Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será fim dos SSD? Nova tecnologia pronta para o mercado.


Rodrigo23

Posts recomendados

 Agosto de 2013, a startup Crossbar anunciou algo que parecia distante da realidade: a memória RAM resistiva e não volátil (mais conhecida pelas siglas RRAM ou ReRAM), que teria a capacidade de armazenamento aprimorada e tecnologias que superam os obstáculos de rivais como a memória flash (NAND). Mais de um ano depois, recebemos um presente de Natal antecipado da companhia, pois ela avisou que a tecnologia está finalizada e pronta para ser fabricada em massa e comercializada.

Isso significa que a fase de design e testes já terminou, sendo a hora de buscar possíveis interessados na tecnologia algo que, se depender das qualidades da RRAM, não vai demorar muito para ser concretizado.

 

O site Extremetech explicou a diferença entre RRAM e NAND em uma frase. Basicamente, a memória RAM resistiva não volátil armazena dados ao criar uma resistência em um circuito em vez de prender elétrons dentro de uma célula. Como resultado, enquanto a latência de leitura (intervalo entre comando e resposta) da NAND é de centenas de microssegundos (µs), a RRAM chegou a 50 nanossegundos (ns).

 

Apesar de não ser exatamente ruim, a memória flash tem validade muito limitada e o envelhecimento da memória compromete o produto em desempenho. A RRAM não precisa ser apagada antes de ser programada e é muito mais rápida do que a rival. Ela também consome menos energia e possui um desempenho maior no geral  sem contar que a densidade aumenta, o que significa que é possível guardar mais informações em memórias menores. Além disso, a retenção de dados chega a 10 anos, contra somente um ano da concorrente.

De acordo com a Crossbar, a tecnologia da RRAM pode ser usada em uma infinidade de dispositivos, de unidades de armazenamento (matando o SSD atual, que usa flash) a dispositivos móveis, passando por itens da Internet da Coisas e até automóveis. A barreira do 1 Tb deve ser facilmente ultrapassada, já que os primeiros modelos deve ser fabricados em 3D com 16 camadas articuladas verticalmente.

 

23115708915332.jpg?w=1040

 

Na fabricação, mais uma vantagem para a RRAM. Ela pode ser feita a partir de um hardware já existente que fabrica chips CMOS a partir de escalas que podem chegar ao tamanho mínimo de 5 nm — ou seja, necessita de um menor investimento em estrutura, já que boa parte dela já está pronta. Mesmo em previsões otimistas, a memória flash não deve cair para menos de 10 nm.

 

 

A fase atual da RRAM não significa que ela vai aparecer de uma hora para a outra no mercado e matar a memória flash imediatamente. Protótipos iniciais devem ser produzidos em 2015 e a negociação com fabricantes de SoC (system on a chip) deve fluir rapidamente, o que significa que dispositivos comerciais surgiriam no final do ano que vem ou no início de 2016. 

 

23114912971323.jpg?w=1040

 

É preciso levar em conta ainda que várias fabricantes investiram muito na NAND, que mal começou a se popularizar, e não estão dispostos a abandoná-la ao menos nos próximos três anos  mesmo que a diferença de desempenho, economia e fabricação seja tão gritante. Além disso, outras empresas também exploram a RRAM de outras maneiras, incluindo gigantes como Samsung e Sandisk. Ainda assim, a tecnologia da Crossbar é promissora e deve continuar seu desenvolvimento para manter a promessa de ser uma substituta à altura.

 

 

Fonte: http://www.tecmundo.com.br/memoria/69723-adeus-ssd-tecnologia-ram-resistiva-iniciar-comercializacao.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso provavelmente será caro , pelo menos para nós brasileiros.

 

Negativo, custos serão menor e preço mais atraente.

Boa noticia que em relação aos preços altos dos SSD de agora,  vão cair drasticamente com lançamento e popularização desse novo tipo HD no mercado.

 

Fiquei muito contente com noticia, vindo agora que estava querendo um novo HD e já sabendo que somente mais 1 ano teremos redução valores para SSD com essa nova tecnologia vindo para concorrer com atuais do momento.

 

Que chegue logo  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com certeza , bom ainda sim acredito que irá ser caro ...  há menos que eles sejam fabricados aqui , ai talvez sejam mais barato ... . alias eu estava pensando em comprar um ssd , mais agora vou esperar :D

 

Dollar está caro mas é de momento e mesmo que saia la fora os preços quando começar ser fabricados vão ser menor os custos do que SSD comum.

To pulando de alegria com a noticia, porque SSD comum com mais de 1 ano de uso já apresenta lentidão e tempo de recuo de vida o que torna cada vez pior.

Gastar valor tão alto agora por tempo limitado tão curto, eu já penso que não vale a pena investimento mesmo que vai me satisfazer com resultados positivos.

 

Por isso eu já acho que vai valer a pena a espera dessa tecnologia chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu espero para ver.. como disseram, quando veio a TV, que o radio tava morto. É muito cedo para falar. na ReRam não teriamos algo muito diferente da ROM, que se revelou rápido, ou da flashram... mas lembremos que não tem muito tempo que temos o padrão GPT/UEFI.... após decadas de MBR/BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sera que serão fabricados pentes de memoria para computador, com chips rram?

RRAM tem limite de ciclos de escrita, não serve como armazenamento volátil, os ciclos iriam voar rapidinho, rs.

 

E esse título também... caramba... "fim dos SSD"? Fim da memória flash você quis dizer, SSD é um termo genérico. Esse título está no nível "blog de quinta categoria desesperado por pageviews".

 

Podem esperar sentados por isso. Isso acontece praticamente toda semana... alguém diz que tecnologia x vai ser revolucionária, criam hype, os primeiros produtos são lançados e todo mundo fica decepcionado. Depois de 3-5 anos é que a coisa fica boa mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

os hds, sshds, ssds, cartoes de memoria serao substituidos pela nuvem.

Eu não duvido disso. Mas a questão é quando. Porque a internet que temos hoje ( o Brasil é um país grande...), penso que possa demorar pelo menos mais uns 15 a 20 anos. Talvez a palavra correta não seja substituir, e sim opção. Teríamos a opção da nuvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...