Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação de leds em paralelo


Ir à solução Resolvido por xyko-2020,

Posts recomendados

Olá pessoal, eu sou iniciante em eletrônica e, como eu nunca fiz um circuito antes, eu gostaria de saber se os resistores que eu coloquei no sistema servem para o sistema de leds em paralelo que eu fiz.

OBS.: A corrente dos leds são de 0.02A, com exceção do amarelo, que é de 0.015A; a imagem com o circuito está anexada à postagem. Obrigado.

post-749132-0-35713100-1419542215_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Utilize esta calculadora.

http://www.py2bbs.qsl.br/led.php

A tensão dos leds por cor está indicada a direita

Preencha os 3 dados requisitados: Tensão da fonte (9V), tensão do LED e corrente em mA, onde 0,02A=20mA.

Abaixo obterá o resultado.

Neste caso calcule 1 LED por vez, já eles não estão em paralelo entre si, e sim em paralelo com a fonte e cada um com seu resistor.

Estariam realmente em paralelo se todos fossem iguais em cor e com as mesmas características mas com apenas 1 resistor para os 3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 Se eu deixar apenas um resistor para os três leds e um deles queimar, os outros leds também queimam?

Não aconselho esta configuração de 1 resistor para os 3. No caso teria que calcular para 60mA (3x20mA). Se 1 queimar (abrir) a corrente será distribuída entre os 2 bons restantes, ou seja, 30mA para cada.

Se por acaso queimar mais algum , os 60mA iria para o led restante e, fatalmente este iria queimar também por excesso de corrente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...