Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dissipador para ponte retificadora.


Matthwus

Posts recomendados

Gente recentemente ganhei um transformador ele tem 50v, não sei a corrente acho que uns 30 a 50 amperes, fui colocar uma carga (resistencia) para fazer uns teste, fiz uma retificação de meia onda com um diodo de 95A consegui extrair 30A por mais de meia hora, o transformador esquentou só um pouquinho quase nada, hoje ia fazer uma retificação de onda completa então usei uma Kbpc 3510 fiz liguei tudo normal, quando acionei a carga (consumindo 30A novamente) deu uns 10 minutos e fumaça da ponte retificadora, eu estava usando dissipador e cooler mas mesmo assim não aguentou, eu tenho esses dois dissipadores os maiores que eu tenho aqui sera que eles da conta ? 

 

http://www.mediafire.com/view/w8ekgll66it1giy/SAM_0280.JPG

 

http://www.mediafire.com/view/ujf84wc3iqaq266/SAM_0281.JPG

 

http://www.mediafire.com/view/943u189yxvv43m5/SAM_0279.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas pontes nunca aguentam o que prometem, mesmo com dissipadores acoplados nela.

Para 30A eu usaria uma 5010 que "promete" aguentar 50A.

 

Alguém em um post aqui no forum disse uma vez: "Saudade da época que essas pontes custavam um nota, mas cumpriam o que prometiam"  (ou algo assim)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas pontes nunca aguentam o que prometem, mesmo com dissipadores acoplados nela.

Para 30A eu usaria uma 5010 que "promete" aguentar 50A.

 

Alguém em um post aqui no forum disse uma vez: "Saudade da época que essas pontes custavam um nota, mas cumpriam o que prometiam"  (ou algo assim)

É bem isso por que mesmo com dissipador minha outra ponte frito para que isso não esfria de jeito nenhum só esquenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus Você não disse se usou capacitores de filtro depois da retificação, se usou, veja se a capacitância não está muito alta, pois se estiver, os picos de corrente em cima da ponte serão muito altos e também queimam a ponte. 

Tem 6 capacitores de 1000Uf que eu tinha aqui, quando eu liguei sem a carga só com os capacitores tava normal, só foi coloca a carga uns 10 minutos a fumaça subiu, eu tenho dois diodos de 95A aqui uns diodos bruto mesmo acho que vou comprar mais dois e fazer uma ponte com eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o problema não foi alta capacitancia.

Na montagem da fonte eu sugiro usar 2 MIL uF para cada Ampere de carga.

 

30A - 60 mil uF

50A - 100 mil uF

 

Para testes, repare que depois da filtragem, a tensão será maior que a saida do trafo, então não se assuste se perder alguns amperes nos testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então o problema não foi alta capacitancia.

Na montagem da fonte eu sugiro usar 2 MIL uF para cada Ampere de carga.

 

30A - 60 mil uF

50A - 100 mil uF

 

Para testes, repare que depois da filtragem, a tensão será maior que a saida do trafo, então não se assuste se perder alguns amperes nos testes.

Usei capacitancia baixa pois esse capacitores de 80v são carinhos, peguei esses só para teste mesmo, quero saber quantos amperes ele me aguenta fornecer sem esquentar tanto o trafo, com um retificação de meia onda (sei que não é o melhor mas a ponte queimou ai eu tinha 2 diodos de 95A usei 1 deles) eu consegui 30A ele esquentou bem poquinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

50A com 50V .... tamos falando de mais de 2000 Watts , e esses transformadores são feitos meio de qualquer maneira, então costumam ter uma perda de rendimento alta, ou seja, eles podem mesmo ter de dissipar 200 W ou até mais !

 

Esquentar, eles vão de qualquer maneira.

 

Quanto aos capacitores, se a ponte abriu o bico com o que voce usou, se usar 60.000 uF pode apostar que a ponte não aguenta nem 10 minutos.....

 

Tem de calcular a corrente de pico sobre os diodos, ver a especificação da ponte para picos de corrente repetitiva, e comprar uma ponte correta, que deve aguentar mais do que os 50A, sem fazer cálculo eu compraria uma de 150A no mínimo, e caprichava na dissipação !

 

Se voce souber usar o Proteus, pode simular isso e ver os picos de corrente dos diodos e nos capacitores, e com isso calcular a potência média dissipada na ponte.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aprendi com o Paulo que os diodos recebem picos de corrente do capacitor.
Antes dele distrinchar uma fonte com regulagem negativa que eu montei, (circuito do Faller) nunca tinha pensado nessa possibilidade.
 
Eu estudo este post dele até hoje. :P
Obrigado de novo Paulo.

Fonte de Alimentação Linear Regulada - Observações

 

EDIT

Olha só que legal!

Fui novamente ler o tópico citado acima e descobri o dono da frase que disse no post #3, o próprio Paulo.

 

 


 

Bons tempos aqueles quando uma ponte de alta corrente custava uma nota, tinha TUDO no datasheet .... !

 

Paulo

 

Quando eu crescer quero ser como ele...hehehe

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus,

 

50A com 50V .... tamos falando de mais de 2000 Watts , e esses transformadores são feitos meio de qualquer maneira, então costumam ter uma perda de rendimento alta, ou seja, eles podem mesmo ter de dissipar 200 W ou até mais !

 

Esquentar, eles vão de qualquer maneira.

 

Quanto aos capacitores, se a ponte abriu o bico com o que voce usou, se usar 60.000 uF pode apostar que a ponte não aguenta nem 10 minutos.....

 

Tem de calcular a corrente de pico sobre os diodos, ver a especificação da ponte para picos de corrente repetitiva, e comprar uma ponte correta, que deve aguentar mais do que os 50A, sem fazer cálculo eu compraria uma de 150A no mínimo, e caprichava na dissipação !

 

Se voce souber usar o Proteus, pode simular isso e ver os picos de corrente dos diodos e nos capacitores, e com isso calcular a potência média dissipada na ponte.

 

Paulo

Coloquei uns diodos brutos que tenho aqui de 95A (retificado com meia onda sem dissipador de calor e sem cooler) ficou por mais de 30 minutos consumindo 30A e o trafo não esquentou quase nada, vou comprar mais desse diodo de 95A e fazer um retificação em onda completa, pode da umas dicas de como descobrir quantos Amperes esse transformador suporta ? ele é gigantesco e tem uns 5kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Coloquei uns diodos brutos que tenho aqui de 95A (retificado com meia onda sem dissipador de calor e sem cooler) ficou por mais de 30 minutos consumindo 30A e o trafo não esquentou quase nada, vou comprar mais desse diodo de 95A e fazer um retificação em onda completa, pode da umas dicas de como descobrir quantos Amperes esse transformador suporta ? ele é gigantesco e tem uns 5kg.

Te digo como eu faço, e ai você adapta ao que te convier..

Material necessário:

Um voltimetro

Um amperímetro com a faixa de medida esperada

Resistência de chuveiro pode ser velha e queimada ou nova, de preferência para 110 Volts

Balde com agua

Fio flexível de 2,5 mm e duas garras jacaré.

 

O teste pode ser feito em AC desde que seu medidor de corrente responda ao AC.

 

1) Meça a tensão em aberto, sem corrente, que o transformador fornece na saída.

 

2) Coloque determinada carga na saída sempre medindo a tensão de saída do transformador. A carga e a resistência mergulhada em agua. Aumente essa carga (com as garras tomando cada vez menor quantidade da resistência) .

 

3) Va aumentando a corrente e medindo, corrente e tensão, até  que a tensão de saída do transformador fique reduzida em 10%. A corrente que provocar essa redução na tensão de saída pode ser tomada como a corrente de saída útil do mesmo.

 

Consideração: Tomar 10% de queda como referencia e uma questão de bom senso, poderia ser mais, poderia ser menos. Cada escolha terá sua implicação. Escolho 10% pois desejo que o transformador entregue a tensão de aberto e tolero 10% de queda da mesma, não mais que isso..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente dando uma ressuscitada nesse tópico acha que esse dissipador  está bom para retificar 40A ? são duas pontes para 35A ligadas em paralelo mais o dissipador (dissipador usado em encapsulamento TO-3) mais um cooler e pasta térmica ?

http://www.mediafire.com/view/i516ntup9q1w8j5/SAM_0283.JPG

http://www.mediafire.com/view/d6zu5z8o7nkwbux/SAM_0285.JPG 

http://www.mediafire.com/view/1zhko31546az3fr/SAM_0286.JPG

http://www.mediafire.com/view/x9938o9kp6c2s2s/SAM_0284.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...