não possuem esse problema. Mas acho que eles são mais caros do que simplesmente colocar mais APs. Repetidores de 2 rádios possuem o mesmo problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se eu não me engano, repetidores "de verdade" possuem dois rádios, então acho que não possuem esse problema. Mas acho que eles são mais caros do que simplesmente colocar mais APs. Repetidores de 2 rádios possuem o mesmo problema.

 

Se um roteador 802.11g é configurado como repetidor WDS para um roteador mestre 802.11n, o que acontece nessa rede em termos de velocidade? Será que vai tudo para a metade da banda padrão g?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E tem como controlar se o cliente vai ficar conectado no roteador mestre ou no repetidor? Eu estava pensando a conexão como "transparente". Achava que o cliente ia ver apenas o nome da rede, um único item na lista de pontos de acesso, e conectar-se a ela sem saber por onde seria o tráfego de dados.

 

Eu estava pensando assim exatamente por saber que a repetição WDS requer as mesmas configurações de WEP, canal e SSID. Veja que com Wireless Bridge acontece diferente, sendo o segundo roteador, AP, um "cliente" do primeiro, e podendo usar outro canal, outro SSID e até diferir quanto ao protocolo de autenticação. Nesse ambiente, o usuário conscientemente opta por conectar ao AP de cá ou ao AP de lá (se alcançar).

 

O site/wiki de documentação do DD-WRT expõe alternativas para interligação de roteadores.

 

No caso da rede mesh do WDS, ou da estratégia de Repeater Bridge, a divisão de largura de banda acontece uma única vez, independentemente da quantidade de repetidores que houver?

 

Existem questionamentos sobre si WDS requer chipsets iguais ou de mesma marca. É certo que cliente bridge, sem ser WDS, não requer.

 

Vários outros detalhes devem ser considerados quando se usar WDS.

 

Update

 

 
O padrão 802.11n requer o uso da autenticação WPA2 com criptografia AES ou nenhuma segurança para que se possa usar totalmente as velocidades permitida pelo padrão. A escolha de outros algoritmos de segurança sem fio, como WEP ou WPA que foram populares com os padrões 802.11g ou métodos de criptografia TKIP, pode reduzir drasticamente os níveis de desempenho para o padrão G.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...