Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc desliga e não liga mais!


Sam Uel

Posts recomendados

Permita-me advinhar:

A fonte estava com a chave em 110v (por estar ligada em um maldito estabilizador) e você ligou ela na tomada 220v, correto?

Olá @Jorno, já agora e a titulo de curiosidade pode-me explicar o que é isso de estabilizador?

Como não moro no Brasil, mas vejo muitos posts sobre isso, gostava de ficar a saber.

Atenciosamente 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Jorno, já agora e a titulo de curiosidade pode-me explicar o que é isso de estabilizador?

Como não moro no Brasil, mas vejo muitos posts sobre isso, gostava de ficar a saber.

Atenciosamente 

 

Um equipamento que pelo brasil ronda uma lenda urbana que "se ligar o computador direto na tomada ele queima". (alguns "gênios" também falam a mesma baboseira para Consoles como Playstation e Xbox). Essa lenda urbana é alimentada por vendedores que estão de olho na comissão de venda desse equipamento e principalmente pelo péssimo, horrível, abismal nível de conhecimento dos "técnicos" de informática que trabalham nesse país, que parecem papagaios, só sabem escutar uma informação e repeti-la, porque usar a cabeça para pensar é demasiadamente difícil.

 

Esses "técnicos" costumo chamar de "Apertadores de Parafusos", já que só servem para fixar os componentes de um computador no gabinete (literalmente, apertar parafusos). Mas a culpa deles serem assim não é exclusivamente deles, o problema é que a qualidade da maior parte dos cursos "técnicos" de informática no brasil é extremamente baixa, literalmente só ensinam como encaixar os componentes no gabinete (muitas vezes utilizando computadores com mais de 10 anos, completamente ultrapassados) e a formatar um HD e já dão um diploma de técnico para o aluno. Junte a isso uma base de consumidores que quer única e exclusivamente o menor preço possível, sem se preocupar com a qualidade do serviço prestado e temos ai uma receita para o desastre... por causa disso os bons técnicos prestam serviço exclusivamente à empresas, deixando os consumidores domésticos com os apertadores de parafusos.

Sobre esse assunto, recomendo a leitura deste artigo:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/A-prostituicao-do-mercado-brasileiro-de-informatica/2928

 

E dos comentários deste artigo:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/1062066-a-prostituicao-do-mercado-brasileiro-de-informatica/

 

 

 

Voltando ao assunto principal, o estabilizador é basicamente um transformador com várias saídas (ao menos três), que são selecionadas através de relés quando o microprocessador do estabilizador detecta uma variação na rede.

Diagramasimplificadodoestabilizador.jpg

 

Nesse desenho a "saída V" seria selecionada quando a tensão estiver normal.

Se a tensão subir , o estabilizador muda para a "saída -6v", que tem uma tensão 6v a baixo do normal. Se a tensão cair, o estabilizador muda para a "saída +6v", que tem uma tensão 6v acima do normal.

 

O grande problema reside no uso de relés, que são mais lerdos que uma tartaruga, completamente inadequados para essa função e que podem acabar gerando surtos/ruídos na saída na hora que são comutados. isso para não entrar na parte que este equipamento é completamente inútil uma vez que qualquer fonte com PFC Ativo opera com qualquer coisa entre 94v e 264v e mesmo uma fonte com chave seletora 110v / 220v ainda suporta 10% de variação e continua a operar normalmente.

 

Uma explicação mais detalhada está presente neste tópico:

http://forum.clubedohardware.com.br/forums/topic/613646-raz%C3%B5es-pelas-quais-os-estabilizadores-atrapalham-a-fonte-do-pc/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!