Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com sensor de presenca de luz


sr.neon

Posts recomendados

Pessoal, instalei dois sensores de presença no meu banheiro, mas o problema é o seguinte eles ligam quando alguém entra e depois disso o temporizador desliga depois do tempo programado que eu escolher e liga novamente se captar a presença de alguém, mas eu quero um sensor de presença que não desligue com um temporizador que desligue apenas se não tiver ninguém na presença dele, se não assim ele fica ligando e desligando com o temporizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Produto pronto, é assim. O que podes escolher é o tempo mínimo ligado. Além do que, dependendo da luminária e se for lâmpada eletrônica, ligar e desligar muito rápido, irá queimar fácil. Deixe um tempo mínimo de 5 minutos. É ideal para banheiros com nível baixo ou médio de acessos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só existe um problema na sua ideia... esses sensores na verdade não detectam a presença, e sim o movimento de alguma coisa (obrigatoriamente quente) dentro de seu campo de visão. Exatamente como aqueles sensores de alarmes. O que ele faz é ligar a lâmpada e iniciar um timer, caso nenhum movimento seja detectado nesse período a lâmpada é desligada. Já aconteceram incontáveis vezes de uma lâmpada dessas desligar enquanto eu estava dentro do banheiro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , alguém saberia dizer se existe alguma coisa no mercado que funcionaria sem temporizador apenas com o movimento, o que eu fiz foi ligar dois em paralelo com tempos diferentes quando um desliga o outro ainda esta ligado então se alguém exigível no banheiro liga o outro novamente mantendo um ciclo, mas vou testar amanhã isso certo, se funcionar aviso vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O @victhor393 disse tudo!

 

Se não houver movimento a lâmpada se apagará.

E os fabricantes de lâmpadas eletrônicas sugerem um mínimo de 15 minutos para a lâmpada ficar acesa.

Antigamente existiam sensores com regulagem de sensibilidade de detecção de movimentos, não sei se ainda existem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu faria um sensor de barreira na porta. De um lado um emissor infravermelho e do outro dois fototransistores. Dependendo de qual fototrans. cortar primeiro, saberia-se se entrou ou saiu e assim acionaria ou apagaria a lâmpada. Se costuma entrar sozinho  um simples flip-flop tipo D (CD4013) com os demais componentes periféricos resolveria. Se costuma entrar várias pessoas ao mesmo tempo (hehehe) aí a coisa complica e teria de usar um uC pra fazer a contagem e ainda teria que entrar e sair em fila indiana.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...