Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

dBm para metros


Posts recomendados

  • Membro VIP

Entendi que o alcance de um transmissor (roteador/repetidor) é determinado por sua "potência" total em dBm, na direção de ganho da antena. Então se eu tenho um equipamento que fornece 20 dBm por si mesmo, e usa uma antena de 5 dBi, na direção de ganho da antena a potência total é de até 25 dBm.
 
Também sei que alguns fabricantes preferem informar essa "potência" em mW, existindo uma tabela de equivalência entre valores mW e dBm.

Minhas perguntas são:

 

Na prática, como devo pensar os dBm em metros (na melhor direção)? Há como converter, ainda que sem exatidão, para questões práticas, dBm em metros?

 

Fabricantes chegam a declarar o alcance de seu equipamento como "70 m²", ou "100 m indoor e 200 m outdoor". Algo assim. Estou buscando estimar isso com base na potência. É uma abordagem válida?

 

O documento "db, dbm, dbi, dbd, mw", disponibilizado no Scribd, ensina algo sobre uma tal perda no espaço livre. Isso parece trazer à tona conhecimento correlacionado à questão presente.

 

Teoria básica de antenas aplicável a roteadores

Calculadoras de potência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!