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TV LG RP-29CC26 - driver horizontal entrando em curto


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Olá a todos.

Estou com uma LG RP-29CC26 (29"), cujo transistor Q401 está entrando em curto (eram duas TVs com o mesmo defeito; em uma delas resolvi o problema).

O que fiz:

-  troquei sem nem testar C404;
- o flyback estava questionável, então o troquei;
- troquei C410 (1.0uF@250V), que estava estufado e "melado" (na verdade, coloquei dois de 4,7uF com os negativos ligados, pois o capacitor ali é bipolar - essa alteração de capacitância - de 1.0uF para 4,7uF, neste caso, representa problemas?);
- troquei C301 e C419 (ambos de 1000uF@25V) que estavam estufados;
- troquei IC826;
- troquei, finalmente, Q401 (D2689).

Antes de ligar o aparelho:
- testei D401 fora da placa;
- testei Q302 e Q303;
- testei Q402;
- testei ZD402;
- testei C406 e C405;
- testei D829;

Feitos os testes citados, coloquei uma lâmpada série de 60W, desliguei a bobina desmagnetizadora e liguei o aparelho. O resultado foram pequenos "tec tec", como a fonte tentando partir. Não oscilou. A lâmpada série sequer acendeu. Medi +B, mas estava ausente (não testei as outras tensões - coisa de técnico enferrujado).

Resolvi comparar as leituras "ômicas" entre o IC826 que estava antes na TV com o que eu tinha novo. Saliento que a placa está com o SE140 (e não o SE110). Não houve nenhuma consonância nas medidas entre eles (as medidas foram feitas com ambos SE140 fora da placa). Voltei o IC826 antigo para a TV, troquei o transistor novamente e tentei outro teste. O resultado foi que a fonte oscilou, houve MAT mas, logo em seguida, a lâmpada série (que brilhava aparentemente com máxima intensidade) apagou e veio aquele "bip bip". Não deu outra: o novo transistor Q401 entrou em curto também.

Como faço para medir +B? Posso tirar o transistor Q401 e fazer a medida?
Alguma outra dica em relação a este problema?
Não obstante haja tópico semelhante aqui no CDH, tentei as dicas dadas mas, no meu caso, sem sucesso.
Observo que alguém já tentou reparar essa TV (tinha até capacitores C404, C406 e C405 soldados do lado da trilha, bem porcamente).
Também não fiz as alterações d C407 e R404 citados na Circular do fabricante (não vi a circular, só vi menções a ela).

 

Desde já, agradeço.

 

Adriano.

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  • Coordenador

Nessa TV o +B pode ser medido sem o transistor horizontal na placa, a diferença de tensão sem o transistor e com o transistor é bem pequena..., ela não passará de 115V.

Se a fonte não armar com SE110N no local, é sinal que a fonte esta alterada, e tem que ser revisada..., deixe o transistor de saída horizontal fora da placa até a fonte ficar normal.

No lugar do C410 tente colocar no máximo dois de 2,2uF em série, dois de 4,7uF fica um pouco alto e pode estar forçando o saída horizontal.

Fagulhamentos do Yoke para o tubo também provoca a queima do saída, é bom verificar o Yoke para ver de não tem espiras cosidas na parte interna dele.

 

Nos instantes que ela entrou em funcionamento, você conseguiu ver algo na tela? saiu som?

 

 

PS: esses capacitores estufados, deve ter sido por causa da tensão da fonte alterada para cima!, 140V onde só precisa de 110V é muita coisa...

 

 

 

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Bcpetronzio, obrigado pelas orientações.

Amanhã vou comprar o capacitor e outro amplificador de erro (acho que vou comprar o que é citado no esquema - o SE110N), além do transístor. Vou colocar o outro SE110N (para eliminar a minha dúvida que citei na abertura do tópico) e, com o driver do horizontal fora da placa, vou ligar e fazer a medição das tensões. Depois volto com os resultados.

Quanto ao que você perguntou, o que deu pra notar quando liguei foi que a fonte oscilou, deu MAT, mas não deu pra notar nada na tela e nem som, porque logo ela parou e começou a "bipar".

Também, tirei o Yoke e, em inspeção visual, está perfeito. Não vi nenhum sinal de espiras cozidas.

O que achei muito estranho é o fato de ocorrer a queima do transistor tão rapidamente, mesmo com uma lâmpada série de baixa potência! Penso que, das duas, uma: ou +B está altíssima, ou algo está em curto, ao menos do ponto de vista da frequência horizontal.

 

Novamente, muito obrigado. Volto com os resultados.

 

Adriano.

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Fiz os procedimentos: troquei IC826 e coloquei o que consta no esquema, qual seja, SE110N. Troquei C410 por outro de valor original (1.0uF@250V - tive que comprar dois polarizados e fazer um bipolar). Troquei C406 e C407. Feito isso, antes de colocar Q401 no lugar, testei +B, que deu 138V (com lâmpada série). Apareceu som normal neste momento, embora eu tenha tentado medir as outras tensões e não as tenha encontrado - não entendi, mas como os outros circuitos estavam funcionando (inclusive os comandos do painel), não fiquei adstrito a isso.

Feito isso, coloquei Q401 e liguei a TV com lâmpada série. A fonte tentava partir e caía. Testei o transistor, que estava normal, então, liguei direto, sem lâmpada série. A fonte armou, deu MAT e imagem (com som normal). Medi +B, que está em 115V.

Mas, agora estou ante outro problema: a imagem está meio escura. O ajuste de screen está no máximo (lembro que troquei o flyback). Em tela escura, está dando retraço. O ajuste de brilho, cor e contraste funcionam, mas não resolvem o problema da imagem escura. A imagem está um pouco fora do campo também, tanto no sentido vertical, quanto no horizontal (lembro que coloquei C404 de 20nF - o que estava ali antes era de 15nF, mas como a TV veio mexida, preferi colocar um capacitor que consta no esquema, já que o outro que estava soldado pelo lado das trilhas, junto com outros, indicava que o técnico estava fazendo experimentos).

 

Sugestões de como resolvo esse "novo" problema? Será que entrar no modo de serviço e agir ali resolve? Se sim, como devo proceder? (Infelizmentos, meu instrumental é bem parco - será que dá pra fazer ajustes mesmo assim?)

 

Novamente, agradeço a presteza.

 

Abs.

 

Adriano.

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  • Coordenador

Ok!, O capacitor C903 (na placa do tubo) pode provocar essa imagem escurecida, se ele estiver com fuga.

O próprio flyback ruim também provoca isso, e por fim o tubo fraco.

Com um testador de tubos você tiraria a dúvida na hora!...

 

Existem alguns ajustes no modo de serviço que podem dar uma "melhorada", mas não sei se resolverá o problema...

 

O posicionamento da imagem pode estar fora por conta do Yoke mau posicionado, ou os anéis de convergência fora do lugar... verifique esses itens primeiro. (Dá um trabalho danado!)

 

Para entrar no modo de serviço dela, pressione a tecla menu no controle remoto e menu no painel do TV simultaneamente (Juntas), por aproximadamente 10 segundos, vai aparecer no canto superior esquerdo um parâmetro de ajuste e um número ao lado direito dele, que é o ajuste propriamente dito.

Para mudar o parâmetro a ser ajustado, pressione as teclas Canal + ou Canal - (Mover para cima ou para baixo).

Para mudar o valor do parâmetro (ajustar), pressione as teclas Volume + ou Volume - (aumentar ou diminuir o ajuste).

 

Para o posicionamento vertical procure o parâmetro VS (posicionamento vertical), para o ajuste da posição horizontal, procure o parâmetro HS, nesses dois itens você enquadra a imagem na tela.

 

Para melhorar o brilho atue no parâmetro "SUB-BRI" (sub-brilho)

Os parâmetros R Drive, G Drive e B Drive, você também consegue um contraste mais forte, isso aumenta um pouco o brilho também...

Antes de efetuar um ajuste, anote o parâmetro que você esta mexendo e o valor que esta, caso piore, volte ao valor que estava....

 

Faça o download do manual de serviço dela para você acompanhar melhor os ajustes, lá também tem mais dicas...

TV LG RP-29CC26 chassis MC-049A

Qualquer dúvida dê um retorno...

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Novamente, obrigado pelas respostas.
Troquei C903. O problema da imagem escurecida persiste.
Eu já tinha trocado o flyback. Será que fui "agraciado" com um flyback ruim?
Montei uma ferramentinha para testar o tubo, com a ideia daqui: https://www.youtube.com/watch?v=O0qilfRIE6o. Consoante as informações dali, o resultado aqui é que o tubo está bom.
Avaliei a linha ABL - testei R415, 416, 413 e 414. E troquei C420. O problema persiste.
Atuar em sub-brilho não resolve o problema. Também não resolve atuar nos parâmetros R Drive, G Drive e B Drive.
Desconfiei da função "EYE", mas esse chassi aqui não a possui de fato.
A largura e a altura vieram para os padrões após ajustes no setup, muito embora isso tenha feito os dados apresentados pelos "menus" da TV se deslocarem mais para o centro. No entando, no que se refere à imagem, está "enquadrada".

 

Editando:

Voltei o flyback antigo para a placa. O resultado foi que a imagem ficou mais escura ainda. Já o retirei e instalei o novo.

Mais alguma dica?

Novamente, já agradeço.

Bons trabalhos.

Adriano.

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  • Coordenador

Se esta tudo ok como você disse, sobrou só duas possibilidade, o IC901 (na placa do tubo), não esta com amplificação adequada, ou a tensão de filamento esta baixa...

 

Comece verificando a linha do filamento, pelo esquema, só tem um FR401 perto do flyback (seria um Jump), e um fusistor FR901 na placa do tubo, para testes, faça um jump nesse FR901 e verifique se a imagem melhora..., Pode deixar o fusistor jampeado até o tubo aquecer bem (2 minutos ou mais).

Se mesmo assim a imagem ficar escura, faça o teste do CI.

Solde um resistor de 100R no terra da placa do tubo, e a outra ponta do resistor jampeie os faiscadores SG901, SG902 e SG903, um de cada vez, Isso fará a tensão de cada catodo caia a praticamente 0V (Condução máxima) e o tubo mostrara a tela toda na cor que você esta "aterrando", se a tela ficar bem brilhante naquela cor, significa que o tubo esta bom e o CI não esta com amplificação suficiente para exitar o catodo (é muito difícil), mas quem sabe!

Se nesse teste o tubo não mostrar a tela bem brilhante do catodo aterrado, pode ter certeza! o tubo não esta bom!....

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BCpetronzio, obrigado.
Bom: a partir de suas dicas, antes de proceder aos testes que você citou, medi as tensões nos pinos do IC901. Então, reparei que o pino 5 não tinha os 6,5V - tinha apenas 2,35V (as outras tensões estão bem próximas). Este pino é a linha IK, driveada por Q502, cujo coletor está no pino 81 do IC11 (portanto concluo que este pino está trabalhando em modo dreno). Media a tensão em R557, que estava com 4,75V (tinha que ter 5V). Fui até à fonte e medi direto na saída do IC822, que estava, por óbvio, com a mesma tensão. Medi a tensão na entrada, que estava com os mesmos 4,75V, ou seja, não tinha tensão suficiente na entrada para manter a saída regulada. Se a entrada estava com menos de 5V, só restou C840 e D827 para testar. Tirei C840 e, debaixo dele, a placa está até carbonizada por causa de vazamento de alta frequência (bem que eu estava ouvindo mesmo um ruído de alta frequência, mas parecia ser o trafo da fonte). No multímetro digital, D827 está normal. Troquei o C840 (eletrolítico de 2200uF) por outro que eu tinha aqui, mas ele também "chiou" e, pouco depois, os circuitos começaram a falhar, indicando que a substituição não foi boa não (o coitado não aguentou). Ressalto que coloquei um 2200uF/16V (usado).
O que me aconselha quanto a isso? Será que D827 está com fuga que eu não consigo medir? Tenho que procurar um capacitor especial para colocar no local de C840?
Penso que normalizando esta tensão, a atuação do IC11 sobre o driver dos catodos se normalizará, pois vai tornar a base de Q405 mais positiva e aumentará a tensão no pino 5 do driver dos catodos.
Com o ocorrido, prestei atenção no ruído da placa e me pareceu que o capacitor da fonte (330uF/450V) está "chiando" também. Vou substituí-lo.

Desde já, agradeço.

Adriano.

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  • Coordenador

Limpe o local onde o capacitor vazado estava (C840), com thinner ou álcool isopropílico, e coloque um capacitor novo, de preferência aos capacitores que suportam 105°, os de 85° não suportam filtrar frequências  mais altas...

Se mesmo o capacitor novo esquentar, o diodo pode estar com fuga também...

Já troque o C822 também (470uF/25V), ele filtra a tensão de 14V que é a tensão que alimenta o foto acoplador, ela má filtrada, leva a fonte a preder a estabilização.

 

Depois é bom você levantar os outros capacitores dessa fonte para ver se não tem mais nenhum vazado...

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BCpetronzio, muito obrigado.

Já tirei C822, C840 e C830, além do capacitor da fonte. Vou substituir todos. Acho que já vou substituir D827 também. Minha preocupação é se acharei os capacitores de 105º por aqui. Vou olhar também C827 e C828.

As lojas aqui só abrirão na segunda-feira, então, posto os resultados assim que concluir as substituições.

 

Novamente, muito obrigado.

 

Adriano.

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Boa tarde.

Substituí os capacitores C828, C827, C822 e C840. Aproveitei o ensejo e troquei IC822, não obstante não ter constatado defeito nele. Troquei também o capacitor da fonte (330uF).

Procurei para comprar D827 (SFAF504G), mas não encontrei. Queria tê-lo trocado também no mesmo momento.

O resultado é que a tela ainda está escura e a fonte não normalizou. Curioso é que às vezes a fonte até desarma e fica tentando partir, gerando aquele ruído de alta frequência. O ruído de vazamento de alta frequência continua, embora menos intenso. Esse ruído vem do mesmo setor no entorno de D827 que fica perto também do transformador da fonte. Como o ruído é de alta frequência, fica difícil isolá-lo. Fiz, então, um tubo de papel (não pode rir) e o encaixei no dissipador de D827 e o tal ruído veio alto. Não posso afirmar que o ruído está vindo do transformador porque soa muito alto vindo do dissipador. Mas, nunca vi isso acontecer - um diodo dar esta "fuga barulhenta" internamente. Seria mais provável um "vazamento" no transformador. Bom, de toda feita, preciso substituir esse diodo e não o encontrei por aqui. Alguma ideia a respeito? Procurei um substituto nas datasheets mas não consegui encontrar um. Sabe dizer qual seria um substituto para esse diodo que eu possa encontrar para comprar? Tentei usar um diodo que tirei de um monitor antigo de tubo, mas não funcionou porque ele não é tão "rápido" quanto o da TV (os outros parâmetros são até mais generosos).

E, finalmente, se não for o tal diodo, me sobra o trafo da fonte. Caso eu tenha que partir para isso, ele existe no mercado?

 

Novamente, muito obrigado.

 

Adriano.

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Sim, a tensão continua baixa. E o tal ruído de alta frequência permanece.

A tensão antes do regulador também está baixa. Então, se já troquei os capacitores todos (lembrando que C840 estava melado e tinha carbonizado uma área da placa debaixo dele) e esse "vazamento de alta frequência" continua, então esse diodo pode estar com fuga quando submetido à alta frequência. Se trocado, o problema persistir, vou desligar o pino de saída do IC822 (posso fazer isso, não posso?) para ver se a tensão sobe e eliminar a possibilidade de algo estar "matando" a tensão (duvido, porque IC822 não está trabalhando quente) e, eliminada a possibilidade, vai sobrar o trafo da fonte.

Farei a substituição do diodo que você sugeriu e posto o resultado.

 

Novamente, muito obrigado.

 

Adriano.

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Boa noite.

Fiz as alterações, conforme posts anteriores. A saída de IC822 está com 4,9V e a entrada dele, 5,0V. Ainda estou achando baixo, porque ele precisaria de pelo menos 6V para trabalhar direito. As tensões de 1,8V e 3,3V estão normais. Entretanto, a tensão de 14V está com 9,45V (medida no coletor de Q807). Medindo a tensão no emissor de Q807, tenho os mesmos 9,45V. Retirei o transistor que, testado fora da placa no multímetro digital, está normal. Troquei C821 também. C822 eu já tinha trocado. Coloquei o fusistor F802 em curto e a tensão continuou a mesma. O diodo D821 testado fora da placa no multímetro digital também está normal.

Alguma ideia?

 

Obrigado novamente.

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  • Coordenador

Esse transistor Q807, você pode remover ele da placa para testes, se o circuito que ele alimenta for o causador, a tensão de 14V tenderá a aumentar...

Se não aumentar, o defeito ainda pode ser no vazamento de tensão em C840 ou o trafo mesmo.

 

Lembre-se o carvão é bom condutor de eletricidade, Já precisei de "cavar" um bom buraco em placas carbonizadas, principalmente na área do horizontal (tensões altas).

Em baixas tensões, ainda não peguei a placa carbonizada!  

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Removi Q807 da placa. A tensão permaneceu nos mesmos 9,4V. Eu posso remover F805, ou D827, e ligar o aparelho? Se sim, estarei isolando toda a linha de 5V, inclusive o suspeito vazamento em C840. Se a tensão normalizar, eliminarei a suspeita sobre a linha dos 5V. E, podendo eu fazer isso, posso deixar o Q807 no lugar (é que já o soldei na placa)?

Eu retirei o trafo da fonte e, no visual, está perfeito. Não há nenhum indício de que ele esteja "vazando" - nem no corpo dele, nem na placa. Se for ele, o vazamento é interno mesmo.

Na linha do primário, já pegou algum aparelho deste com algum defeito? Já troquei C803 também. Poderia algum desses capacitores de poliéster na linha do primário estar "matando" a tensão de entrada do trafo? Ou IC801 não estar "driveando" corretamente? Esse loop entre a linha dos 14V e IC802 determina a estabilidade da fonte, correto? Se sim, tenho que acertar isso.

Mais sugestões?

 

Obrigado, de novo.

 

Adriano.

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Boa tarde!

Voltei a mexer nessa TV.

Levantei D827 e desliguei a linha dos 5V. A tensão da linha dos 14V continuou em 9,4V. Então, descartei a possibilidade de a linha de 5V estar derrubando a tensão. Lembro que eu já tinha sacado Q807 da placa e a tensão permaneceu em 9,4V. Então, estas duas linhas estão descartadas. D821 não apresenta sinal de problema. D827 já foi trocado. C822 foi trocado. Já jampeei F802. Troquei C810. A tensão ainda ficou em 9,4V.

Mesmo sem sinal de problema, torquei IC802. O problema persiste - ainda só tenho 9,4V na linha dos 14V.

Testei D815, R804 e R805 (essa placa não tem R812), que estão normais. Testei ZD801, normal. Então, resolvi medir a tensão no anodo de ZD801, em relação ao terra, e deu quase zero. Eu consigo medir tensão contínua ali? Isto significa que, em relação à corrente contínua, o pino 6 de IC801 está com quase 0V. Bom: a menos que eu esteja interpretando erroneamente, esta linha recebe a tensão vinda da fonte e retificada em meia onda por D815 e baixada pelos resistores R804 e R805. Se IC802 está com o seu led interno ligado, o seu transitor deveria conduzir para o pino 6, através de ZD801 (de 6,2V). Medi a tensão, em relação ao terra, no pino 4 de IC802 e este deu 1,3V, apenas. R809 está bom e C817 não apresenta curto. E o tal ruído de vazamento está lá e, ouvindo por baixo da placa, está vindo mesmo do transformador da fonte.

A tensão medida no pino 4 de IC801, em relação ao terra, é de 1,5V.

Posso dizer que o problema está isolado entre o transformador e o IC801? Mais alguma ideia?

 

Novamente, muito obrigado.

 

Adriano.

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  • Coordenador

Poxa! pelo que estou acompanhando, você já "varreu" os componentes mais críticos que poderiam provocar isso, não tenho nenhuma aqui para testar as tensões nos pinos do CI, mas 1,5V no pino 4 é muito pouco, você pegou o terra de entrada para essa medida?

 

PS: O negativo do primário não é o mesmo do secundário....

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Poxa ... estou mesmo enferrujado! De fato, eu não tinha referenciado a medida no terra de entrada.

Fazendo a medida com referência no terra de entrada, tenho 14,0V no pino 4 do IC801. E tenho 1,5V no pino 6 do mesmo (anodo de ZD801). O pino 4 de IC802 (coletor do optoacoplador) está com 13,2V. O pino 3 do IC802 está com 7,2V.

 

Ideia?

 

Obrigado novamente.

 

Adriano.

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  • Coordenador

Ok, agora essas tensões estão normais!.... Não deve ter problemas nesse primário...

 

Faça mais uma verificação!

Essa linha de 14V alimenta um circuito de pré amplificação do sinal de vídeo lá perto do processador (IC11),  os 14V passa pela R522 e entre esse resistor de 15R e o transistor Q510 (Siga no seu esquema ai), sai uma derivação que vai lá perto do pino 2 do processador, nesse caminho tem um zener de 11V ao terra (ZD501), esse zener pode estar com fuga ou curto e oferecendo "peso" aos 14V...

Para testes, no intuito de aumentar a tensão nos transistores Q501, Q503, e Q504 (Pré do RGB), você pode até remover esse zener ZD501 da placa...

 

Se a tensão aumentar um pouquinho nos transistores, você já consegue uma "amplificaçãozinha" um pouco maior do sinal de vídeo e com isso uma imagem mais nítida na tela...

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