Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Direção do ganho da antena


Posts recomendados

  • Membro VIP

Há como determinar teoricamente, sem testes, a direção de ganho da(s) antena(s) do roteador?

 

Eu li que um valor de ganho implica determinada abertura de ângulo para ação. Uma antena de 2 dBi, comparada a uma antena de 9 dBi, tem logicamente um ganho menor, mas numa abertura de ângulo menor. Quero aprender a posicionar convenientemente antena/roteador para um melhor proveito do ganho da(s) antena(s). Existe dica de acordo com o formato físico do conjunto?

 

Update

 

Leituras que tem ajudado no caminho para a resposta:

Tenho concluído que essas antenas mais comuns, que são como varetas em pé, são as chamadas omnidirecionais, que não apontam para uma direção específica. Sendo assim, não adianta muito mexer a posição delas, a não ser para escolher entre horizontal, vertical ou algum eixo diagonal. Parece que convém pensá-las distribuindo o sinal como se fossem esfera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...