Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GT 430 esquentando muito


Posts recomendados

Olá galera, primeiramente sou leigo na área, o que sei fazer é abrir um computador e limpar, instalar peças basicas etc...

O que vem acontecendo é que meu pc travou seguido de uma tela preta por alguns segundos, e logo após reiniciou, isso aconteceu 2 vezes, abri ele, tirei a poeira com um pincel e liguei, até então estava normal.

No dia seguinte ele começou a reiniciar direto, ele travava, dava a tela preta, as vezes um barulho no fone, e reiniciava.

Abri pra ver e a placa de vídeo estava MUITO quente, com um leve cheiro de queimado, bem fraco mesmo, talvez era impressão minha, mas não chegou a queimar.

Pesquisando vi que devia checar se o cooler dela estava girando, e esse era mesmo o problema, eu liguei o computador com o gabinete aberto e vi que o cooler não girava. 

A alternativa que tinha era abrir e limpar por dentro, o certo seria além de limpar, trocar a pasta térmica, mas nunca nem vi uma pasta térmica. Vi uma parte com um quadradinho meio grudento, seria esse o local de passar a pasta térmica?

Enfim, limpei ele e liguei, dessa vez ele girou. Encostei o pincel no cooler e ele parou de girar, dai tem vezes que se eu faço ele parar de girar ele volta a girar sozinho, e vezes que ele para de girar e só volta se eu der um ''impulso''.

Baixei um programa pra ver a temperatura, e pelo que vi parece estar bem quente, pois com o pc sem nada aberto chega a 60-65 graus, e com jogos (dota 2) vai pra 68, não testei com o jogo rodando, apenas abri o jogo. E pelo que li o normal seria 45 sem nada aberto e 60-65 com jogos.

Além do mais encostei na placa de vídeo pra ver e ela esta bem quente.

Gostaria de saber o que devo saber, será que trocando somente a pasta térmica pode resolver, ou o ideal seria trocar o cooler?

Esqueci de citar que depois que o cooler começou a girar ele não para mais, a não ser que eu encoste algo nele, e que desde que ele não para de girar, o pc não travou nem reiniciou até agora, então provavelmente é sómente na placa de vídeo o problema, ele reiniciava como proteção pois o cooler não estava girando.

 

EDIT:

Vi agora com o jogo rodando, chegou a 86 a temperatura, e vi também que o cooler não para mais de girar, nem se parar a força, logo que tiro a pressão ele volta a girar.

Então a única duvida é se é normal essa plaquinha esquentar tanto, pois eu nunca tinha feito esse teste de temperatura antes, e nem nunca coloquei a mão na placa de vídeo pra ver se ela estava quente, então não sei se é normal.

A config do meu pc é um hp compaq dc 5800 (parecido com o da foto a seguir) http://ak1.ostkcdn.com/images/products/6493613/HP-Compaq-DC5800-SFF-2.3GHz-80GB-Computer-Refurbished-L14084566.jpg

dual core, gt 430, 4gb ram, 250 hd

Não sei dizer qual é a fonte, mas dando uma pesquisada na fonte padrão do dc 5800, deve ser de 240w~300

Também gostaria de saber se é perigoso eu continuar jogando com a temperatura quase a 100 graus, vi agora que quando o jogo da uma pesada ela chega a 97 por ai (Isso com o gabinete aberto e o meu ar ligado no frio.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é normal,eu tinha uma que queimou,jogando ela não passava dos 60 graus,qual sua fonte ? me diga o modelo exato,abra o pc e veja a potencia que escreve nela e o modelo e me passe por resposta aqui no topico,o cooler esta normal pois ela esta esquentando muito o cooler so esta tentando evitar super aquecimento,tenta tirar ela e consegue um aspirador de pó que tenha  função de "soprar" e sopre a placa,o cooler,atras do cooler,se não resolver tente coloca um cooler maior no gabinete,pois é placa de video,processador,mobo,fonte...tudo esquentando ali dentro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diz que é uma dps 240mb.

O gabinete é do compaq dc 5800, então é um mini gabinete que se usa deitado, e não sei se essa fonte é a ideal pra gt 430, mas também não sei se outras fontes normais como a cx 430 cabem nele.

Pode ser que a troca da pasta térmica resolva? Eu por achar que é o problema é direto na placa de vídeo estou pensando em mandar só ela pra um técnico verificar, o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eai galera, alguma outra dica? Sera que pasta térmica pode ser o problema? Nesse exato momento está marcando 60-65 graus somente com o chrome aberto.

Ontem com jogo aberto chegou nos 100 e reiniciou.


E outra pergunta, não estava afim de gastar 40-50 reais em pasta térmica, sera que a da implastec está de bom tamanho? 

No caso a da implastec seria essa:

https://www.digimer.com.br/pasta-termica-implastec-15g-uso-em-coolersprocessadores-etcconduz-calor-entre-metais-14478?search=pasta%20termica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha duvida é a seguinte:

Poderia a falta de pasta térmica, fazer a placa chegar a 76-80 graus somente com o navegador aberto, que é o que esta marcando no momento, com gabinete aberto e ar frio ligado?

O cooler da placa tem vezes q n roda por si próprio, precisa que eu gire-o uma vez pra começar a rodar, não sei se pode ser ele o problema.


Galera outra dúvida, caso a placa de vídeo esteja com algum problema que não valha a pena consertar, que placa vocês me indicariam pra minha config? Mesmo que seja ''overpower'', eu deixaria a placa pra algum pc futuro, enfim, minha config é:

Fonte: dps 240mb.

Memória: 4gb

hd: 250gb

Processador: Dual core

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara to achando que é a fonte... Pois ja tive uma GT 430 por 2 anos e não tive problema nenhum ! Usava uma fonte da coolermaster 400w, a temperatura ficava em volta dos 60ºC jogando ( LoL, dota2)

Ai comprei uma vga nova, e dei a GT 430 pro meu irmão, ele reclamou dizendo que a temperatura tava bem alta +_85ºC , e logo do processador dele também aumentou, a fonte dele era uma de 250w~300w, dei minha fonte para ele e ficou tudo tranquilo! Lógico, precisa de uma pasta termica aí e uma boa limpeza, mas tenta ver em questão da fonte mesmo, acredito que seja isso! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara to achando que é a fonte... Pois ja tive uma GT 430 por 2 anos e não tive problema nenhum ! Usava uma fonte da coolermaster 400w, a temperatura ficava em volta dos 60ºC jogando ( LoL, dota2)

Ai comprei uma vga nova, e dei a GT 430 pro meu irmão, ele reclamou dizendo que a temperatura tava bem alta +_85ºC , e logo do processador dele também aumentou, a fonte dele era uma de 250w~300w, dei minha fonte para ele e ficou tudo tranquilo! Lógico, precisa de uma pasta termica aí e uma boa limpeza, mas tenta ver em questão da fonte mesmo, acredito que seja isso! Abraço!

Obrigado pela resposta amigo, teria algum jeito de eu saber que é a fonte mesmo? Pois pelo que notei apenas a placa de vídeo e o processador esquentam.

Eu coloquei um ventilador pra quebrar um galho, bem em frente ao pc, na velocidade máxima. Consegui jogar desse jeito, ele chega a 80-100 graus mesmo com o ventilador, mas até agora não reiniciou nem travou. E no desktop 55 graus e as vezes muito mais. 

Hoje liguei o pc e fui fazer alguma coisa, quando notei a placa de vídeo estava em 90 graus sem NADA aberto, fui ver e o cooler dela não estava girando, dei uma girada nele e ele começou a girar normalmente, dai liguei o ventilador e a temperatura foi caindo.

Outra coisa, eu mandei uma imagem do meu gabinete, ele é um mini gabinete, sera que uma fonte como a cx 430 caberia nele?

E qual seria a fonte ideal pra minha config, caso a fonte seja o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu comprei esse pc como quebra galho tem uns 6 meses, mas pelo jeito estava tudo conservadinho. Nunca chequei a temperatura antes dele dar esses problemas, então não sei se começou a esquentar agora ou se é um problema que já está dando há um tempo. Minha fonte eu citei alguns posts acima, assim como o resto do pc e o gabinete. 

Só vou poder mandar pra técnico dia 5, pois a maioria aqui está de férias, até lá vou me virar com o ventilador. Eu também achei antes de comprar que essa fonte não seria suficiente, mas disseram que a gt 430 é uma placa que consome bem pouco, se não me engano criei um tópico aqui pra perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu comprei esse pc como quebra galho tem uns 6 meses, mas pelo jeito estava tudo conservadinho. Nunca chequei a temperatura antes dele dar esses problemas, então não sei se começou a esquentar agora ou se é um problema que já está dando há um tempo. Minha fonte eu citei alguns posts acima, assim como o resto do pc e o gabinete. 

Só vou poder mandar pra técnico dia 5, pois a maioria aqui está de férias, até lá vou me virar com o ventilador. Eu também achei antes de comprar que essa fonte não seria suficiente, mas disseram que a gt 430 é uma placa que consome bem pouco, se não me engano criei um tópico aqui pra perguntar.

Sim amigo, a GT 430 consome bem pouco, mas realmente não é so ela que consome energia hahaha, sua fonte realmente nao é tão boa, era de se esperar que a placa iria esquentar mesmo, e sobre a cx 430 é otima, se você quisesse fazer um upgrade mais pra frente ela aguentaria de boa, mas quanto ao seu gabinete eu acho que ele é realmente muito pequeno, pode caber mas devera ficar tudo muito justo, não posso te dar uma resposta correta.. Mas por via das dúvidas amigo, leve ao seu técnico mesmo, as vezes o problema pode nem ser a fonte também ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Upando o tópico aqui, como a assistência de informatica da minha cidade está com vários computadores na frente, resolvi não deixar lá por enquanto, pois eles demorariam pra analisar o meu pc. Estou pensando em comprar um cooler novo pra trocar o da vga, será que é a primeira coisa a testar?

Pois mesmo com um ventilador NA CARA do pc, ligado no máximo, e ar condicionado, ele chega a 100 graus nos jogos. Isso com programa pro cooler rodar 100 %.

Mas com o ventilador ligado ele não desliga nem reinicia, da pra jogar normalmente, só tenho medo dessa alta temperatura prejudicar a vga.

Então, o que vocês chutariam como problema? Lembrando que tem vezes que o cooler da vga não roda por si só, eu tenho que dar uma girada nele pra ele rodar. Hoje inclusive demorou pra ele rodar, tive que ficar forçando por um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Upando aqui, por incrível que pareça ainda não levei ele na assistência, estava me virando com um ventilador esse tempo todo até o ventilador dizer chega, ele queimou kkkkkkkk. 

Galera andei dando uma pesquisada e vi que as vezes é melhor até colocar 2 coolers  (um pra entrar e outro pra sair ar) do que trocar o cooler da placa de vídeo (que é bem pequeninho, pois a placa em si é pequena.

Acontece que meu gabinete é um hp compaq dc 5800, é um mini gabinete, vou estar postando fotos depois, alguém que manja de ventilação saberia me dizer se é 

aconselhável em um mini gabinete? Na verdade antes de tentar isso tenho que levar num técnico, pois não tenho certeza que o problema é na placa de vídeo, arrisco dizer que sim pois o cooler dela só gira se cutucar com um cotonete ou algo do tipo, mas pode ser problema na fonte também, sei que a placa de vídeo chega a 100 graus apenas vendo vídeos, e o processador parece esquentar bastante também. Mas é engraçado que com um ventilador direto no gabinete aberto ela chega a os mesmos 100 graus mas não desliga, agora sem o ventilador ela desliga. Será que está desligando por causa da placa de vídeo mesmo? Ou pode ser pelo processador ou outro componente? 
E com um ventilador na cara, se fosse problema no cooler da placa de vídeo, já não era pra diminuir consideravelmente a temperatura? Ou o efeito do ventilador é pequeno mesmo?
Pois parece ter uma melhora nada significativa, o que muda mesmo é que com o ventilador ele não desliga.
Depois vou postar umas fotos do meu gabinete pra saber mais caso eu queira colocar 2 coolers pra refrigerar, mas não sei nem se vai ter espaço pra isso nele.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...