Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda em Projeto Arduino UNO


Posts recomendados

olá galera, feliz natal, queria uma ajuda de vocês, estou com um projeto para ajudar meu pai.

O caso é o seguinte, estou querendo criar um dispositivo para controlar duas válvula selonóides, tirar o comando manual para o automático, essas solenoides mandão ar para pistólas que pintam as faixas nos asfaltos.

O dispositivo que eu estou querendo montar é assim, 1 arduino devidamente programado aonde nas postas de entrada tem o sensor optico linear que capida a metragem, 3 botões que mudão a programação.

nas portas de saida tem um lcd 16x2 e 2 tiritores que irão fazer a comutação das solenoides.

 

estou estudando para fazer o sistema assim:

MODO CONÍNUO: pintando com as duas pistola, pintando com pistola do lado direito, pintando com lado esquerdo.

MODO SECCIONADO :(4m pintado-2 metros s/pintar), (3m pintado-2metros s/pintar)

pintando com lado direito, pintando com lado esquerdo

 

de modo que essa configuração apareça no lcd, e os 3 botão sejam, 2 para avança e retornar a opção, e outro para selecionar ou seja, quando selecionar a configuração, ja começar a pintar.

 

*Primeiramente gostariam que vocês analizassem a montagem do circuito, se isso procede e sugestão.

 

post-748938-0-03481200-1419462631_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleisonHHP,

Os botões devem ter um dos contatos ligados ao terra, no seu desenho eles estão em aberto, sem ligação.

Precisa ver como seus solenóides são alimentados, se por uma tensão DC tipo 12v ou 110V AC, e aí então se desenha o circuito de excitação. Do jeito que você desenhou não funciona.

Falta um trimpot de ajuste de contraste no display LCD.

E tem de saber como esse sensor de distância envia os dados....

voce sabe programar ????

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em questão ao botão, eu fiquei em duvida se ligava um dos terminais ao Ground ou ficava em aberto, não encontrei nada pesquisando ai eu fiz dessa maneira. Obrigado pela dica...

A solenoide são alimentadas por 12V DC, de uma fonte externa... estava pesando se os tiristores poderiam ser substituidos por reles.

Sobre o lcd, estou querendo ao invés de colocar 2 potenciômetro regulando o bilho do display e da letra, colocar 2 resistores fixo de valor ohmico baixo, para  o lcd ficar com um bilho mediano invariável.

O Sensor é indutivo, de 3 terminais, 2 alimentação e o 3° acredito que seja um terminal para uma porta analógica, ele funciona da seguinte forma, ele fica preso proximo de um prato não metálico sendo que nesse prato na mesma direção do sensor tem umas bolachas de metal, toda vez que o sensor entra em contato com essa bolacha de metal, a luz acende, acredito que cada vez que ele entra em contato com essa bolacha, ele manda um pulso para o 3° terminal, não encrontrei de que origem é esse pulso, acredito que possa ser uma minima corrente.

Programar... é outro problema, estou tentando aprender de conta propria, não sei quase nada ainda, gostaria até de uma dia de por onde começar nesse projeto, para não ler coisas que não tem muito a ver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleisonHHP,

Ok, se os solenóides são de 12 volts, pode usar um transistor NPN tipo um desses BD da vida, usar um resistor entre o Arduíno e a base do transistor, e colocar um diodo em paralelo com o solenóide para proteger o transistor da FCEM.

O sensor indutívo deve enviar um pulso a cada x centímetros, então é só contar os pulsos e se sabe a distância.

Sobre o LCD, só existe um único potenciômetro, e eu sugiro usar ele, pois com a temperatura muito quente ou muito fria pode ter de ajustar um pouco para um melhor contraste.

Agora, sobre a linguagem de programação, depende mesmo de você .... Pode usar a do Arduíno, pode aprender C, e pode também aprender em Basic.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De acordo com auxilio de vocês o desenho ficou assim, 2 transistores BD139 que irão servir como chave comutando as solenoides.

As solenoides com o diodo em paralelo.

O potenciômetro ajutando a claridade do lcd.

 

Gostaria de uma análise de vocês para ver se a ligação procede.

 

E sobre a linguagem de programação,  não tenho muito conhecimento, estou buscando isso, gostaria de saber qual é a mais simples para eu poder fazer esse meu projeto funcionar. Até onde eu sei a linguagem suportada pelo arduino é semelhante a C, então eu deveria ja estudando C ou estou equivocado?

 

Grato!

 

post-748938-0-07600500-1419597919_thumb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cleisonHHP,

 

O potenciômetro está ligado errado, os extremos tem de ir ao +5V e terra, e o do meio  tem de ir ao pino de ajuste do LCD. Aliás, eu ainda uso um resistor em série entre o +5V e o potenciometro.

 

E sim, a linguagem do Arduíno é muito parecida ao C, então é melhor aprender o C direto, e pode programar tanto em C como na do Arduíno, que voce vai se sentir bem confortável.

 

Ah, ajuda a gente, faz teus esquema com este programa aqui, fica muito mais apresentável e dá para entender melhor. Não estou conseguindo ver a ligação dos BD139, acho que está errado a pinagem...

 

http://fritzing.org/home/

 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

olá. Feliz Natal atrasado (ou adiantado pro ano que vem kk). Muito maneiro este projeto. Mas por curiosidade, como é pintada a faixa atualmente? Manual? Mas parece tão simétrica! Enfim... arduino não vai rolar mas em c, talvez. Coloca o esquemático ao invés de desenhos. Fica Mais próximo de algo profissional (tudo bem, não é o seu caso eu sei) e fica mais fácil de entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!