Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de ajuda com este transistor


CoyoteLoko

Posts recomendados

Estou confuso com algumas informações que encontrei na internet.

O transistor é este que está na foto.

 
post-527991-0-57613300-1419535629.jpg

 

 

 

1- Encontrei na internet um tutorial que ensina como analisar um transistor. Nele diz que, para saber qual é a base, coloca-se o multímetro digital na escala de continuidade, e a base será aquela que apresenta resistência em comum com outras duas "perninhas". E pra definir se é um NPN, a ponta de prova que está na base deve ser a vermelha(positiva), e se for PNP significa que a ponta preta (negativa) está na base.

 

2- Encontrei depois, a especificação técnica do transistor em questão.

    Está neste endereço http://www.e-ele.net/DataSheet/2SD2499.pdf

 

3- Só que na especificação técnica diz que a base é a perna nº1, que seria a primeira perna da esquerda. Mas quando faço o teste com o multímetro, indica que a única perna que dá resistencia pra outras duas pernas é a do meio, perna nº2, e que a ponta de prova do multímetro que estaria na base é a preta, que. segundo o tutorial, indica que o transistor é PNP o que é o contrário que está na especificação, que diz que ele é NPN.

 

Peço ajuda, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito.

post-527991-0-57613300-1419535629.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse transistor é bem complicado de se testar como diodos, pois ele tem um resistor de 40ohms entre a base e o emissor, além de um diodo entre o coletor e emissor... Assim muitas medidas vão dar totalmente diferentes do seu tutorial, ainda mais se o transistor estiver danificado !

Se ele estiver com problemas na junção base-coletor, voce vai ficar doido.... Eu usaria um testador de transistores, e se não tiver, melhor comprar um novo e substituir...

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse transistor é bem complicado de se testar como diodos, pois ele tem um resistor de 40ohms entre a base e o emissor, além de um diodo entre o coletor e emissor... Assim muitas medidas vão dar totalmente diferentes do seu tutorial, ainda mais se o transistor estiver danificado !

Se ele estiver com problemas na junção base-coletor, voce vai ficar doido.... Eu usaria um testador de transistores, e se não tiver, melhor comprar um novo e substituir...

Paulo

Obrigado pelo esclarecimento, vou observar isto atentamente e talvez amanhã eu já tente comprar outro novo.

Se você estiver usando o teste de continuidade/resistência ao invés do teste de diodo, você vai obter o mesmo resultado, não importa como estejam dispostas as pontas de prova. Tente novamente com o teste de diodo.

 

Sim, eu utilizei o teste de diodo, e tive os mesmos resultados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...